Mudanças de hábito, mais atenção e acompanhamento diário. Cuidar do próprio dinheiro tem uma relação direta com a forma como você se comporta com relação ao que ganha e como gasta seus recursos. Que tal aproveitar a chegada de 2020 como um recomeço para organizar suas próprias finanças. Confira algumas dicas de finanças pessoais e economia doméstica:
- Antes de mais nada: saiba quanto dinheiro você tem. Para cuidar de suas finanças pessoais, você precisa controlar tudo o que recebe e como está gastando. O controle diário é o ideal para uma boa economia doméstica e hoje há uma série de apps que podem ajudar nessa tarefa. Confira 5 apps de finanças recomendados pelo CanalTech.
- O 13º faz parte do orçamento! Um artigo do Econoweek mostra que é muito comum o décimo-terceiro salário ser visto como um dinheiro extra, mas ele não é. Lembre-se de que sempre há despesas adicionais no início do ano, que precisarão ser pagas. Se você tem IPVA ou matrícula de escola para pagar, considere economizar parte do 13º para o seu próprio futuro.
- Gaste o que tem! ! Essa é a regra de ouro quando o assunto é economia doméstica. Parece um conselho bobo, mas muita gente fica endividada e pagando juros porque comprou além da conta. Aproveite o ano novo para renegociar suas dívidas e, com planejamento, reorganizar sua vida para comprar apenas o que tem.
- Seja racional nos seus gastos com alimentação – isso fará toda a diferença em suas finanças pessoais. Aqui no blog da Sodexo você encontra uma série de truques para ajudar você a fazer seus créditos do vale-alimentação e do cartão refeição durarem mais. Mudando pequenas coisas, você vai ver a diferença.
- Seja persistente e não desista! Consultores financeiros dizem que aprender a cuidar do próprio dinheiro é um processo de reeducação difícil. Um curso online sobre finanças pessoais pode ajudar você a ganhar fôlego nos momentos de fraqueza. Conheça as opções gratuitas oferecidas pelo Senai e pela Fundação Bradesco.
Leia mais dicas de economia doméstica:
O Dia das Crianças é uma oportunidade de educar os pequenos sobre consumo
O consumo consciente é a chave para um Natal mais sustentável
Truques para economizar no supermercado