• Início
  • Sodexo Insights
  • Investir em benefícios para funcionários dá resultado?

Gestão de negócios

Investir em benefícios para funcionários dá resultado?

Empresas e colaboradores ganham! Quer saber como? Te mostramos como os benefícios podem impulsionar os lucros

ROI dos benefícios para funcionários

Gasto, custo ou investimento: eis a questão! Benefícios são despesas? Quando falamos sobre benefícios para funcionários, a palavra "despesa" perde todo o seu sentido. E o motivo é simples: oferecê-los às equipes é sinônimo de ganhos - e para os dois lados.

Olhando para dentro do negócio, podemos dizer que oferecer esse tipo de recurso impacta positivamente a produtividade e o bem-estar dos times. Ou seja, haverá resultados mais satisfatórios e, consequentemente, vantagens financeiras. Mas não para por aí. Quer saber como sua empresa cresce oferecendo benefícios aos colaboradores? Fique conosco. Você verá:

Benefícios para funcionários: despesas, custos ou investimentos?

Sabia que o retorno sobre o investimento em benefícios para funcionários pode ser de até 1,5 mil%. Segundo um estudo divulgado pela Marsh McLennan Agency, diversos aspectos do negócio são impactados quando os trabalhadores têm acesso a esse tipo de recurso. Há melhoras expressivas em produtividade, bem-estar e motivação.

Em contrapartida, sabemos que apostar nesse caminho exige um planejamento financeiro específico. Afinal, são as nossas movimentações de hoje que guiarão os resultados de amanhã. A boa notícia é que os benefícios para colaboradores são, sim, uma espécie de investimento. 

Aliás, você sabe qual a diferença de custos, despesas e investimentos? É importante ter isso em mente. Em primeiro lugar, "custos" são aqueles gastos que têm influência direta no produto final da empresa. Ou seja, tratam-se de valores utilizados com matéria-prima, mão de obra e logística, por exemplo. 

Já as despesas representam montantes que não estão diretamente ligados à produção final, como os gastos administrativos e de manutenção.  Por fim, os investimentos são todos os valores gastos com o objetivo de aumentar a produtividade e os lucros da empresa. É nessa categoria que entram os benefícios adicionais – aqueles que não são obrigatórios por lei – concedidos aos funcionários da empresa.

Benefícios para funcionários dão resultado para a empresa?

Curioso para saber os resultados de se investir em
benefícios para funcionários? Baixe o infográfico!

Mas, afinal, como esses benefícios para funcionários podem ser um investimento?

Existem diversos motivos que tornam os benefícios adicionais verdadeiros investimentos para a empresa. Listamos aqui os principais:

Incentivos fiscais
As empresas que concedem benefícios para melhorar a qualidade da alimentação do trabalhador, como vale-refeição e o vale-alimentação, e são cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) podem obter incentivos fiscais, como é o caso da dedução no imposto de renda para empresas sujeitas à tributação pelo lucro real.

Leia mais sobre o PAT: saiba como ter acesso às isenções fiscais

Os melhores talentos
Este estudo apontou que 70% das PMEs que oferecem benefícios de alimentação aos colaboradores percebem uma facilidade maior para atrair e reter novos profissionais na empresa.

Produtividade
A mesma pesquisa mostrou que 76% das empresas notaram um aumento na produtividade da equipe quando passaram a conceder benefícios para funcionários. Ou seja, os colaboradores trabalham melhor e mais motivados.

Lucratividade
Por fim, uma consequência direta do aumento da produtividade dos trabalhadores é o aumento do lucro final da empresa. Afinal, quando os funcionários passam a render mais no trabalho, sabendo que são valorizados pelo empregador, a produção final é afetada de forma positiva e o lucro tende a aumentar.

Concluindo
Os benefícios são considerados investimentos, uma vez que impulsionam a produtividade e a lucratividade dos negócios. Ao contribuir para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, eles trabalham melhor e, consequentemente, suas entregas tendem a ser mais criativas e efetivas.

Quer saber como ter um pacote de benefícios atrativo e diversificado? A Sodexo tem diversas opções em benefícios para seus colaboradores que atendem aos diferentes perfis do seu negócio. Solicite uma proposta ou entre em contato conosco para saber mais!

Ainda está na dúvida sobre os retornos que esse tipo de recurso pode representar para você? Então, tal baixar este infográfico que mostra os resultados de se investir em benefícios? As respostas estão todas aqui.

Até a próxima!
 

 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos