Filtrar
Sustentabilidade

Como combater o desperdício na hora de comprar e armazenar alimentos

04/02/19 11:21

Hora de fazer compras com seu vale alimentação? Aprenda dicas simples para não desperdiçar alimentos nem jogar dinheiro fora.

Como fazer compras no supermercado de forma mais sustentável

Na hora de fazer compras no supermercado, planejamento e um pouco de cuidado com os alimentos são fundamentais para evitar o desperdício de comida. Segundo a FAO, um terço de todo o alimento que é produzido no mundo vai para a lata do lixo, uma porcentagem altíssima de desperdício de alimentos!

Você pode fazer sua parte com pequenas atitudes na hora de comprar e armazenar os alimentos que você adquirir com seu vale alimentação.

Além de ajudar o planeta, você ainda vai fazer seus créditos do cartão alimentação renderem muito mais:

  • Aumente sua frequência no mercado, fazendo pequenas compras, de acordo com o que você e sua família de fato precisam. Evite a grande “compra do mês”, porque muitos itens acabam estragando e isso leva ao desperdício de comida no Brasil.
     
  • Faça uma lista de compras e se mantenha fiel a ela. Além de evitar o desperdício, reduz as compras por impulso – e faz você economizar no seu vale alimentação.
     
  • Congele os alimentos em pequenas porções. E descongele apenas antes de preparar.
     
  • Na hora de comprar hortaliças, legumes e frutas, dê preferência ao que é da estação (veja o calendário de safras) e aos produtos de fornecedores locais.
     
  • Os alimentos com a data de validade mais próxima ficam na frente, tanto na dispensa como na geladeira.
     
  • Pratique o reaproveitamento alimentar: seja criativo e invente novos pratos com as sobras (risotos, sopas e aperitivos são boas ideias para aproveitar o que sobrou). Quer inspiração? Acesse nossas receitas.
  • Use os alimentos integralmente no momento do preparo. Ao utilizar cascas, talos, folhas e sementes, você preserva partes muito nutritivas dos alimentos e evita o desperdício. Restos de alimentos só são restos mesmo se você quiser!

     

As dicas são de Marcos Szrajer, biólogo e Mestre pela UFSCar (SP).
 

 

Você também se preocupa com a redução do desperdício de alimentos?

Conheça o Satisfeito, um programa de prevenção ao desperdício de alimentos e de combate à fome que faz parte das iniciativas do Instituto STOP Hunger. Saiba mais em: www.stop-hunger.org.br

 


Leia também:

Compra consciente: como economizar no supermercado 

Organize o carrinho de compras para não estragar os alimentos

Como guardar os alimentos na geladeira para que eles durem mais