Filtrar
Sustentabilidade

É possível ser sustentável ao pedir um serviço de delivery?

03/06/20 16:55

Torne seu delivery sustentável com pequenas mudanças de hábitos!

 

Como ser sustentável na hora de pedir seu delivery

 

A ideia de sustentabilidade tem ganhado força nos últimos anos. Devido à pandemia mundial que enfrentamos atualmente, o número de pedidos por aplicativos aumentou consideravelmente e, junto com o alimento, restaurantes fazem envio de descartáveis, como talheres, guardanapos e até pratos e copos que, muitas vezes, sequer são utilizados e acabam indo diretamente para o lixo.

Será que é possível tornar um pedido delivery sustentável? Provavelmente, você já ouviu falar dos 5Rs (recusar, repensar, reutilizar, reciclar, reduzir) – e eles podem ser aplicados na hora do pedido!

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa, tornando seu delivery sustentável e amigo do meio ambiente:

 

Recuse talheres, canudos e guardanapos

Caso você esteja em casa na hora do pedido, utilize seus próprios talheres. Caso peça delivery para comer fora de casa, tenha sempre a mão talheres reutilizáveis. Existem kits e madeira ou até mesmo inox para levar na bolsa.

O mesmo vale para os guardanapos e canudos. Na possibilidade de ter itens reutilizáveis, prefira-os.

 

Repense nos restaurantes e supermercados onde irá realizar seu pedido

Para o delivery ser mais sustentável, tente pedir em estabelecimentos perto da sua casa. Dessa forma, você ajuda a reduzir a poluição do ar, já que as entregas de curta distância podem ser feitas com bicicleta.

Opte pelos locais próximos, mesmo que o entregador utilize carro ou moto, já que, assim, a liberação de gás carbônico é menor devido à logística dos caminhos traçados.

 

Planeje suas compras para que não haja desperdício

Analise qual é a real necessidade de cada produto e quanto tempo eles duram em seu lar. Só peça realmente o necessário. Assim, você torna seu delivery sustentável e evita que os itens estraguem na geladeira.

 

Escolha empresas sustentáveis

Hoje, muitas empresas levantam a bandeira da sustentabilidade, cuidando de todo processo de fabricação dos produtos – desde a escolha das matérias-primas à  embalagem. Geralmente, elas contam com selos sustentáveis e veganos. Vale a pena dar uma chance para empresas assim!

 

Recicle, sempre!

Não se pode falar em delivery sustentável, sem mencionar a separação do lixo e das embalagens para reciclagem. Separe-as por categoria (metal, plástico, papel e vidro).

Lembre-se que suas ações geram um impacto direto na natureza – e o quanto você antes criar essa consciência, melhor deixará o mundo para seus filhos e netos.

Saiba mais:

Como tornar seu delivery mais seguro

Confira dicas de manuseio seguro das compras de restaurantes