Até 2050, mais de 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico serão produzidas por ano no mundo, segundo a ONU. É muita coisa! Todos os dias há novos lançamentos e, muitas vezes, não sabemos o que fazer com os aparelhos antigos. Quando esses equipamentos são descartados sem cuidado, substâncias como mercúrio e chumbo podem ser expostos ao meio ambiente, colocando em risco a nossa própria saúde. O que fazer?
- Antes de mais nada, o básico de quem busca uma vida mais sustentável: pergunte a si mesmo se você precisa MESMO trocar o seu eletrônico. É possível consertar? É uma compra por impulso? Reflita sobre isso e, se possível, fique com seu aparelho antigo mesmo.
- Também confira se é possível doar seu eletrônico. Instituições como o Exército da Salvação, entre muitas outras, aceitam doações de itens de informática e aparelhos eletrônicos. O que não serve mais para você pode ser útil para quem não pode comprar.
Agora, se não tiver mais jeito mesmo e você precisa jogar fora um aparelho que não tem mais conserto, siga esses passos:
- O portal eCycle encontra locais perto de você para o descarte de eletrônicos. Basta selecionar o que você quer jogar fora e informar o CEP da sua casa para encontrar os resultados.
- Os próprios fabricantes de eletrônicos fazem o descarte responsável de seus produtos. Veja se a marca do eletrônico que você quer jogar fora está nesta lista do blog Oficina da NET e contribua para a reciclagem do aparelho sem peso na consciência!
- Se você está jogando um celular fora, as lojas das operadoras de telefonia têm caixas para descarte de baterias e aparelhos. Procure a mais perto de casa e faça isso.
Leia mais dicas para uma vida mais sustentável:
Dicas de consumo consciente
Aprenda a ter uma casa mais sustentável