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Guia da Carreira

Trabalhando em home-office? Como está sua postura?

16/04/20 17:24

Você tem cuidado da sua postura para trabalhar? Confira dicas de alongamento para garantir mais saúde à sua coluna!

 

Como manter a boa postura trabalhando em casa

 

A quarentena impulsionada pela pandemia de COVID-19 fez muita gente atuar em home office pela primeira vez. Porém, como tudo ocorreu rapidamente, pode ser que não tenha dado tempo de você ajustar um espaço de trabalho legal em casa. Além do conforto para poder desempenhar as funções profissionais em um canto silencioso, é importante também cuidar da postura para trabalhar

Sua cadeira, por exemplo, precisa ter apoio para os braços e estar em uma altura boa para que seus pés fiquem apoiados no chão enquanto seus braços tocam a mesa formando um ângulo reto (90 graus) entre antebraços e cotovelos. Dessa foma, sua coluna se mantém saudável! 

Alongar-se durante o dia também vai te ajudar a evitar os vícios de postura, melhorar a disposição e garantir fôlego para seguir trabalhando em casa. 

Separamos abaixo alguns exercícios básicos e fáceis de fazer que irão melhorar sua postura para trabalhar. Acompanhe: 

Quer melhorar a postura para trabalhar? Conheça esses alongamentos: 

1. Fique em pé, junte as palmas das mãos com os dedos apontados para cima (em posição de oração ou cumprimento) e empurre as mãos para baixo. Você sentirá seus punhos se alongando. Mantenha a posição por 10 segundos. 

2. Faça o mesmo movimento de juntar as palmas das mãos, mas agora mantenha os dedos apontados para baixo, para compensar o alongamento nos punhos. Puxe as mãos para cima durante 10 segundos. 

3. Sentado na cadeira, entrelace os dedos e estique os braços, empurrando as mãos para a frente a alongando todas as áreas dos braços. Segure o movimento entre 10 e 20 segundos. 

4. Em pé ou ainda sentado na cadeira, com os braços soltos, paralelos ao corpo, faça movimentos de rotação elevando os ombros para cima e para baixo, com 5 segundos em cada rotação, 3 vezes. 

5. Para melhorar ainda mais sua postura para trabalhar, sente-se com a coluna ereta, apoie as mãos na região lombar e incline-se para trás, alongando as costas (fazendo uma retroflexão). Segure o movimento entre 10 e 15 segundos. Se quiser, repita o alongamento. 

Você trabalha sentado? Aprenda a manter uma boa postura durante o dia

Essa sequência trabalha diretamente o alongamento dos braços, costas e a região lombar, partes mais prejudicadas pelo hábito de ficar sentado por longas horas. A postura para trabalhar também melhorará muito se durante todo o expediente, você se concentrar em manter a coluna ereta. 

E, claro, você pode combinar estes exercícios com outros feitos fora do horário de trabalho, evitando assim o sedentarismo e garantindo uma postura melhor na vida. 

*Esse texto foi produzido em parceria com a MDS Brasil.

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