• Início
  • Sodexo Insights
  • Quer turbinar a produtividade das suas equipes? Dicas aqui!

Gestão de negócios

Quer turbinar a produtividade das suas equipes? Dicas aqui!

Manter os times motivados nos modelos híbrido e remoto é um desafio. A boa notícia é que algumas atitudes dos gestores podem fazer a diferença. Veja quais são!

Como ter uma equipe que gera mais produtividade

As novas configurações de trabalho trouxeram muitas vantagens! Só que além de acrescentar coisas boas, os formatos híbrido e remoto também trouxeram inúmeros desafios. Um deles é manter a produtividade das equipes que atuam fora dos escritórios (e olha que esse grupo só deve crescer!). 

Segundo a pesquisa Trabalho Híbrido e Remoto nas Organizações, realizada pela Think Work Lab, apenas 4% dos respondentes disseram que pretendem voltar 100% para o presencial.

Nesse sentido, é fundamental adotar algumas boas práticas para motivar os times, o que vai refletir diretamente nas entregas. Quer saber como criar uma boa estratégia? Fique conosco por aqui. Você verá:


Como motivar as equipes no home office e no modelo híbrido

A experiência de trabalhar fora do espaço do escritório vem dando certo pelo mundo todo. Não à toa, o modelo híbrido já é o queridinho dos profissionais, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half. Sabemos que a flexibilidade de horários e espaços é o que mais chama a atenção do público, mas tais características não fazem tudo sozinhas.

E é aqui que entra a responsabilidade da empresa. É papel dos gestores pensar em um modelo de atuação que impulsione três características muito importantes: bem-estar, equilíbrio e a famosa produtividade. Bora se organizar para ter uma estratégia eficiente? Compartilhamos dicas importantes a seguir.

1 - Organize as idas e vindas ao escritório

Muito se fala sobre a flexibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar. Mas precisamos lembrar que os encontros presenciais também são importantes. Por isso, aproveite ao máximo a possibilidade de ir até o escritório. Como? Liste as atividades que são mais produtivas quando se faz com a equipe toda junta.

Em seguida, crie um calendário com as idas para a sede da empresa com base nesse cronograma de tarefas. Assim, os projetos que exigem essa proximidade física vão andar  muito mais rápido - e o que depende de um clima mais introspectivo fica para cada profissional fazer em casa. Certamente você irá turbinar as entregas!

2 - Ter horários bem definidos pode potencializar a produtividade

Junte a sua equipe e proponha a organização do dia a dia em slots de horários. Explicamos: sugira que todos os e-mails sejam respondidos pela manhã, por exemplo, e que as reuniões aconteçam no final da tarde. Dessa forma, garantimos a concentração para executar as tarefas e ainda fazemos com que as conversas sejam ainda mais produtivas.

3 - Opte por horários flexíveis

Sabemos que o aumento de produtividade não acontece assim, de uma hora para a outra. É preciso construir esse resultado a partir de um ambiente de trabalho favorável. Uma boa alternativa é oferecer aos profissionais a possibilidade de fazer suas atividades em horários que geralmente são melhores para eles.

Assim, você determina uma carga horária diária, estipula as metas de entrega e dá a liberdade para que os times cumpram da forma que preferirem.

4 - Dê feedbacks para os funcionários

Quando alguém tem um retorno do trabalho que fez, seja ele positivo ou negativo, é estimulado a fazer melhor ou então se sente satisfeito pelos resultados. Nunca deixe de dar feedbacks com regularidade para as equipes -  uma rotina de conversas, mesmo que curtas, com cada colaborador fará a diferença na produtividade.

Home office, presencial ou híbrido: como escolher o modelo para sua empresa?Gostando da leitura? Baixe um infográfico gratuito sobre
como manter a produtividade em qualquer modelo de trabalho:
home office, híbrido ou presencial

5 - Ouça as pessoas também

Ter uma escuta ativa é muito importante. Além de falar, é importante saber ouvir as ideias, as dúvidas e as reclamações. Envolver os funcionários nas decisões da empresa é uma forma de motivá-los, o que irá turbinar a produtividade como um todo.

6 - Entendendo o perfil de cada profissional

Quando você está mais perto do seu time, ouvindo cada colaborador com frequência e dando os famosos feedbacks, fica muito mais fácil conhecer o perfil de cada um. E isso é extremamente rico.

O motivo? Dá para delegar as tarefas de acordo com as habilidades de cada um, valorizando o que há de melhor nos profissionais que trabalham ao seu lado.

7 - Brainstorming é vida!

Quando várias cabeças pensam juntas, as chances de ter resultados mais criativos e diversos são maiores. Por isso, invista nos brainstormings. É possível fazê-los online ou presencialmente - tente testar das duas formas para ver em qual o seu time se adapta melhor.

Digitalmente, você pode contar com a ajuda de softwares bem legais, que permitem fazer trocas mais criativas e dinâmicas. Alguns exemplos: MindMapping, Miro e MindMeister, todos com versões gratuitas.

8 - Mergulhe no digital

Tem tanta ferramenta interessante - e prática - para gerir projetos e ações. Então, aproveite o melhor que o mundo digital pode te oferecer. Softwares como Trello e Wrike, por exemplo, permitem ter uma visão panorâmica do andamento das ações. Assim, todos da equipe trabalham sincronizados e integrados, como uma orquestra!

9 - Estabeleça metas e recompensas

É uma boa forma de motivar as equipes! Ser reconhecido é sempre interessante para os profissionais, desde que as metas traçadas sejam possíveis. Nada de criar objetivos impossíveis e que deixarão o time mais estressado do que motivado.

10 - Benefícios para turbinar a produtividade

Os benefícios são grandes aliados. Em relação à alimentação, profissionais com hábitos saudáveis tendem a ter entregas melhores, porque sua qualidade de vida melhora como um todo. O mesmo acontece com os exercícios físicos, que trazem saúde e bem-estar, daí a importância de expandir os horizontes e oferecer algo como um benefício academia, por exemplo.

Outra forma de ligar o modo turbo da produtividade é disponibilizar um auxílio para ser utilizado na compra de itens para o home office ou para o pagamento de despesas relacionadas. Certamente, todos saem ganhando!

Leia mais sobre benefícios no trabalho híbrido: quais as melhores opções para oferecer às equipes

Concluindo

A produtividade é algo que as empresas precisam, mas não é um resultado que aparece de uma hora para outra. É preciso trabalhá-la no dia a dia, motivando as equipes e oferecendo as condições adequadas aos novos modelos de trabalho que surgiram com a pandemia. Estamos falando de um formato muito mais flexível, que permite aos trabalhadores atuarem remotamente.

E aí, gostou das dicas? Ao colocá-las em prática, você verá uma grande diferença nos resultados!

Até a próxima.
 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos