Torta de pera com gengibre

Torta de pera

 

Ingredientes para a massa:

    225g de farinha de trigo
    2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
    150g de manteiga gelado em cubos
    Raspas de 1 limão
    1 gema de ovo caipira batida

Modo de preparo:

Comece a preparação de sua torta de pera peneirando a farinha e o açúcar de confeiteiro sobre uma vasilha. Adicione a manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte as raspas de limão, o ovo e mexa para combinar. Acrescente água fria gradualmente, o bastante (uma a duas colheres) para dar liga na massa. Sove levemente formando uma bola pequena e envolva a massa em filme plástico. Deixe a mistura da torta de pera na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Quando pronta, abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha até obter uma espessura de 4mm. Use um prato de 22cm para cortar um círculo da massa, colocando-o sobre ela e retirando os pedaços que sobrarem em volta do prato. Transfira o círculo de massa da torta de pera com gengibre para a assadeira forrada e reserve o excesso para usar em outro prato.

Ingredientes para o recheio:

    4 peras descascadas, sem caroços e cortadas em quatro
    1 colher (sopa) de açúcar mascavo (ou demerara)
    1 pedaço de gengibre em conserva, bem picado
    2 colheres (sopa) da calda do gengibre em conserva
    3cm de gengibre fresco, sem casca e bem ralado
    Raspas de 1 limão
    1 gema de ovo caipira
    Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
    Creme de leite (para guarnição)

Modo de preparo:

O recheio de torta de pera com gengibre é bem simples de fazer! Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel forneável ou papel-manteiga. Misture as peras, o açúcar mascavo, os dois tipos de gengibre, a calda do gengibre em conserva e metade das raspas de limão. Coloque a massa sobre a assadeira forrada. Disponha as peras cuidadosamente no centro dela, deixando um espaço de 3cm de borda. Pincele as bordas com a gema de ovo batida. Dobre a borda da massa sobre as peras formando uma "parede de ondas", apertando as dobras com os dedos. Pincele novamente a borda da massa com ovo e polvilhe tudo com o açúcar de confeiteiro. Espalhe o restante das raspas de limão sobre a torta e asse por 30 a 35 minutos, até a massa dourar e as peras ficarem macias e levemente caramelizadas. Polvilhe a torta pronta com uma pitada de açúcar de confeiteiro. Fatie e sirva sua torta de pera com gengibre com um pouco de creme de leite.

Fonte: GNT