Filtrar
Sodexo Club

Quer ter uma alimentação saudável? Informação é o primeiro passo

17/06/20 12:48

Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo, explica porque é importante ter informações corretas para manter a saúde em dia.

 

Dicas para emagrecer com saúde

 

Perder peso é uma preocupação de muitos brasileiros, segundo pesquisa feita pela plataforma digital SEMRush para o Dia do Nutricionista. Apenas no primeiro semestre de 2019, os brasileiros fizeram mais de 4 milhões de buscas pela palavra “dieta” no Google. Mas será que todos esses resultados trazem informações corretas sobre alimentação saudável? Com a chegada da pandemia do coronavírus e a obrigação do isolamento social, ficamos mais em casa e manter a saúde se torna um desafio ainda maior. Soraia Batista, a nutri da Sodexo, traz algumas razões para você ficar atento sobre as informações que encontra sobre dietas e alimentação saudável por conta própria. Aprenda como ter uma alimentação saudável:

  • A alimentação adequada é a chave para uma vida saudável, porque fornece todos os nutrientes necessários, na quantidade correta, para o nosso organismo. “Hoje as pessoas têm acesso à informação de uma maneira muito rápida e fácil. É possível encontrar diversos conteúdos sobre alimentação e nutrição nas redes sociais e em blogs, mas nem sempre as informações são seguras e verdadeiras”, explica Soraia.
  • Quer mais dicas de alimentação saudável? É muito comum surgirem dietas radicais que prometem mudanças em um curto período de tempo, mas a realidade é que não existe milagre. Soraia alerta: “dietas da moda podem trazer malefícios a sua saúde, porque geralmente são criadas para obter um rápido resultado – e não algo que você consegue adotar como um estilo de vida”. Fique sempre atento a notícias sobre dieta, conferindo quem a publicou e sua profissão. “Nutrição não é uma receita única para todos. O que está em jogo é sua relação com a comida, seus desejos, sua rotina e sua consciência”, explica.
  • Existem muitos nutricionistas confiáveis que publicam conteúdo na internet e podem ajudar você a iniciar sua reeducação alimentar ou uma dieta de emagrecimento. Eles podem orientar sobre refeições saudáveis e acompanhar você durante todo o processo, até que a alimentação saudável se torne um hábito. “Para alcançar seu objetivo e manter uma vida saudável, procure sempre um profissional qualificado”, sugere.

Mesmo que você tenha informações seguras, é preciso partir para a ação. Soraia dá algumas dicas para começar seu projeto alimentação saudável:

  •  Busque consumir mais alimentos in natura ou minimamente processados e diminuir os ultraprocessados
     
  • Pratique atividade física regularmente
     
  • Aumente a ingestão de água
     
  • Procure se conectar com a comida e conhecer seu corpo para entender se o que você está sentindo é fome ou não, qual o tamanho da sua fome e, também, o seu grau de satisfação durante uma refeição
     
  • Entenda que, na vida, tudo é questão de equilíbrio. O que, sem dúvida, inclui sua alimentação e sua relação com seu corpo.

Mais  conteúdo sobre alimentação saudável:

E-book para se alimentar bem na quarentena

Palestra: aproveite o tempo em casa para comer melhor