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Já ouviu falar da síndrome do Text Neck?

16/09/20 14:12

Saiba como prevenir dores causadas pelo uso excessivo de dispositivos móveis e proteja sua coluna

 

Evite a síndrome do text neck

 

Basta entrar um ônibus, no metrô ou mesmo em um restaurante para ver muitas pessoas com a cabeça inclinada para baixo navegando em seus smartphones. Essa cena é comum e parece inofensiva. Mas só parece. A síndrome do Text Neck – ou na tradução, síndrome do “pescoço de texto” – mostra que o uso excessivo de aparelhos móveis não é tão amistoso assim para a saúde.

 

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, elaborada pelo Comitê Gestor no Brasil, o país possuía 134 milhões de usuários de internet em 2019. Este número representa 74% da população acima de 10 anos de idade. Outro dado chama a atenção: 99% das pessoas conectadas à internet navegam pelo celular.

 

O avanço tecnológico trouxe facilidade no acesso e comodidade, mas também trouxe o desenvolvimento de novos problemas de saúde, como a síndrome do Text Neck.

 

O que é a síndrome do Text Neck?

 

Este termo surgiu para descrever as mudanças causadas na região cervical das pessoas que utilizam celulares, notebooks e tablets de forma excessiva.

 

A síndrome do pescoço de texto está relacionada a dores crônicas no pescoço e na cabeça devido à má postura cervical.

 

Os sintomas geralmente são:

 
  • Contratura muscular na região cervical;
  • Dor nos ombros;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço.
 

Se você se identificou com os sintomas, é bom consultar um ortopedista!

 

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Porque essa síndrome ocorre?

 

Um dos indicativos apontados por pesquisadores para a ocorrência da síndrome do Text Neck está no aumento de pressão no pescoço, causado pelo peso da cabeça sempre inclinada à frente. Com peso médio de 5 kg em posição neutra, o peso da cabeça pode chegar a 30 kg em uma inclinação de 60 graus. Ou seja, 6 vezes mais.

 

O desgaste que isso traz à região cervical é enorme, principalmente se pensarmos no longo prazo.

 

Como se prevenir?

 

Em alguns casos, o tratamento para a síndrome do Text Neck se dá por meio de medicamentos, como relaxantes musculares ou anti-inflamatórios. Sessões de fisioterapia também podem ser recomendadas.

 

No entanto, existem formas de prevenir a síndrome do Text Neck e evitar que se chegue ao ponto mais grave. Confira algumas dicas:

 
  • Eleve o celular à altura dos olhos, apoiando os cotovelos em alguma superfície ou sobre o próprio corpo. Assim, o pescoço ficará pouco inclinado;
  • Para quem usa computador, coloque um suporte ou alguns livros embaixo do monitor, deixando-o à altura dos olhos também;
  • Faça pausas ao longo do dia. Relaxe os ombros e alongue-se;
  • Além disso, é preciso gerenciar o tempo de uso do celular para diminuir as dores de hoje e, principalmente, evitar dores mais fortes no futuro.
 

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