Filtrar
Guia da Carreira

Três métodos de produtividade para você usar em seu trabalho

22/02/19 14:16

Às vezes é difícil mesmo focar no que é preciso fazer! Selecionamos três métodos fáceis para você ficar mais produtivo.

E-mails, WhatsApp, pessoas chamando o tempo todo, reuniões... são tantas as distrações no ambiente de trabalho que pode ser bem difícil focar nas suas próprias tarefas e manter-se produtivo no que você precisa realmente fazer.

Ter um método ajuda a começar, como um treinamento para melhorar seu dia no trabalho. O blog ambition & balance criou um guia com métodos para aumentar a produtividade e, aqui, selecionamos três deles, que são os mais fáceis de começar. 

conheça o método de timeboxingTimeboxing

Se você acha que as pequenas tarefas e as interrupções estão tomando todo o seu dia no trabalho, este método é para você. Pesquisas dizem que, quando você está concentrado e precisa parar para responder uma pergunta de alguém, por exemplo, demora mais de 30 minutos para reencontrar o fio da meada.

Como começar: separe seu dia em blocos de tempo nos quais você vai se dedicar exclusivamente uma determinada tarefa. Enquanto estiver nesse espaço de tempo para uma atividade, foque nela e você verá que consegue entregar o que precisa muito mais facilmente.

como montar seu kanban pessoalKanban pessoal

Indicado para profissionais que têm uma tendência de iniciar uma série de projetos, mas terminam apenas uma pequena parte deles. O que aconteceu no meio do caminho? 

Como começar: Usando o meio que você preferir (pode ser um quadro com post-its online ou uma ferramenta online como o Trello), crie um quadro com três categorias: “Para Fazer”, “Em andamento” e “Feito”. Como é um método muito visual, logo você vai perceber quantas tarefas cabem no seu dia (ou semana) que são factíveis de ser realizadas e poderá acompanhar o seu progresso de uma forma mais concreta.

conheça o método pomodoroMétodo Pomodoro 

Você está desesperadamente buscando uma forma de terminar alguma tarefa, mas tem a tendência de se distrair e começar a fazer várias coisas ao mesmo tempo?  

O método Pomodoro, que começou literalmente com um timer de cozinha em forma de tomate, ajuda você a manter o foco ao dividir seu trabalho em sprints: esforços concentrados por um determinado período de tempo com pausas para descanso.

Como começar: escolha uma tarefa e trabalhe nela por 25 minutos e relaxe por outros 5. Repita esta sequência até ter completado quatro sprints. Depois disso, faça uma pausa maior, de meia hora. E comece de novo!

Dica: algumas pessoas acham que 25 minutos é pouco tempo e buscam alongar o tempo do sprint e da pausa. Vá ajustando seu trabalho para descobrir a forma ideal para você.

 

 

Leia mais sobre produtividade:

Dicas simples para ser mais produtivo

Aprenda a dizer “não” para ter mais produtividade 

Em busca de melhores resultados? Tire férias!