Filtrar
Sodexo Club

Truques para fazer o vale alimentação render mais

01/03/19 14:56

Se usar direitinho, dá para fazer as compras do mês todo sem mexer no seu dinheiro

Dicas para economizar seu VA

Considerando que para 43% dos trabalhadores a alimentação é o maior gasto mensal, vindo antes até da moradia, segundo uma pesquisa da Nossa São Paulo com o Ibope Inteligência, o benefício vale alimentação pode fazer toda a diferença no orçamento familiar. Com ajuda da consultora financeira Odete Reis e do youtuber Thiago Nigro, o Primo Rico, preparamos uma lista de truques bem simples que vão ajudar a economizar e fazer o saldo do cartão alimentação ir mais longe.

Planejamento: Essa é a chave da economia. Faça um cardápio da alimentação na sua casa para o mês todo, organize a lista com os ingredientes necessários e se concentre para não comprar nada fora do que foi programado. Aí, é só deixar essa lista sempre com seu cartão alimentação.

Sempre tenha a lista em mãos: Quando você entra no mercado, é bombardeado por ofertas para todo tipo de produto. Se estiver com uma lista de compras, é mais fácil controlar o impulso de consumo – dessa maneira, o vale alimentação durará mais!

Pesquise preços: Não vá sempre ao mesmo mercado, por puro hábito. Tente visitar outros estabelecimentos e comparar os valores dos produtos. Seu vale alimentação agradece!

Pense a longo prazo: É um conceito que Thiago Nigro chama de “o poder das unidades”. Há vários produtos que você usa um pouco todo mês. Então, ao invés de comprar toda a vez que acabar, aproveite para comprar uma quantidade grande de uma vez só. Em geral, quanto maior o volume, menor é o preço.

Aproveite promoções com sabedoria: As ofertas são ótimas, mas podem representar uma armadilha. Antes de comprar algo porque o preço está bom, tenha certeza de que precisa daquilo. O melhor mesmo é, a partir da sua lista de compras, para ficar de olho no que está em promoção. Quem usa o cartão alimentação Sodexo tem acesso ao Sodexo Club, que reúne diversas ofertas para usuários do cartão.

Foco na segunda quinzena do mês: Sabia que os mercados trazem mais descontos depois do dia 15? O fluxo de clientes diminui nesta época e os preços acabam ficando menores.

De olho nas prateleiras: Tente desviar a atenção dos produtos que estão à altura dos olhos. Os melhores preços podem estar no alto ou bem embaixo nas gôndolas do supermercado.

Leve a calculadora: Fique sempre de olho no saldo do seu Cartão Alimentação aqui no portal ou no app e vá às compras sabendo quanto pode gastar. Conforme for enchendo o carrinho, vá fazendo as contas para não ultrapassar seu limite.

Não dê um passeio no mercado: O melhor jeito de resistir à tentação de comprar algo de que você não precisa é nem se expor a ela. Quando estiver no mercado, vá direto às sessões dos itens que estão na sua lista e evite ficar dando voltas.

logo-draft.png O artigo é resultado uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.

Conheça mais.

Quer mais dicas para economizar? Leia a seguir:

Como economizar no supermercado

Evite o desperdício de comida quando estiver fazendo compras

Como usar o vale alimentação da Sodexo