• Início
  • Sodexo Insights
  • Anywhere office: seu escritório pode ser em qualquer lugar

Gestão de negócios

Anywhere office: seu escritório pode ser em qualquer lugar

Mais amplo do que o home office, esse modelo prova que sair do padrão resulta em produtividade. Veja como abraçar essa ideia

Artigo - anywhere office.jpg

Tanto faz o local de onde o colaborador ligou seu computador. Pode ser de casa, de um hotel no campo, da biblioteca do clube, de uma cafeteria, do espaço de coworking, da sala de espera do médico... O importante é que ele tenha o equipamento adequado, uma boa conectividade e motivação. Cada vez mais as empresas estão vendo os benefícios do chamado anywhere office - literalmente, trabalho em qualquer lugar.
 
Estamos falando de uma tendência. Segundo o Gartner, a previsão é que até 2023 40% das empresas estejam experimentando uma mistura entre o físico e o virtual, permitindo que os funcionários trabalhem longe dos escritórios. E o mais animador: os resultados dessa nova experiência são mais produtividade e melhor desempenho. Quer saber como isso será possível? Neste artigo você verá:

Diferença entre home office e anywhere office

Basicamente, quem trabalha no modelo home office acaba criando seu próprio escritório em casa, com um cantinho adaptado. Já o anywhere office chega com a proposta de que qualquer lugar do mundo pode servir como base, desde que haja uma boa conexão com a internet e o dispositivo adequado para se comunicar com o time.
 
A filosofia do anywhere office explica tudo: trabalhar é uma atividade e não um lugar. Pronto! Sentindo-se bem no local em que você apoia seu computador, a produtividade será a mesma (e até melhor!) do que no escritório.
 
Já pensou poder passar um tempo em um local diferente, com uma vista para a natureza, respirando novos ares, acordando com o som dos pássaros, por exemplo? Você não trabalharia melhor em um ambiente assim? Pois é possível se a empresa permitir esse modelo de trabalho.

Benefícios do anywhere office

Mais produtividade

O ambiente interfere na capacidade produtiva do colaborador. Por isso, é preciso confiar nele e deixar que escolha o local onde se sinta mais relaxado, criativo e motivado. Respirando novos ares e reduzindo o estresse, certamente ele terá melhor desempenho.
 
Menos gastos para a empresa

Deixar o funcionário livre para trabalhar de onde bem entender ajuda também na economia da companhia. Se ele não estará no escritório cinco dias por semana, o impacto será sentido nas contas de energia, de água, internet… Isso sem contar que, com menos idas ao escritório, pode ser possível ainda reduzir os espaços da empresa e gastar menos com aluguel, por exemplo.
 
Melhores contratações

Se o trabalho é remoto, você pode buscar talentos em qualquer lugar. Sendo assim, é possível abrir o leque para contar com quem mora fora da cidade ou até mesmo do país, ou seja, há muito mais chances de contratar os melhores profissionais do mundo.

Como estruturar um modelo de anywhere office eficiente e saudável?

Adapte a empresa

O modelo só vai funcionar se a cultura organizacional estiver alinhada. Aqui, o ponto principal é a mudança de mindset. Lembre-se: a ideia é melhorar a produtividade com a troca do presencial pelo digital. Invista nisso! Confie nas pessoas, ofereça ferramentas adequadas, treinamentos para os líderes e não fique preso ao padrão anterior. Haverá uma nova rotina e todos devem estar na mesma página para que ela seja bem-sucedida.
 
Invista em tecnologia

Para que o fluxo de trabalho presencial migre 100% para o digital, abrace as ferramentas certas. Há diversos facilitadores de gestão, de acompanhamento de tráfego e softwares que deixam o gestor a par de absolutamente tudo o que se produz mesmo à distância. Assim, fica fácil identificar gargalos e apontar as saídas para que as entregas sejam feitas da melhor maneira. 

Também é fundamental encontrar as melhores soluções para garantir a proteção dos dados, já que tudo deverá ser compartilhado em nuvem. Não economize na hora de pensar na segurança.

Coloque o suporte de TI à disposição

Para que todos possam acessar tudo a qualquer momento e de qualquer lugar, ofereça apoio. Infraestrutura tecnológica de qualidade e uma equipe de TI que esteja 100% disponível e disposta a ajudar serão fundamentais até que todos estejam adaptados. 
 
Confie no time

Essa é a chave de tudo! Não adianta querer controlar os funcionários minuto a minuto. É importante que eles sintam que são respeitados e que há confiança nessa relação. E não tem erro: os resultados sempre aparecem.
 
Incentive as equipes

Por meio de benefícios, é possível proporcionar mais qualidade de vida às pessoas – e não é isso que elas buscam com o anywhere office? Atue nesse sentido, oferecendo possibilidades de cuidado com a saúde e o bem-estar.
 
Vale investir em benefícios como o Gympass, para incentivar a atividade física e manter corpo e mente saudáveis; Alimentação Pass, aceito em supermercados, mercearias e hortifrúti em todo Brasil, para refeições mais saudáveis; e apoio para o trabalho com conforto, com o  Sodexo Multi com crédito para suprir as necessidades específicas de cada trabalhador remoto.
 

Concluindo

Está cada vez mais evidente que o bem-estar do funcionário interfere no desempenho e na produtividade. Então, não importa de onde ele esteja trabalhando, mas como se sente naquele local. Sendo assim, o anywhere office, um modelo que permite o trabalho de qualquer lugar do mundo, ganha cada vez mais espaço.
 
Os benefícios são para o colaborador, que se sente melhor, mais motivado e escolhe de onde vai acessar seu trabalho, e para a empresa, que ganha com funcionários mais motivados, produtivos e ainda consegue economizar com infraestrutura. Para tanto, é fundamental que a cultura organizacional esteja alinhada ao novo modelo, além de investir em tecnologia, mostrar confiança e oferecer benefícios voltados à qualidade de vida do trabalhador.
 
Precisa de ajuda para escolher o pacote mais adequado para garantir bem-estar aos seus funcionários? Conte com a Sodexo.

Fale conosco!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos