como combater o desperdício na hora de comprar e armazenar alimentos

Como combater o desperdício na hora de comprar e armazenar alimentos

24 Novembro 2023

Hora de fazer compras com seu vale-alimentação? Aprenda dicas simples para não desperdiçar alimentos nem jogar dinheiro fora.

Na hora de fazer compras no supermercado, planejamento e um pouco de cuidado com os alimentos são fundamentais para evitar o desperdício de comida. Segundo a FAO, um terço de todo o alimento que é produzido no mundo vai para a lata do lixo, uma porcentagem altíssima de desperdício de alimentos!


 

Você pode fazer sua parte com pequenas atitudes na hora de comprar e armazenar os alimentos que você adquirir com seu vale-alimentação.

Além de ajudar o planeta, você ainda vai fazer seus créditos do cartão alimentação renderem muito mais:

  • Aumente sua frequência no mercado, fazendo pequenas compras, de acordo com o que você e sua família de fato precisam. Evite a grande “compra do mês”, porque muitos itens acabam estragando e isso leva ao desperdício de comida no Brasil.
     
  • Faça uma lista de compras e se mantenha fiel a ela. Além de evitar o desperdício, reduz as compras por impulso – e faz você economizar no seu vale alimentação.
     
  • Congele os alimentos em pequenas porções. E descongele apenas antes de preparar. Para começar, baixe este e-book sobre congelamento de alimentos criado pelo Programa Viver Bem da Sodexo.
     
  • Na hora de comprar hortaliças, legumes e frutas, dê preferência ao que é da estação (veja o calendário de safras) e aos produtos de fornecedores locais.
     
  • Os alimentos com a data de validade mais próxima ficam na frente, tanto na dispensa como na geladeira.
     
  • Pratique o reaproveitamento alimentar: seja criativo e invente novos pratos com as sobras (risotos, sopas e aperitivos são boas ideias para aproveitar o que sobrou). Quer inspiração? Acesse nossas receitas.
  • Use os alimentos integralmente no momento do preparo. Ao utilizar cascas, talos, folhas e sementes, você preserva partes muito nutritivas dos alimentos e evita o desperdício. Restos de alimentos só são restos mesmo se você quiser!

     

As dicas são de Marcos Szrajer, biólogo e Mestre pela UFSCar (SP).
 

 

Você também se preocupa com a redução do desperdício de alimentos?

Conheça o Satisfeito, um programa de prevenção ao desperdício de alimentos e de combate à fome que faz parte das iniciativas do Instituto STOP Hunger. Saiba mais em: www.stop-hunger.org.br

 


Leia também:

Compra consciente: como economizar no supermercado 

Organize o carrinho de compras para não estragar os alimentos

Como guardar os alimentos na geladeira para que eles durem mais