Filtrar
Sustentabilidade

Como reciclar lixo eletrônico?

10/02/20 13:18

Quais são os cuidados que você precisa ter na hora de jogar fora o celular velho ou qualquer aparelho eletrônico. Aprenda aqui.

Lixo eletrônico: como reciclar

Até 2050, mais de 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico serão produzidas por ano no mundo, segundo a ONU. É muita coisa! Todos os dias há novos lançamentos e, muitas vezes, não sabemos o que fazer com os aparelhos antigos. Quando esses equipamentos são descartados sem cuidado, substâncias como mercúrio e chumbo podem ser expostos ao meio ambiente, colocando em risco a nossa própria saúde. O que fazer?

  • Antes de mais nada, o básico de quem busca uma vida mais sustentável: pergunte a si mesmo se você precisa MESMO trocar o seu eletrônico. É possível consertar? É uma compra por impulso? Reflita sobre isso e, se possível, fique com seu aparelho antigo mesmo.
     
  • Também confira se é possível doar seu eletrônico. Instituições como o Exército da Salvação, entre muitas outras, aceitam doações de itens de informática e aparelhos eletrônicos. O que não serve mais para você pode ser útil para quem não pode comprar.
     

Agora, se não tiver mais jeito mesmo e você precisa jogar fora um aparelho que não tem mais conserto, siga esses passos:

  • O portal eCycle encontra locais perto de você para o descarte de eletrônicos. Basta selecionar o que você quer jogar fora e informar o CEP da sua casa para encontrar os resultados.
     
  • Os próprios fabricantes de eletrônicos fazem o descarte responsável de seus produtos. Veja se a marca do eletrônico que você quer jogar fora está nesta lista do blog Oficina da NET e contribua para a reciclagem do aparelho sem peso na consciência!
     
  • Se você está jogando um celular fora, as lojas das operadoras de telefonia têm caixas para descarte de baterias e aparelhos. Procure a mais perto de casa e faça isso.

Leia mais dicas para uma vida mais sustentável:

Dicas de consumo consciente

Aprenda a ter uma casa mais sustentável