Filtrar
Gestão de Pessoas

Trabalho híbrido: a sua empresa está preparada?

05/10/21 12:31

Saiba como implementar o trabalho híbrido dentro da empresa de forma planejada e consciente

 

Trabalho em home office ou presencial

 

As formas de trabalho mudaram bastante ao longo da pandemia. A necessidade de isolamento social popularizou o formato de home office, ou seja, trabalho remoto, e acabou virando uma tendência por trazer diversas vantagens. E com a flexibilização da quarentena, o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades normais, algumas empresas estão apostando em um formato híbrido, que mistura o trabalho remoto e o trabalho presencial.

Quais as vantagens do trabalho híbrido?

O formato de trabalho híbrido une as vantagens do home office e do trabalho presencial, de acordo com as necessidades da empresa e dos funcionários. Dessa forma, os trabalhadores podem fazer a maior parte do trabalho em casa, trabalhar de forma remota, sem precisar se deslocar ao ambiente de trabalho todos os dias. A empresa, por sua vez, consegue solicitar a presença dos colaboradores apenas quando for necessário. O gestor também terá uma economia nos gastos com o vale transporte, por exemplo, já que os funcionários vão se deslocar muito menos ao trabalho, portanto, os valores mensais podem ser adaptados de acordo com a frequência das viagens.

Como sugerir o trabalho híbrido para a sua equipe?

Agora que você já conhece os benefícios do trabalho remoto, é hora de pensar na implantação do trabalho híbrido na empresa. Assim como qualquer mudança no sistema de trabalho que afete toda a sua equipe, ela precisa ser feita com planejamento. Primeiramente, é preciso ouvir aqueles que serão mais afetados pelas mudanças: os funcionários. Para que o sistema funcione, o gestor precisa ouvir a opinião dos colaboradores, já que são eles que vão ter uma visão mais prática das atividades que podem ser feitas de forma remota e aquelas que vão ter um melhor resultado de forma presencial.

Além disso, o gestor precisa entender que diferentes setores da empresa terão diferentes necessidades, por isso, é preciso que a adaptação seja feita sem pressa. Depois que os funcionários forem ouvidos, a empresa pode criar as estratégias de trabalho definindo quais atividades serão realizadas de forma presencial. Por exemplo, algumas reuniões com clientes, dinâmicas e brainstorms funcionam melhor se todos estiverem no local, assim como projetos mais complexos vão fluir melhor com a presença da equipe no escritório.

Definidas as estratégias, o gestor tem a opção de melhorar a experiência do trabalho híbrido concedendo benefícios flexíveis aos funcionários, como o auxílio home office, para ajudar nos gastos quando o colaborador estiver trabalhando em casa.

Leia também:

O que é o modelo híbrido de trabalho e como as empresas podem se adaptar