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Diversidade

Diversidade: um fator competitivo para as empresas

16/10/17 17:11

Uma equipe diversificada faz a diferença para qualquer empresa, melhorando o desempenho em diversos indicadores. A Sodexo abraça todas as formas de diversidade, dando oportunidades para todos.

Para atender as necessidades de um mercado global diversificado, as empresas precisam incentivar a diversidade e inclusão. Além de criar uma equipe mais representativa, a diversidade também ajuda a construir uma empresa mais bem-sucedida. Uma pesquisa realizada por dois anos pela Deloitte aponta que, estatisticamente, empresas que abraçam a diversidade e inclusão em todos os aspectos do negócio têm um desempenho melhor do que suas concorrentes.

Os resultados divulgados pela Deloitte correspondem aos de uma pesquisa conduzida pela Sodexo sobre os benefícios que a igualdade de gêneros traz para os negócios. Ambientes de trabalho com gêneros equilibrados mostram maior dedicação dos funcionários (+4 pontos), uma imagem de marca mais forte (+5 pontos), maior lucro bruto (23%) e maior crescimento orgânico (13%).

Na Sodexo Benefícios e Incentivos, faz parte da cultura do Grupo abraçar a diversidade de idade, gênero, nacionalidade, cultura e características pessoais. Este é um fator que influencia muito sua estratégia de crescimento. Em 2017, o reconhecimento externo do compromisso do Grupo Sodexo incluiu uma posição no top 10 da lista das 50 Empresas que Mais Trabalham com Diversidade da DiversityInc – pelo nono ano consecutivo. Hoje, 45% dos gerentes da Sodexo e 53% dos funcionários são mulheres, com o desenvolvimento de carreira para mulheres em cargos gerenciais sênior mantido por 15 redes de gênero em 14 países.

Além das políticas internacionais implementadas pela Sodexo Benefícios e Incentivos, diversas iniciativas são conduzidas em cada país de atuação do grupo. Elas incluem, mas não se limitam a: Horas Flexíveis de Trabalho, que permitem facilmente às mães combinar o horário de trabalho com o período de aula de seus filhos, além de eventos especiais para o Dia Internacional da Mulher. No Brasil, uma série de debates realizados com palestrantes convidados, eventos sociais para colaboradores e oferta de cuidados pessoais foi realizada em março para coincidir com a data do Dia Internacional da Mulher, com as mídias online e impressa da empresa também focadas, neste período, em assuntos femininos. Enquanto isso, uma pesquisa chamada Gender (In)equality in the job Market acompanhada por um comunicado à imprensa foi publicada pela Sodexo em Portugal para marcar o dia. Outras iniciativas que duram o ano todo são adaptadas a cada local, tais como a Imersão 45+ na França, para auxiliar pessoas com dificuldade econômica a entrar no mercado de trabalho, o Clube da Diversidade (Diversity Club), no Marrocos, e a Odyssey Mentoring para mulheres com potencial de gerenciamento sênior na República Tcheca.

Claramente, muitas destas iniciativas são destinadas a oferecer melhores oportunidades para mulheres e pessoas com deficiência. Os dois estudos de casos a seguir, da Tunísia e do México, abordam mais detalhadamente os programas da Sodexo Benefícios e Incentivos focados nesses dois públicos. Ambos os estudos destacam o valor de trabalhar com organizações não governamentais locais para promover a diversidade no ambiente de trabalho.

MÉXICO – INCLUSÃO DE JOVENS E DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Trabalhando em parceria com a Inroads, uma ONG local, alunos de baixa renda com grande potencial e que estão no último ano de seus estudos recebem a oferta para trabalhar com a Sodexo. “É difícil pessoas formadas em universidades públicas conseguirem emprego, principalmente se nunca trabalharam antes. O programa ajuda esses jovens talentos a terem acesso a ótimas oportunidades de trabalho em grandes empresas como a Sodexo”, afirma Victor Lara, Gerente de Desenvolvimento de Talentos e RH. Os alunos passam quatro horas por dia na Sodexo sob supervisão de um mentor interno e têm um programa de treinamento e de serviços à comunidade muito rigoroso com a Inroads. Desde 2016, 10 alunos participaram do programa, e dois deles foram contratados como funcionários efetivos da Sodexo.

A segunda iniciativa, chamada INLASO, tem como objetivo ajudar pessoas com necessidades especiais que lutam para encontrar emprego em um país onde geralmente há poucas vagas. No México, não existe um programa de cotas para incentivar empresas a contratar pessoas com deficiência, o que significa que empresas e instituições socialmente responsáveis realizam este tipo de iniciativa voluntariamente. Uma campanha de conscientização interna promoveu a ideia dentro da Sodexo, enquanto a agência de recrutamento local Manpower faz a seleção dos candidatos. Uma pessoa já foi contratada e o objetivo é contratar mais duas até o fim do ano. “Os funcionários da Inroads e da INLASO são muito comprometidos com a Sodexo e muito motivados no trabalho. Nossa principal dificuldade com a INLASO é encontrar candidatos com deficiência no mercado de trabalho no México, mas estabelecemos metas desafiadoras para inclusão para os próximos anos”, afirmou Victor Lara.

TUNÍSIA – EXEMPLO NA LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO

“Embora o equilíbrio de gêneros na Sodexo da Tunísia seja de quase 50/50, não é um equilíbrio que condiz com a realidade do país, onde 66% das mulheres estão inativas”, afirma Hazar Chebbi, Diretora de Marketing e Desenvolvimento. “Estávamos muito dispostos a nos envolver”. A Sodexo ofereceu suporte financeiro e prático para a FACE, o que incluiu a criação de materiais de treinamento para auxiliar os departamentos de RH das empresas a promover a igualdade de gêneros. “Oferecemos ao RH as formas de monitorar o equilíbrio entre os gêneros em suas empresas, de desenvolver planos de ação e de incorporar as Melhores Práticas na forma de guia”, afirma Hazar Chebbi. “A FACE também realizou eventos de recrutamento em cinco cidades, nos quais as mulheres puderam aprender maneiras de se apresentar em entrevistas de trabalho para uma possível contração, por empresas, como estagiárias.”

Durante o período inicial de três anos desde sua criação em 2014, cerca de 120 empresas enviaram suas equipes de RH para o treinamento da FACE, 1200 mulheres se tornaram estagiárias e 20% delas conseguiu uma vaga efetiva após o estágio. Uma nova fase da FACE está sendo preparada, com foco na criação de vídeos de conscientização que possam ser usados em escolas.

Conforme mostra a pesquisa da Sodexo, empresas com maior diversidade são mais bem-sucedidas, além de serem um reflexo mais preciso das sociedades em que as pessoas vivem e trabalham. A promoção da diversidade, através de políticas de RH e do trabalho com ONGs, gera uma vantagem competitiva que também ajuda a tratar de alguns problemas importantes do mundo de hoje, dentro e além do ambiente de trabalho. A Sodexo Benefícios e Incentivos tem orgulho de fazer sua parte neste cenário de mudanças.

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