Filtrar
Sustentabilidade

Horta na Laje gera impacto positivo em Paraisópolis (SP)

17/09/19 15:07

Projeto já capacitou mais de 3 mil pessoas na maior favela da capital paulista. Assista o vídeo

Como muitos bairros da cidade de São Paulo, Paraisópolis é gigante: são 120 mil habitantes. Segundo o IBGE, com este número a região alcança a maior densidade populacional do país, com 45 mil pessoas por quilômetro quadrado. Na maior favela paulistana, é possível oferecer alimento fresco e orgânico a tantas famílias? No lugar de cultivar vegetais no chão, o caminho é plantá-los no teto, nas tantas lajes das casas da região. Esta é a proposta do Horta na Laje, projeto desenvolvido pela Associação de Moradores de Paraisópolis com o suporte do Instituto Stop Hunger, que tem apoio da Sodexo. Confira no vídeo:

Em funcionamento desde 2017, o Horta na Laje já capacitou 3 mil pessoas no bairro. A ideia é que, ao cultivar os próprios alimentos, os moradores da região garantam mais saúde, economia (em um ano, uma família pode poupar até 1 mil reais com a produção de sua própria horta) e, de quebra, abram uma nova possibilidade de geração de renda com a venda de suas hortaliças e legumes.

Com esta abordagem, o Horta na Laje ganhou, em 16/09, o Troféu GEEIS-SDG, prêmio que reconhece iniciativas que promovem a igualdade de gênero, de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de entregue acontece em setembro, em Nova York.

 

Saiba mais: 

 

Sodexo e os 7 princípios do empoderamento feminino