Filtrar
Sustentabilidade

Conheça os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

03/03/20 10:07

A Sodexo está comprometida com as iniciativas propostas pela ONU, para incentivar a participação e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalho

Um ambiente de trabalho igualitário, sem desigualdade de gênero e outras disparidades, está entre os objetivos da Sodexo hoje e sempre. Em 2019, a companhia anunciou seu comprometimento com os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (Organização das Nações Unidas), que agora guiam as iniciativas contra a desigualdade de gênero. 

Você conhece esses princípios, que buscam promover a participação e o crescimento profissional das mulheres de todo o mundo no meio empresarial, chamados de princípios para o empoderamento feminino e contra a desigualdade de gênero? Aqui estão eles:

  1. Liderança promove igualdade de gênero – como projeto de empoderamento feminino e a fim de combater a desigualdade de gênero, o grupo de líderes que representa a empresa incentiva e estabelece metas para atingir o equilíbrio entre os gêneros em todos os níveis da companhia.
  1. Oportunidades iguais, inclusão e não discriminação – é possível ter direitos iguais em empresas. Veja como, no ambiente de trabalho, tratar de forma justa homens e mulheres, respeitando e apoiando os direitos humanos e o empoderamento feminino e combatendo a desigualdade de gênero.
    .
  1. Saúde, segurança e ausência de violência – medida para desenvolver medidas e implantar ações que garantam a saúde, a segurança e o bem-estar de todos, independente do gênero.
  1. Educação e treinamento – investir em políticas e programas específicos para a promoção de mulheres em todos os níveis de trabalho, incentivando-as, inclusive, a ocupar posições em cargos que não sejam os tradicionais como parte do empoderamento feminino. Mulheres empoderadas levam as empresas mais longe! Inclusão social no mercado de trabalho e combate à desigualdade de gênero são possíveis.
  1. Desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e práticas de comercialização - esse princípio valoriza empreendedorismo entre mulheres e inclui ações como optar por empresas fornecedoras que sejam lideradas por mulheres e até o respeito à dignidade das mulheres em peças publicitárias que divulguem os produtos da companhia – combatendo de vez a desigualdade de gênero no Brasil.
  1. Liderança e engajamento comunitário – atuar junto à sociedade buscando oportunidades de promover o empoderamento feminino no mercado de trabalho e nas comunidades em que elas estão inseridas
  1. Transparência, medição e prestação de informações – medir regulamente e divulgar publicamente o progresso das ações que buscam atingir a igualdade de gênero.
 

A empresa em que você trabalha também pode fazer parte dos esforços para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho com dignidade. Ainda tem perguntas sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho? Clique aqui para conhecer mais sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Leia mais sobre igualdade de gênero e empoderamento da mulher:

O equilíbrio de gêneros na alta gerência

Como acabar com a diferença de salário das mulheres nas empresas

Melhores práticas para acelerar o equilíbrio de gêneros no local de trabalho