Filtrar
Sodexo Club

Série superalimentos: Azeite de Oliva Extravirgem

18/09/19 13:48

O azeite de oliva é um alimento indispensável para quem valoriza uma alimentação saudável, equilibrada e muito saborosa!

Alimentação saudável se faz por escolhas de alimentos e ingredientes. O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Como existem vários tipos de azeite no supermercado, saber qual é a diferença entre eles e qual é a melhor opção para sua saúde pode não ser uma tarefa fácil.

Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo, explica: “dê preferência ao azeite extravirgem. Ele não sofre qualquer refinamento na indústria e, por isso, conserva todos os nutrientes”.

Como o azeite traz benefícios para sua saúde

 

Quais são os benefícios do azeite para a saúde?

O azeite de oliva extravirgem contém grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o que favorece o controle de colesterol. Ele atua na redução do colesterol ruim (LDL) e ajuda na melhoria dos níveis do colesterol bom (HDL). E ainda tem mais benefícios no azeite de oliva:

  • Possui ação antioxidante
  • Azeite extravirgem protege o coração
  • Ajuda a evitar osteoporose
  • Auxilia no controle da diabetes
  • Colabora na prevenção contra alguns tipos de câncer
  • Possui efeito analgésico
  • É rico em vitaminas (A, D, E e K)
  • Protege o cérebro

O azeite extravirgem ainda ajuda a emagrecer, mas é preciso ter atenção com a quantidade, porque ele é muito calórico (são em média 256kcal em 30g!). Seu consumo diário não deve ultrapassar duas colheres de sopa.

Como usar o azeite na cozinha?

Para conservar os nutrientes do azeite de oliva extravirgem, sobretudo os antioxidantes, Soraia recomenda seu uso em pratos frios ou preparações de aquecimento brando, como refogados e ensopados.

Já pensou em trocar a margarina ou a manteiga pelo azeite extravirgem? Dessa forma, você aproveita as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite, que são benéficas para a saúde. Mas lembre-se: fique sempre atento à quantidade.

Como comprar azeite?

Ao escolher o azeite, confirme no rótulo se ele é classificado como extravirgem (acidez de até 0,8%) e em que tipo de embalagem está armazenado. Os vidros mais escuros e as latas de aço tendem a preservar melhor o produto na presença de luz. Evite as embalagens transparentes e, em casa, proteja seu azeite de oliva da luz solar direta e do calor excessivo.

Mais uma dica da Soraia: fique atento à idade do azeite extravirgem. Quanto mais novo, melhor! No rótulo, procure a data da safra (produção), que é mais importante do que a data da embalagem do azeite.

 

Para garantir a integridade do seu azeite extravirgem, não compre se o rótulo indicar que há outro óleo (como o de soja ou de girassol) misturado, porque isso indica um óleo composto.  O azeite de oliva genuíno é produzido somente a partir de azeitonas.

Conheça outros superalimentos:

O poderoso espinafre

Pode vir, beterraba!

O ovo é um herói

O brócolis merece uma chance