Inclua mais batata doce na sua dieta! Veja no artigo

Série Superalimentos: batata-doce, a rainha da academia!

30 Junho 2023

Ela pode ser uma grande aliada para as pessoas que querem ganhar massa magra ou perder gordura. Confira!

 

Os benefícios da batata-doce para a saúde

 

Quer deixar sua alimentação mais saudável? Então não deixe nossa estrela da Série Superalimentos fora do seu cardápio: a batata-doce é uma raiz tuberosa que possui muitos nutrientes. E os benefícios da batata doce são inúmeros!

Existem variedades com polpa branca, amarela, rosada, roxa e alaranjada. Mesmo possuindo mais calorias do que a batata convencional, a versão doce compensa pela qualidade de benefícios que traz para a saúde. “A batata-doce possui nutrientes importantes como cálcio, potássio, ferro, magnésio, betacaroteno, vitaminas A, do complexo B, C e E”, explica Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo. E tem muito mais benefícios da batata-doce para a saúde:

  • Uma das vantagens da batata doce é que ela é rica em fibras (principalmente na casca), o que favorece o bom funcionamento do intestino;
     
  • Reduz o colesterol total;
  • Auxilia na digestão;
  • Dentre as vantagens de comer batata doce, destaca-se sua ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres do organismo, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • E desintoxicante;
  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Mantém por mais tempo a sensação de saciedade;
  • Reduz o risco do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e obesidade.

Batata-doce é muito saudável

Será que batata doce é bom para quem faz academia?

Apesar de carregar o nome “doce” e de seu sabor adocicado, a batata-doce é a queridinha de quem frequenta academia. Tudo isso porque ela é fonte de carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. “Isso quer dizer que seu consumo não eleva muito o nível de açúcar no sangue, liberando energia aos poucos ao corpo, sem estimular muito o hormônio insulina”, explica Soraia. Isso é importante porque, além de evitar picos de insulina no organismo, evita o acúmulo de gordura abdominal.

Como comer a batata-doce?

Para absorver os nutrientes e obter os benefícios da batata doce, você pode consumir a raiz cozida, assada, frita, ou em preparações de pães, doces e bolos, inclusive com a casca. As folhas são muito nutritivas e podem ser consumidas refogadas ou em sopas, ou seja, você pode aproveitar integralmente esse alimento tão benéfico para a saúde. “Uma das melhores formas de consumir esse superalimento é cozida na água”, indica Soraia.

No entanto, a quantidade de batata-doce que você pode consumir por dia vai depender diretamente da sua rotina e necessidade energética. Por isso, se seu objetivo é entrar em forma, uma boa dica é consultar um nutricionista esportivo.
 

Receita de Natal: tender com purê de batata-doce

Você sabia?

As principais fontes de carboidratos na alimentação são o amido e a fécula, mas muitas pessoas não sabem a diferença entre eles. O amido é extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais, ou seja, o está acima da terra, como uma espiga, enquanto a fécula é extraída do que se desenvolve dentro da terra. Agora faz sentido o “amido de milho” e a “fécula de batata”, não? 

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da batata doce? Conheça, agora, outros superalimentos:

O poderoso espinafre

O ovo é um herói

O brócolis merece uma chance

Abra seu coração para a uva passa