Tem dúvidas sobre o uso do seu cartão alimentação? Respondemos tudo aqui

Vale-alimentação: qual é sua dúvida?

14 Junho 2022

Selecionamos as perguntas mais frequentes sobre o cartão alimentação da Pluxee. Aprenda como esse benefício é importante para você e sua família.

Quase 6,5 milhões de pessoas usam os cartões da Pluxee no Brasil e a grande maioria delas tem o vale-alimentação. O cartão alimentação é um benefício muito valorizado pelos trabalhadores e suas famílias, mas seu uso traz muitas dúvidas. E aí, qual é a sua dúvida sobre cartão de alimentação?

Confira, a seguir, as respostas para as perguntas mais frequentes de quem tem o cartão alimentação da Pluxee, a nova marca da Sodexo Benefícios e Incentivos:

O que é vale-alimentação?

Assim como o vale-refeição, o vale-alimentação é um benefício oferecido pelas empresas aos seus funcionários com o objetivo de melhorar a qualidade de sua alimentação diária. Com créditos no cartão para comprar alimentos no mercado, tanto o trabalhador como sua família se alimentam melhor, prevenindo problemas de saúde e ganhando mais qualidade de vida.

O Pluxee Alimentação é ofertado no formato de um cartão com chip, que é aceito em uma rede de milhares de estabelecimentos em todo o Brasil.

O vale-alimentação é um direito do trabalhador?

O benefício alimentação ou cartão alimentação Pluxee é regulamentado pela lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Embora a adesão seja facultativa, as empresas terão muitas vantagens quando oferecerem o cartão alimentação aos seus funcionários, e também muitas vantagens para os trabalhadores que terão acesso a uma alimentação saudável e nutricionalmente adequada.

O que eu posso comprar com meu cartão vale-alimentação?

O cartão alimentação só pode ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios, com exceção de bebidas alcoólicas, nos supermercados, mercearias, açougues e hortifrútis que fazem parte da rede credenciada Pluxee. Se difere do cartão vale-refeição nisso, já que este pode ser usado em restaurantes e similares para aquisição de refeições prontas.

Onde aceita o meu Pluxee vale-alimentação?

Você pode pesquisar no site ou no app os estabelecimentos que aceitam Pluxee Alimentação perto de onde você mora ou trabalha. Selecione o seu cartão e digite o endereço para ver a rede credenciada. E caso você também tenha o cartão refeição, você conseguirá saber onde aceita Sodexo no delivery.

Onde vejo o saldo do meu Pluxee Alimentação?

Você precisa seu cadastro Pluxee para Consumidores e consultar o saldo de seu vale alimentação no site e no app Pluxee Brasil.  Além das informações e dos serviços para seu cartão, você também vai encontrar promoções e ofertas para fazer seu benefício alimentação durar muito mais. Você pode ver o saldo do cartão vale-alimentação aqui no site e, também, no app da Pluxee.

O vale-alimentação desconta do salário?

De acordo com a lei do PAT, a participação financeira do trabalhador deve ser de, no máximo, 20% do custo direto do benefício concedido.

Existe um valor mínimo para o vale-alimentação?

Por lei, não existe um valor mínimo para o vale-alimentação. A recomendação do PAT é que o benefício seja suficiente para que o trabalhador tenha acesso a uma alimentação diversificada e saudável, que inclua alimentos frescos como verduras, frutas e legumes.