superalimento ovo

Série Superalimentos: o ovo é um herói!

16 Novembro 2023

Ele já foi considerado o vilão do colesterol, mas a verdade é que o ovo é ótimo pra saúde: dá saciedade, ajuda na construção dos músculos, protege os olhos e muito mais.

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos e uma fonte de proteínas de alta qualidade. É acessível, barato, saboroso e, devido à sua versatilidade, pode estar presente na mesa do brasileiro de diversas formas – e esses são apenas alguns dos benefícios do ovo.

Já foi comprovado que os teores elevados de colesterol do ovo não são prejudiciais para a saúde, pois apenas um terço do colesterol vindo da dieta é realmente absorvido. “Acredita-se que o ovo protege o coração, porque o consumo do alimento foi relacionado a um aumento dos níveis do ‘bom’ colesterol, o HDL”, explica Soraia Batista, nutricionista da Sodexo.

Fonte de proteína e vitaminas

A proteína é fundamental para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Mas quanto de proteína tem um ovo? Um único ovo possui cerca de 6 g de proteína, aproximadamente 10% da necessidade diária. Não é à toa que os ovos estão entre as melhores fontes de proteína para uma dieta saudável.

E tem mais benefícios em comer ovo: a clara do ovo é rica em albumina, uma proteína que possui alto valor e é absorvida pelo organismo quase que totalmente, ajudando assim na reparação e construção da massa muscular. Nela se encontram todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas.

Além das proteínas, os ovos são ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e do complexo B. “As vitaminas são compostos orgânicos que o nosso organismo não produz, por isso, são incorporadas através da alimentação e são essenciais para o bom funcionamento de importantes processos no nosso corpo”, diz Soraia.  

 

Quer aprender a congelar ovos, laticínios e outros alimentos? Baixe gratuitamente um e-book com técnicas de congelamento e não desperdice mais nada em casa!

Combate à anemia

Na gema se concentra a maior quantidade de vitaminas e minerais. Rica em ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, a parte amarela do ovo é uma grande aliada no combate à anemia. Entendeu agora qual é a importância do ovo na dieta? A gema também possui luteína e zeaxantina: duas substâncias muito importantes para a saúde dos olhos. “Estamos falando de pigmentos com propriedades antioxidantes capazes de se acumular na retina, o tecido no fundo dos olhos que converte as imagens em impulsos lidos pelo cérebro”, afirma a nutricionista da Sodexo.

Essas substâncias também combatem o envelhecimento das células. E não acaba por aí: a gema do ovo também possui Colina, nutriente considerado chave para ajudar a transmissão entre os neurônios que controlam a memória.

Diante de todos esses benefícios, o ovo é um alimento bem acessível para a população. Se for orgânico, melhor ainda! É um superalimento que só faz mal realmente para quem é alérgico.

Receitas com ovo para fazer já:

Omelete de forno

Pudim zero açúcar

Suflê verde