Filtrar
Sustentabilidade

O que é upcycling? A gente explica!

08/06/21 17:30

Está na hora de deixar sua criatividade entrar em cena. Transforme objetos e roupas em novas peças e ajude o planeta!

Você já parou para ver a quantidade de lixo que você gera todos os dias? Existem diversas formas de reduzir a produção de lixo. Desde a prática do consumo consciente, passando pelo aproveitamento total dos alimentos e, também, transformando o que você tem em casa em algo útil. Isso é o upcycling.

O conceito de upcycling, normalmente usado no universo da moda e do design, está ligado à criação de algo novo a partir de itens antigos, sem alterar suas principais características. Os projetos de DIY ou Faça Você Mesmo e mesmo práticas de artesanato são uma ótima maneira de transformar objetos ou roupas que seriam descartados em peças criativas e de maior valor para você.

Confira, a seguir, alguns exemplos de upcycling:

  • Renove seu guarda-roupa fazendo a customização de peças antigas e que você não usava mais, dando a elas uma cara nova;
     
  • Embalagens, tecidos, filtros de café, rolhas e até pneus podem servir como matéria-prima para muitas peças de design em casa, tais como luminárias, bancos, vasos de plantas, painéis e muito mais;
     
  • Revistas e fotos antigas podem virar colagens e quadros artísticos para decorar as suas paredes;
     
  • Caixas antigas ou pallets de madeira podem ser a base para móveis como mesas, cabeceiras, estantes, floreiras, pufes ou suportes para a cama.

Gostou das dicas? Existem muitas formas simples de contribuir para um planeta com menos lixo e poluição.

Baixe o e-book com dicas sustentáveis
e veja que é possível proteger
o meio ambiente com pequenas atitudes.