Filtrar
Sustentabilidade

Como ter uma casa mais sustentável

24/10/19 15:00

Se você quer contribuir com a saúde do planeta, disseminando uma atitude sustentável entre amigos, família e colegas de trabalho, confira essas pequenas dicas

Em que mundo você quer viver daqui a 10 anos? Provavelmente, em um ambiente com ar mais puro, mais verde e mais consciente. Separamos pequenas atitudes que podem contribuir para o futuro de todos nós:

1) Na hora da faxina

Os produtos de limpeza que usamos muitas vezes têm substâncias que causam ainda mais poluição nas águas. Eles podem ser, em parte, substituídos por bicarbonato de sódio, vinagre branco e suco de limão.

A troca ajuda a reduzir a poluição e também traz economia pra você. Aprenda esta receita para limpar panelas antiaderentes do blog Seleções:

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio
  • vinagre branco

Como usar:
Coloque o bicarbonato de sódio em um recipiente e vá adicionado vinagre branco devagar, o suficiente para fazer uma pasta grossa que você possa espalhar. Não se assuste: a mistura vai borbulhar! Limpe panelas e frigideiras com revestimento antiaderente, usando uma esponja de plástico.

2) Na hora de cozinhar

  • Tampar as panelas enquanto estiver cozinhando, usar a panela de pressão para cozinhar alimentos mais rapidamente e planejar com antecedência o que vai fazer para usar o forno de uma só vez são atitudes que ajudam a reduzir o consumo de gás de cozinhar.
     
  • Escolher um dia para cozinhar e congelar os pratos em porções individuais ajuda a evitar o desperdício de comida dentro de casa.
     
  • Outra boa dica é tirar a comida congelada com antecedência, para deixa-la descongelar naturalmente. Isso economiza a energia elétrica consumida no micro-ondas.

3) Na hora de jogar o lixo fora

  • Segundo o instituto Akatu, cada brasileiro consome, em média 800 sacos plásticos por ano. É muita coisa! Dá para fazer diferente: usando um grande saco para jogar todo o lixo da casa. Nos banheiros, por exemplo, você pode usar jornal velho para fazer saquinhos de lixo com jornal.
     
  • Faça compostagem com os restos de comida e reduza a quantidade de lixo. Hoje em dia, há composteiras que cabem até em um apartamento. Passo a passo aqui.
     

Ficou animado? Confira mais dicas para contribuir com o meio ambiente:

Como adaptar sua rotina para a “segunda sem carne”

Dicas para proteger o meio ambiente

Evite o desperdício de comida na sua casa