como separar o plastico para reciclagem

Como separar o plástico para reciclagem

29 Junho 2023

O acúmulo de lixo é um problema real para o meio ambiente e mudar esse cenário também está em suas mãos

Você sabia que 90% do lixo que geramos é feito de plástico? Das garrafas PET aos brinquedos quebrados, passando por canudinhos e embalagens, o plástico é muito usado na nossa vida moderna em razão da sua resistência ao tempo. E o problema dele para o meio ambiente é justamente esse: é um material que demora até 600 anos para se deteriorar, deixando um grande rastro de poluição.

O plástico polui rios e mares, criando ilhas gigantes nos oceanos. Nos grandes centros, o acúmulo de lixo contribui para as enchentes, porque entope os canais de escoamento da água e do esgoto.

Você pode contribuir para melhorar esse cenário separando seu lixo doméstico para reciclagem. É uma atividade fácil de incorporar no dia a dia, basta começar! Veja os passos para descartar apropriadamente material e colaborar com o processo de reciclagem do plástico:

  • Lave as embalagens plásticas que você e sua família usaram, incluindo potes de iogurte, embalagens longa vida, canudos, garrafas de suco e outros recipientes. Se possível, use água de reuso na limpeza.
  • Deixe-os secar antes de separá-los para reciclagem do plástico.
  • Deposite o seu plástico reciclável em um espaço próprio para a coleta do material.

Muitos condomínios residenciais têm coleta seletiva, o que facilita sua vida na hora de dispensar o lixo já pronto para ir para a reciclagem. Se você não tem esse recurso, muitas redes de supermercados têm espaços para depósito de lixo reciclável. Você também pode entrar em contato com a prefeitura de sua cidade e cooperativas de reciclagem.

Pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença para o futuro. Que tal dispensar o canudinho na próxima vez em que for beber algo? Ou, então, levar suas próprias sacolas para colocar as compras do mercado? A natureza agradece!

Leia também:

Guia da reciclagem em casa

Você é gestor? Veja como incentivar sua equipe com ações ESG