Filtrar
Sustentabilidade

Dicas para ser mais sustentável no trabalho

30/10/18 17:37

Pequenas atitudes podem contribuir de forma positiva para o meio ambiente. Saiba o que você pode fazer no trabalho

A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Criar hábitos sustentáveis dentro da sua rotina trarão benefícios para você e também para o planeta. Confira, a seguir, dicas simples que você pode adaptar para o seu local de trabalho:

Esqueça os copos descartáveis. Segundo a Earth Day Network, 500 bilhões de copos plásticos são usados no mundo DIARIAMENTE. É muita coisa e você pode ajudar. Traga sua própria garrafinha de água e vá enchendo no bebedouro durante o dia. Isso fará com que você consuma mais água (o que é bom para sua saúde) e, ainda, diminua o uso dos copinhos. Se você ama um cafezinho, traga uma caneca para o trabalho. Seu único trabalho será lavar a xícara todos os dias.

Economize eletricidade. No Brasil, a indústria e o comércio consomem aproximadamente 50% da energia elétrica produzida. Por isso é importante pensar em reduzir o uso de eletricidade também no trabalho. Quando sair da mesa, desligue o monitor. Use as escadas ao invés do elevador para subir ou descer poucos andares. Apague as luzes ao deixar a sala onde está. Parece pouco, mas faz uma grande diferença!  

Imprimir? Só em último caso! Para se produzir 1 tonelada de papel são consumidas até 3 toneladas de madeira – sem falar da água e da energia usadas no processo. Procure meios digitais para arquivar suas informações (existem muitas opções seguras), imprimindo apenas o estritamente necessário. Quando a impressão for inevitável, use os dois lados da folha e recicle corretamente o que for descartado.

Multiplique. Convide seus colegas de trabalho a ter uma atitude sustentável também, incentivando-os a repensar seus hábitos em prol da economia e da natureza. Em grupos mais maduros, é possível até criar metas e comemorar o resultado depois, dando o exemplo para toda a empresa. Por exemplo: que tal criar o “Dia sem Impressora” na sua área? Mais ideias no blog Hype Verde.

Você tem o poder da mudança. Leia mais:

Como mobilizar sua equipe em prol da sustentabilidade

Em casa: como separar o plástico para reciclagem