Filtrar
Sustentabilidade

O que sua empresa está fazendo para ser mais verde?

05/05/20 11:58

Empresa sustentável é aquela que pensa no futuro e poupa recursos naturais, desenvolvendo métodos verdes e amigos do meio ambiente. Saiba mais:

Como ter uma empresa mais verde

Quando falamos sobre implementação de boas práticas ambientais no ambiente de trabalho, logo vem à mente medidas como a redução dos copinhos de plástico para água e café. Isso é ótimo, mas muito mais pode ser feito: uma empresa sustentável pode rever seus processos de compra, de transporte, de acomodação de funcionários e de alimentação, em busca de um mundo mais verde. Veja algumas dicas:

 

Consumo de descartáveis

 

É preciso ter cuidado especial com toda a gestão de resíduos: separação de itens recicláveis, uso de canecas de porcelana ou vidro e talheres de metal e não de plástico.

 

Até mesmo a rotina em escritórios pode ser adaptada. Os papéis usados nas impressões, por exemplo, podem servir como rascunho após o uso.

 

Além disso, se a empresa trabalha com vendas, incentivar o uso de ecobags é um passo interessante para reduzir o uso de sacolas plásticas não biodegradáveis.

 

Vale alimentação


A oferta de vale alimentação também é uma prática de empresas sustentáveis, visto que dessa maneira é possível reduzir o número de embalagens que viriam em uma cesta básica física, custo com logística e desperdício de alimentos. Com o cartão benefício, o usuário só irá comprar o que realmente irá consumir.

 

Por que oferecer o vale alimentação é bom para a empresa?

 

Água

 

Não bastam campanhas de incentivo à economia de água nos banheiros dos colaboradores. Uma empresa sustentável faz a sua parte no que diz respeito à revisão hidráulica, com instalação de arejadores e sensores nas torneiras.

 

Energia elétrica

 

Muitas vezes, em um prédio comercial, as luzes não são apagadas à noite, os computadores não são desligados ou sequer entram em modo econômico de descanso. É preciso que haja um incentivo por parte da empresa para que cada funcionário cuide de seus itens e ganhe uma visão global de sustentabilidade – o último que sair, por exemplo, pode apagar as luzes e checar se os monitores estão desligados.

 

À administração, cabe a implantação de sensores de presença nas luzes e troca das lâmpadas amarelas pelas de LED, muito mais econômicas.

 

Transporte

 

Uma empresa sustentável incentiva o uso de transporte público, o compartilhamento de veículos, caronas e até o uso de bicicletas, oferecendo vestiários, espaço para a guarda delas e dos capacetes.

 

Indo mais a fundo, é possível também fazer uma gestão de frotas inteligente, por meio de sistemas, como o Wizeo da Sodexo, que ajuda a otimizar rotas. No fim do mês, tudo isso pode representar menos gasto com combustível e, claro, menor poluição atmosférica.

 

Saiba mais

Wizeo: passo a passo para utilizar seu cartão