• Início
  • Sodexo Insights
  • Remuneração além do salário

Gestão de negócios

Remuneração além do salário

A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda diferença no seu pacote de compensation

Como fazer um pacote de remuneração além do salário

A gestão focada em pessoas é tendência! Isso faz dos pacotes de compensation grandes trunfos para os negócios. Estamos falando aqui da oferta de uma combinação atrativa de benefícios para somar ao salário proposto aos candidatos ou a quem já está contratado e trabalhando nas suas equipes.

Plano de saúde, ajuda de custo para educação e benefícios relacionados à alimentação são alguns dos recursos que podem fazer parte desse modelo de negócio humanizado. E o melhor: sem onerar a empresa com custos fora do planejado. 

Quer saber como montar o seu? Fique conosco por aqui! Você verá:

●    Gestão focada em pessoas é essencial
●    Pacote de compensação pode ser atrativo e ficar dentro do orçamento
 

Gestão focada em pessoas é essencial

O sucesso de uma empresa depende de seus funcionários. Por isso, além de escolher bons profissionais, é indispensável mantê-los felizes e motivados. 

Baixe um e-book gratuito sobre employer branding e marca empregadora

O sucesso de uma empresa está diretamente atrelado a estratégias de uma boa marca empregadora. 
Leia mais neste manual da marca empregadora

 

Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório O Futuro de Vida no Trabalho, feito pela Sodexo Insights em parceria com a Harris Interactive, a produtividade é impactada quando se tem algum problema relacionado à saúde mental.

Dos entrevistados que relataram queixas nesse sentido, 90% afirmaram que houve quedas significativas no rendimento durante a pandemia.

O bem-estar físico também foi afetado nesse período. Os motivos? Redução dos exercícios físicos (65%), alimentação menos saudável (40%) e aumento do consumo de bebida alcoólica (22%).

Como a empresa pode ajudar?

O estudo mostrou ainda que 91% dos trabalhadores consideram bem-vinda a ideia de receber algum tipo de apoio das empresas. 

Nesse sentido, uma forma de mostrar preocupação com o bem-estar e com a qualidade de vida da equipe é fazer uma escolha adequada de benefícios. Combinado ao salário, é  o tal pacote de compensation que mencionamos. 

Assim, os funcionários têm acesso a recursos importantes, como alimentação e saúde, vitais para a qualidade de vida. E essa rede de segurança pode ir além: há empregadores que oferecem apoio para lazer, estudos, infraestrutura de trabalho e serviços que facilitam a vida diária, como auxílio-creche.

Já para as companhias, o investimento financeiro em benefícios tem retorno indireto, pois colaboradores saudáveis e valorizados produzem melhor. Uma pesquisa da Officevibe mostra que funcionários engajados geram 2,5 vezes mais receita para o negócio.

Pacote de compensation é atrativo e fica dentro do orçamento

Os benefícios mais procurados pelos brasileiros atualmente são seguro saúde, flexibilidade de home office e vouchers de refeições subsidiadas, cartão ou app. Oferecê-los ajuda a atrair e reter talentos, sem pesar no bolso da empresa.

Isso acontece porque não são recursos tributados do salário. Quando uma companhia decide disponibilizar vale-alimentação ou refeição, por exemplo, pode fazer o cadastro no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). 

Para se ter uma ideia, a iniciativa do governo federal permite a isenção de encargos sociais e, no caso de companhias sujeitas à tributação pelo Lucro Real, é possível a dedução de até 4% do Imposto de Renda).

Em relação à saúde, vimos que a pandemia evidenciou a importância de darmos uma atenção redobrada ao bem-estar e ao equilíbrio. Desde então, os profissionais têm valorizado benefícios como planos de saúde e odontológico, seguro de vida e auxílio a atividades físicas. Também existem serviços de apoio ao colaborador, que dão acesso a atendimento com psicólogos e outros profissionais pelo telefone ou presencialmente. 

É importante ficar de olho para incluí-los no pacote de compensation e fazer os olhos dos seus candidatos e funcionários brilharem!

Concluindo

Ter um pacote de compensation atrativo é ideal para fazer a sua empresa sair na frente ao contratar talentos ou mantê-los mais tempo satisfeitos, motivados e produzindo seu melhor. Só que na hora de montar uma seleção de benefícios adaptada às necessidades dos colaboradores e ao orçamento do negócio, é essencial procurar uma parceira especializada para se destacar!

Atenta ao novo cenário, a Sodexo, referência em cartão de benefícios, como o Refeição Pass e o Alimentação Pass, também oferece soluções de bem-estar e saúde sob medida. 

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a compor um pacote de compensation atrativo? Assine nossa newsletter preenchendo o formulário nesta página e tenha acesso a mais conteúdos sobre gestão de negócios, experiência do colaborador e muito mais!


Até a próxima!
 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos

Como fazer o melhor onboarding em tempos de trabalho remoto

Veja o que deve mudar no processo de integração dos talentos contratados para garantir uma recepção memorável

Home office ou presencial? Como escolher

Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo prós e contras de cada um

Como obter as isenções fiscais do PAT? A gente explica!

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!

Qual o melhor vale-alimentação do Brasil?

Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação

Home office: o que sua equipe deseja?

Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido

Como montar o melhor pacote de benefícios

Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?

Quais benefícios oferecer no pós-pandemia?

Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto

5 passos do RH Estratégico

Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu potencial para atração/retenção de talentos!

Lei do home office: como se adaptar

Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros

Como personalizar os benefícios da equipe

Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação

Home office: benefícios mais indicados

Veja quais benefícios são mais indicados para as suas equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto

Como motivar seu time no trabalho híbrido

É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!

Engenharia de cardápio: use a seu favor

Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante

Promova seu negócio nas redes sociais!

Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento

Calendário de ofertas: venda o ano todo

Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo

Ticket médio: como faturar mais

Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio