Filtrar
Sustentabilidade

Out & Equal no Brasil: contribuindo para a inclusão LGBTQ no ambiente de trabalho

06/11/18 10:55

Leia o artigo de Erin Uritus, CEO da Out & Equal Workplace Advocates, sobre a questão da diversidade sexual e identidade de gênero no Brasil

Disseminar o trabalho da Out & Equal globalmente é uma meta importante de crescimento em nossa organização. E o Brasil, como o maior país da América Latina e uma das maiores economias do mundo, tem um papel fundamental nesse sentido: é um mercado de trabalho estratégico para nós. Nos dias 29 e 30 de novembro será realizada a terceira edição de nosso fórum no país onde já construímos fortes relações com muitos dos líderes brasileiros de inclusão LGBTQ no ambiente de trabalho.

Recentemente, tive a oportunidade de viajar a São Paulo com Steve Roth, nosso Diretor Sênior de Iniciativas Globais, para encontrar com muitos desses líderes e entrar em contato com ainda mais empresas, ONGs e pessoas que estão na linha de frente da luta por um ambiente de trabalho mais inclusivo.

O que eu vi e ouvi foi inspirador.

Apesar da jornada pela diversidade e inclusão no ambiente de trabalho ser mais recente no Brasil do que nos EUA, por exemplo, senti grande paixão, energia e comprometimento pela causa entre os brasileiros. Eu vi companhias se posicionando a favor da inclusão LGBTQ no ambiente de trabalho, mesmo quando seus concorrentes não faziam o mesmo.

Eu ouvi líderes de grupos de afinidade falando da importância da interseccionalidade. Eles contaram o que aprenderam com aqueles que abriram caminho para eles e, também, o que fazem para apoiar profissionais em organizações brasileiras nas quais ainda falta equidade na força de trabalho.

Conversei com pessoas corajosas, como Bruno, do Banco Itaú, que tomou a decisão de revelar sua orientação sexual na empresa e, assim, servir como modelo para outros profissionais LGBTQ e aliados que trabalham lá.

Também soube que, depois de muitos anos de crise política e econômica, o Brasil está vendo um crescimento de movimentos religiosos e o fortalecimento de figuras políticas populistas e nacionalistas, que ameaçam os direitos adquiridos pela comunidade LGBTQ nos últimos anos. Isso acontece num momento em que se registrou o maior número de assassinatos de pessoas LGBTQ no país num ano: 445 mortes em 2017.

Voltei para casa cheia de energia e muito inspirada pelo incrível trabalho de inclusão LGBTQ que começa a florescer no Brasil. Mas também tive certeza de que o trabalho da Out & Equal (bem como o de nossos parceiros e colegas) é mais urgente e importante do que nunca no país.

Estamos terminando os preparativos para a terceira edição do Out & Equal Brazil Forum, que será realizado em São Paulo. Vamos evoluir juntos com base em todos os insights que surgirem e nas relações que fortaleci durante minha passagem por São Paulo. Sei que, trabalhando juntas, a comunidade empresarial e a sociedade civil podem abrir o caminho para o avanço da inclusão LGBTQ no ambiente de trabalho brasileiro, da mesma forma como estamos fazendo nos EUA e em outros locais ao redor do mundo.

Siga Erin Uritus no LinkedIn.

Conheça mais sobre o trabalho da Out & Equal.

Leia também:

Sodexo também patrocinou fórum da Out & Equal em 2017

3 lições que você precisa aprender sobre diversidade