Filtrar
Sustentabilidade

Dia Mundial sem Carro: por que é importante rever sua própria mobilidade?

01/09/21 18:48

22 de setembro é dia de deixar o carro em casa e explorar outros modos de transporte na sua cidade

Que tal rever sua mobilidade na cidade?

O Dia Mundial sem Carro é uma ótima oportunidade para exercitar o dia sem usar seu automóvel. Agora que as cidades estão mais movimentadas, em razão do avanço da vacinação, da abertura das escolas e da retomada do trabalho presencial para muitos,  que tal buscar meios de transporte alternativos, para mudar sua rotina nos outros dias também?

A poluição do ar tem aumentado e as mortes causadas pela má qualidade do ar no Brasil aumentaram 14% em 10 anos, segundo o Ministério da Saúde. A emissão de gases pelos automóveis contribui para esse tipo de poluição, por isso o Dia Mundial sem Carro, criado na França em 1997, representa uma oportunidade para rever atitudes individuais relacionadas à mobilidade nas cidades.

O que você pode fazer:

  • Andar de bike: muitas cidades já oferecer ciclovias para que as pessoas se desloquem de bicicleta, até para ir e voltar do trabalho. De outro lado, empresas incentivam o uso das bicicletas oferecendo vestiários com chuveiro para quem precisa tomar um banho depois da  pedalada.
     
  • Usar o transporte público: mesmo que você vá usar ônibus movidos a diesel, será uma das pessoas que está deixando um carro em casa. Se o seu trajeto puder usar o trem ou o metrô, movidos a eletricidade nas cidades, melhor ainda! Não esqueça da máscara e de higienizar bem as mãos sempre que necessário.
     
  • Faça mais coisas a pé: nas cidades, muitas vezes pegamos o carro para fazer trajetos curtos, apenas pela comodidade. Que tal experimentar a feira perto de casa para comprar frutas e verduras? Ou então ir a pé até a padaria e ainda tomar um sorvete gostoso?

Entender que a mobilidade urbana pode ter alternativas que vão muito além do congestionamento de carros de todo dia é algo de que toda a cidade pode tirar proveito, pensando nas gerações futuras. Que tal começar a mudar sua rotina hoje?

Leia também:

O que fazer para proteger o meio ambiente?