videos a nutri explica

Série de vídeos: A nutri explica

9 Novembro 2023

A nutricionista da Sodexo Soraia Batista conta curiosidades e traz dicas para você se alimentar melhor e ter mais saúde e bem-estar

Confira, a seguir, 3 vídeos em que a nutri da Sodexo traz dicas sobre temas de alimentação saudável e bem-estar:



1) Tudo sobre chás e infusões

 

Qual foi a última vez que você tomou um chá de hortelã ou de erva-doce? Se fôssemos chatos, diríamos que isso nunca aconteceu, porque o que você tomou foi uma infusão de hortelã ou de erva-doce.

Como não somos cricri, vamos só explicar o conceito. Infusão é o nome da bebida que resulta da imersão de frutos, folhas, raízes e ervas em água quente por um determinado período.

E chá é a infusão que resulta da planta Camellia Sinensis – porque essa planta é chamada de chá. Das folhas do chá é possível beber os tipos preto, verde, branco e oolong.

Portanto, a maior parte do que chamamos de chá é, na verdade, infusão. Assim, todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é chá. Ufa, deu para entender?

No fim das contas, isso é mais curiosidade e semântica do que qualquer outra coisa sobre essa bebida que, diz a lenda, foi descoberta mais de dois mil anos antes de Cristo, na China.

Neste vídeo, Soraia Batista, a nutri da Sodexo conta sobre os benefícios e as indicações de sete chás, para você começar o ano com esse bom hábito. Dê o play!

2) Tudo sobre cogumelos

 

 

 

No Egito Antigo, apenas os faraós podiam consumi-los. Entre os chineses eram usados como medicamento, por causa de suas propriedades. Nunca foram muito populares no Brasil, mas agora, finalmente, estamos aprendendo a deixar essa injustiça de lado. Afinal, os cogumelos são  saudáveis e muito, muito saborosos.

Neste vídeo, Soraia Batista, nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, fala tudo o que você queria saber sobre cogumelos. Além de seus benefícios para a nossa saúde, a especialista ensina a comprar o alimento, limpar e armazenar. Ela também mostra alguns dos tipos preferidos entre os brasileiros, com dicas de consumo. Dê o play!

3) O que são PANCs?

 

Ora-pro-nóbis. Erva-jabuti. Beldroega. Feijão-borboleta. Muricato. Se alguém dissesse que este é o jantar hoje, você certamente ficaria surpreso. Todos esses vegetais de nomes estranhos são, no entanto, comestíveis – são plantas alimentícias não convencionais. Mais do que isso: têm várias qualidades nutricionais.

As PANCs, ou plantas alimentícias não-convencionais, são folhas, verduras, frutos, raízes e até flores que não são normalmente consumidos, conhecidas também como plantas silvestres comestíveis não convencionais – mas que poderiam ser. Objetos de estudo do biólogo fluminense Valdely Kinupp, que as batizou, as PANCs não são produzidas em larga escala, mas começam a ver seu mercado crescer no Brasil

Neste vídeo, Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, explica um pouco mais sobre essas plantas comestíveis e dá dicas de como preparar algumas das mais comuns. Dê o play!

 

Abaixo, três receitas com PANCs (plantas alimentícias não convencionais):

Sopa de abóbora com beldroega

Sobrecoxa de frango com ora-pro-nóbis

Bolinho de taioba

 

O papel de uma nutricionista vai muito além de prescrever dietas. Uma boa nutri está com seu paciente para o que der e vier, entendendo sua rotina e suas preferências alimentares, dando orientações na jornada rumo a uma alimentação saudável e uma vida com mais qualidade e energia.

O que só as nutricionistas sabem?

 

Soraia Batista (foto), nutricionista da Sodexo, separou algumas dicas preciosas para você:

Planejamento, sempre! “Quando você resolve mudar o estilo de vida e seus hábitos alimentares, a primeira coisa que pensa é: preciso comer mais frutas, verduras e legumes porque são saudáveis. Com esse pensamento você chega ao mercado e compra muito, de tudo, mas sem programação não funciona, porque esses alimentos são perecíveis e estragam rápido. O que você precisa fazer para melhorar a qualidade da sua alimentação é se planejar. Faça uma listinha do que você pretende comer ao longo da semana. Assim você terá sempre alimentos frescos e suficientes para aquele período, com refeições planejadas, além de evitar o desperdício.”

Veja, no vídeo, 5 dicas para comer bem durante o trabalho

Voltando ao básico. “E se você inverter a ordem das coisas? Quais são alimentos saudáveis de que você mais gosta, mas que você não consome com tanta frequência? Faça uma lista desses alimentos, para inclui-los na sua rotina. O objetivo é fazer da sua refeição um momento prazeroso, não só saudável. “

Todos os dias podem ser felizes. “Não existe dia certo para iniciar sua rotina de alimentação saudável. A segunda-feira não precisa (nem deve) ter o peso de ser o “dia mundial do início da dieta”. Da mesma forma, o sábado e o domingo não precisam ser os únicos dias de alegria, em que você pode comer o que gosta. Esse novo olhar vai fazer com que você pare de arrumar desculpas para iniciar - sem culpa - sua reeducação alimentar, tornando esse processo mais leve, mais natural.”

Aprender a comer bem leva tempo! “Não ache que o processo de reeducação alimentar é rápido e simples. São muitas informações para assimilar e hábitos que precisam ser melhorados. Diante desse cenário, é comum a pessoa desistir logo de cara por pensar na dificuldade dessas mudanças. Quando você tira o peso de que você precisa fazer tudo muito rápido e de uma vez, as suas ações se tornam mais fáceis, você consegue agir e conquistar pequenas vitórias que irão facilitar o seu processo. Um exemplo é: se você come muito doce todos os dias, procure diminuir a quantidade gradativamente, e quando conseguir essa evolução, comemore, pois, essa pequena atitude é uma vitória no seu processo. Faça disso um hábito.”

Cada um na sua. “Não existe uma dieta que seja a melhor. Tudo tem que ser pessoal. É preciso encontrar o que é melhor para o seu corpo e a sua rotina, sem sofrimentos, sem exageros e sem restrições”.

Preste atenção na sua comida! “Se você não está realmente atento no que você come, você não vai perder peso. Não engula de uma vez a comida enquanto você faz outras coisas, como assistir TV ou usar o celular, porque isso vai fazer com que você, provavelmente, coma demais. Em vez disso, dê ao seu alimento toda a sua atenção. Como? Faça suas refeições na mesa. Isso te tornará mais consciente e assim você conseguirá sentir o sabor e textura dos alimentos, além de entender o seu corpo, sua satisfação.”

Não tem mágica. “Dietas radicais que prometem perda de peso rápida estão cada vez mais comum na sociedade. Infelizmente, a ciência mostra que você quase sempre vai recuperar todo o peso perdido assim que a dieta terminar. O ideal é que você não faça nada para perder peso que você não está disposto a fazer para sempre. Esse processo deve ser reeducação e não uma medida provisória!”  

Somo legais =) “Os nutricionistas não querem tornar sua vida chata. Só querem que as pessoas encontrem um equilíbrio entre o que é saudável e o que te faz feliz.“

Quer mais conteúdo sobre alimentação saudável e qualidade de vida?
Conheça o Programa Viver Bem