Filtrar
Sustentabilidade

Como adotar a segunda sem carne?

12/05/21 10:10

Para reduzir o impacto ambiental do consumo de carne, muitas pessoas têm tirado um dia da semana para não consumir proteína animal. Saiba por onde começar.

 

Segunda sem carne: por onde começar?

 

Quando se fala de pequenas atitudes que podem fazer a diferença para ajudar o meio ambiente,  reduzir o consumo de carne e seus derivados é um dos primeiros itens da lista. Segundo a ONU, a emissão de gases do efeito estufa gerada pela pecuária é equivalente à pegada de carbono dos setores de transporte aéreo, rodoviário e especial juntos. Ou seja, os impactos ambientais do consumo de carne são inúmeros.

Quer reduzir o consumo de carne? Uma forma de começar é propondo-se o desafio de não comer proteína animal pelo menos um dia da semana. O movimento Meatless Monday (no Brasil Segunda sem Carne) tem por objetivo é mostrar ao mundo os benefícios que a redução no consumo de carne pode trazer para o meio ambiente, para as pessoas e, claro, para os animais.

Neste dia, a proposta é substituir a carne de boi, porco, frango ou peixe por outras fontes de proteína, como ovos e grãos como feijão, lentilha, soja e grão de bico. Seguem algumas dicas para ajudar na sua redução do consumo de carne::

  • No café da manhã, escolha em casa ou na padaria opções sem carne para se alimentar. Uma boa porção de granola é uma alternativa que vai deixa-lo satisfeito e bem nutrido. Confira esta receita de cookie de granola para consumir no café e, também, levar de lanche.  
     
  • Se você faz suas refeições fora de casa, procure opções no cardápio que substituam a carne. Pode ser um risoto ou uma massa, por exemplo. Outra opção é, na sua segunda sem carne, conhecer aquele restaurante vegetariano perto do trabalho de que todo mundo ou pedir delivery vegano com seu vale-refeição.
     

Quer mais dicas e receitas?
Baixe o e-book: Guia Vegetariano - por onde começar

O consumo de carne no mundo é imenso – e isso causa impactos ambientais. Ajudar o planeta é mais simples do que você imagina! No entanto, para substituir definitivamente a carne por outras proteínas no dia a dia, é preciso consultar um nutricionista. É esse profissional que que vai te ajudar a entender como substituir gradualmente a carne por outros alimentos e manter a saúde em dia sem dietas radicais.

Leia também:

Quer parar de comer carne? Confira algumas dicas aqui

Três dicas para ter uma dieta mais sustentável