Filtrar
Sodexo Club

Já conhece os benefícios do abacaxi?

30/11/21 15:50

Uma das frutas tropicais mais conhecidas, o abacaxi é um superalimento cheio de vitaminas e fibras. Saiba mais no artigo da nutri da Sodexo, Soraia Batista.

 

Conheça os benefícios do abacaxi para sua saúde

 

Muito saborosa e super refrescante, uma fatia de abacaxi vai super bem em dias quentes, não é mesmo? Vamos conhecer os benefícios, propriedades e motivos para consumir esse superalimento que é o abacaxi!

Propriedades do abacaxi para a saúde:

Você conhece os benefícios do abacaxi? O abacaxi contém muita vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, manganês, magnésio e fibras. Além disso, a fruta possui um composto ativo muito especial: a bromelina, que é uma enzima digestiva natural presente principalmente no miolo do abacaxi. Por isso, aposte em receitas com abacaxi!

A bromelina ajuda na expectoração e no trânsito intestinal, também é anti-inflamatória e digestiva. Essa enzima também pode reduzir sintomas de artrite reumatoide e inchaço pós-operatório. Se você desprezava essa parte, melhor parar de fazer isso, combinado?

Benefícios do consumo regular do abacaxi:

 

Agora que você já conhece as propriedades do abacaxi e suas vitaminas, saiba mais:

 

  • Aumenta a imunidade – importante em tempos de pandemia
  • Melhora a digestão
  • Ajuda na saúde bucal e dos olhos
  • Previne doenças do coração
  • Alivia as dores nas articulações
  • Abacaxi tem fibras: contribui para a saúde do intestino
  • Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce

Que delícia de abacaxi! Mas qual a melhor forme de consumir?

Uma dúvida muito comum é como escolher o abacaxi. Para isso, confie no seu olfato. Os maduros possuem um cheiro mais doce. Evite os que possuem cheiros desagradáveis ou partes moles.

Em casa, o armazenamento da fruta deve ser feito em temperatura ambiente.

Qual a melhor forme de consumir?

Como qualquer fruta, a melhor forma de consumir o abacaxi é in natura, mas ele também pode ser consumido em conserva, compotas, sucos, polpas e geleias. O importante é não exagerar na quantidade e evitar adicionar açúcar nas preparações.

Topa evitar o desperdício? Com a casca do abacaxi você pode fazer um chá de casca de abacaxi, assim você contribui com o meio ambiente e ainda se beneficia de vários nutrientes que ele possui.

Gostou das dicas?
Conheça mais Superalimentos Sodexo.

 

Confira algumas receitas com abacaxi:

Arroz doce com casca de abacaxi

Bavaroise de abacaxi

Tender com molho de laranja e abacaxi

Suco de casca de abacaxi com hortelã

Suco tropical