Filtrar
Sodexo Club

Outubro Rosa: Como prevenir o câncer de mama?

04/10/21 14:33

Leia o artigo da Dra. Cidinha Ikegiri, em que ela mostra o estilo saudável de vida como uma estratégia de prevenção

 

Como prevenir o câncer de mama?

 

 

No mundo todo, outubro é, desde o início da década de 90, o mês em que ampliamos nossa consciência sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. É o mês em que falamos mais sobre os sintomas de câncer de mama, tratamentos e como se prevenir. E nada disso é por acaso: você sabia que a estimativa é de que 1 em cada 8 mulheres poderão ser diagnosticadas com esse tipo de câncer em algum momento da vida?

 

Está claro que o gênero biológico tem alta relevância como fator de risco, além de outros fatores como o histórico familiar e a genética que também precisam de atenção para prevenir câncer de mama. Só em 2020, estima-se que o câncer de mama tenha acometido cerca de 2,3 milhões de mulheres no mundo, quase ¼ das neoplasias diagnosticadas em mulheres, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

 

Felizmente, a ciência nos traz cada vez mais dados para provar que a adoção de um estilo de vida saudável é a melhor estratégia de prevenção e, mesmo após o diagnóstico, para melhoria da qualidade de vida da paciente durante o tratamento do câncer de mama. Entre os fatores de risco modificáveis, estão atitudes simples como: minimizar o consumo de álcool, o tratamento adequado e empático da obesidade e movimento adequado, com 150 minutos de atividades físicas semanais.

 

Outro ponto importante é sobre uma vida com o corpo em movimento. Os exercícios físicos merecem destaque dentro da estratégia de prevenção do câncer de mama, pois ajudam a tornar nosso sistema imunológico mais competente, além de apoiarem o equilíbrio hormonal e diminuírem o estresse oxidativo, que tem impacto direto nesse e nos outros tipos de câncer. E se 150 minutos na semana ainda estão fora da sua realidade, pequenas mudanças como trocar o elevador pelas escadas, estacionar o carro mais longe do destino ou até se movimentar durante o dia pela casa ou escritório já são um ótimo começo para uma vida mais ativa.

 

Lembrando que para mulheres acima de 40 anos é recomendado o rastreio anual através da mamografia. Isso faz parte da detecção precoce do câncer de mama, já que o diagnóstico precoce, antes dos sintomas aparecerem, diminui em 35% a mortalidade. E no caso de sintomas como alterações ou retrações na pele da mama similares ao aspecto da “casca de laranja”, expelir líquidos claros ou com sangue espontaneamente, assimetrias ou nódulos procure um médico o mais rápido possível.

 

 

Associando as estratégias de diagnóstico precoce com o estilo de vida saudável, é possível prevenir o câncer de mama e evitar agravamento, já que 90% dos casos são tratáveis na fase inicial. Que tal começar hoje mesmo?

Conheça o trabalho da Dra. Cidinha Ikegiri, parceira da Sodexo Benefícios e Incentivos no Outubro Rosa 2021.

Veja como colocar mais atividade física na sua rotina:

Dicas para praticar exercícios ao ar livre

Razões para começar a se exercitar

Como inserir atividades físicas no horário de trabalho