O espinafre é melhor digerido se for preparado antes na panela. Saiba mais

Superalimentos Pluxee: o poderoso espinafre

30 Setembro 2021

Que a força do espinafre esteja com você! Aprenda como tirar o melhor da verdura favorita do marinheiro Popeye

 

O marinheiro Popeye tornou o espinafre famoso em todo o mundo

 

Quando se fala em espinafre, é comum vir à cabeça o famoso desenho animado do marinheiro Popeye. As folhas verdes do espinafre são mundialmente conhecidas por terem sido destaque no desenho. E não é para menos! Existem muitos benefícios do espinafre: a hortaliça é rica em fibras, vitaminas, minerais e é uma excelente fonte de ferro, além de ser considerado de baixa caloria. Não é à toa que o marinheiro ficava mais forte após comer sua porção de espinafre, suas propriedades falam por si. 

O espinafre pode ser encontrado por um preço bem acessível e está na lista dos alimentos mais saudáveis e nutritivos. Isso o torna um superalimento que pode estar na mesa de muitos brasileiros.

Existem diversas formas de consumo da hortaliça, como: refogada, cremes, saladas e até suco. Devido ao sabor característico, a hortaliça combina com peixes, frango, tortas e molhos.

Receita: Torta de espinafre fácil

No entanto, o espinafre é rico em ácido oxálico, um fator anti-nutricional que pode interferir na absorção de nutrientes como o ferro e cálcio, quando é consumido em grandes quantidades. Soraia Batista, nutricionista da Sodexo, explica como driblar essa questão: “quando o espinafre é refogado ou cozido no vapor, a concentração de ácido oxálico diminui, o que melhora a absorção e aproveitamento dos nutrientes acaba sendo maior”.

“Para aproveitar melhor as propriedades e os benefícios do espinafre, é bom prepará-lo com gorduras boas, como o azeite de oliva, o abacate e o óleo de coco. Com elas, os fitoquímicos são melhor absorvidos pelo organismo”, acrescenta. 

Outra dica da Soraia é combinar o consumo do espinafre com alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, para ajudar na absorção de ferro não heme (presente nos alimentos de origem vegetal, como é o caso do espinafre).

Qual o benefício do espinafre? Você conhece todos os benefícios do espinafre para a saúde?

  • Dentre as propriedades do espinafre, destacamos que ele é rico em fibras, vitaminas e minerais. O vegetal ajuda no controle glicêmico do corpo, na regularização do funcionamento intestinal, prevenção da constipação e na prevenção da obesidade, câncer de cólon e doenças coronarianas.
  • A clorofila e os fitoquímicos presentes no espinafre ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o câncer e o envelhecimento cerebral.
  • O cálcio e fósforo ajudam a fortalecer os ossos e cartilagens.
  • E tem mais benefícios do espinafre: o ácido fólico presente na hortaliça é importante para unhas, cabelos na gravidez e ainda fortalece a imunidade.
  • O ácido fólico presente na hortaliça é importante para unhas, cabelos na gravidez e ainda fortalece a imunidade.
  • A presença de Vitamina C e Vitamina A na hortaliça ajudam a manter a pele mais firme, pois essas vitaminas são essenciais para boa absorção de colágeno e criação de novos tecidos.
  • O espinafre também é rico em magnésio, tornando-se um forte aliado no alívio das dores musculares. Seu consumo pode ajudar a relaxar os músculos e é ótimo para quem sofre com câimbras.
  • Além de tudo isso, o consumo do espinafre fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção de doenças respiratórias por conter boas concentrações de Vitamina E e antioxidantes.

Diante de todos esses benefícios do espinafre para o corpo e com o valor acessível da hortaliça, fica mais fácil tornar nossa alimentação mais saudável e saborosa! 

Confira algumas receitas com espinafre:

Polenta vitaminada

Suflê verde

Torta de espinafre