como atrair mais clientes no restaurante

15 estratégias para deixar seu restaurante mais atrativo

12 Agosto 2022

Quer saber mais sobre como atrair clientes e conferir dicas que vão tornar o seu estabelecimento irresistível? Leia nosso artigo

A atração de clientes é fundamental para um restaurante. Ela é importante não apenas para chamar a atenção daqueles que ainda não conhecem o seu estabelecimento, mas para manter o interesse de quem já é cliente. Por isso, é preciso se perguntar com certa frequência “como deixar meu restaurante mais atrativo?” e construir soluções baseadas nisso.

E se engana quem pensa que a atratividade está relacionada apenas a uma boa aparência e decoração. Vai muito além disso, pois, inclui a identidade da marca, o marketing empresarial, a experiência de compra e até mesmo as estratégias de fidelização adotadas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não pare agora, continue a leitura e obtenha insights incríveis para o seu restaurante!

1. Defina o público com o qual você quer trabalhar

O primeiro passo para ter um restaurante realmente atrativo é conseguir direcionar o seu trabalho para um público específico. Muita gente acha que trabalhar com comida é o mesmo que atender a todo tipo de gente, mas não funciona bem assim.

É importante ter em mente qual é o segmento do mercado que você quer atingir, porque isso vai ajudar você a estabelecer as estratégias certas e obter retorno sobre os seus investimentos. Um restaurante requintado não atende o mesmo público que um popular, por exemplo.

A ideia aqui não é fazer uma distinção excludente entre os públicos, pelo contrário. É só delimitando o perfil de consumidores que você quer atender que você vai conseguir entregar um serviço e um produto de excelência para ele.

Portanto, seja muito específico nessa etapa. Defina, para começar:

  • a faixa etária com a qual você quer trabalhar;
  • a renda familiar média desse grupo de pessoas;
  • os hábitos alimentares;
  • o estilo de vida (se é mais fast food ou saudável);
  • o tempo disponível para as refeições;
  • a rotina ideal que você pode otimizar com a venda do seu produto.

Com isso, você pode criar soluções pontuais que vão resolver problemas importantes do dia a dia das pessoas. Você pode focar em um público classe alta, que quer refeições de extrema qualidade, com privacidade e conforto no ambiente. Ou, então, atender a trabalhadores com uma rotina corrida, mas que querem comer saudável durante a semana.

2. Compreenda a jornada de compra do seu consumidor

Entender quais são os fatores mais importantes na jornada de compra do seu consumidor também vai contribuir para que você consiga resolver seus principais desafios. Para tanto, é preciso se colocar no lugar do seu público-alvo ideal e tentar entender o que ele considera na hora de decidir entre entrar no seu restaurante ou naquele do outro lado da rua, por exemplo.

Para tanto, é importante se perguntar o que gera mais valor para o seu cliente, que pode ser:

  • comodidade;
  • rapidez;
  • qualidade da comida;
  • preço;
  • variedade;
  • qualidade nutricional.

Muitos fatores podem estar envolvidos nessa escolha, desde os métodos de pagamento que você aceita até quão agradável o seu cliente julga ser fazer uma refeição no seu estabelecimento. Para se ter uma ideia, alguns clientes querem apenas a praticidade de receber a comida em casa sem perder suas características como frescor e crocância.

Por isso, é crucial ficar atento ao que gera valor para essas pessoas. Só assim você vai conseguir implementar algumas pequenas facilidades que vão fazer toda diferença e tornar seu restaurante mais atrativo, principalmente quando é comparado com a concorrência.

3. Descubra como proporcionar a melhor experiência

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas já não estão mais atrás de produtos ou serviços, elas estão atrás de experiência, não é mesmo? Isso é válido principalmente para o setor alimentício. Quando uma pessoa deixa de fazer um pedido de fast food pelo celular e se desloca até o seu estabelecimento, ela quer viver uma experiência culinária imersiva.

Em outras palavras, significa dizer que ela está atrás de um atendimento humanizado, comida fresca, pratos recém-preparados, um ambiente agradável e todo o ecossistema de um restaurante. Nesses casos, a comida divide espaço com todos os outros fatores que podem tornar aquele momento mais agradável.

Para criar uma ótima experiência, também é importante que você pense em detalhes que, normalmente, a concorrência deixa passar despercebido. Em alguns casos, isso significa criar um espaço kids para que os pais possam comer tranquilamente, em outros pode envolver uma boa música como som ambiente.

O atendimento também faz toda diferença nesse quesito. A abordagem dos garçons, a facilidade e a autonomia para fazer o pedido, a cordialidade da fala... Tudo conta para uma experiência incrível. Em alguns locais, até mesmo a presença do chef no salão em alguns momentos da noite pode dar um brilho todo especial.

4. Desperte os sentidos e as emoções do seu público

A comida está muito relacionada com as nossas memórias afetivas. O sabor dos ingredientes, os aromas envolvidos e até a temperatura de um prato pode nos remeter a lembranças e sensações realmente emocionantes. Quem nunca se lembrou da infância, dos avós ou de uma viagem ao saborear um prato específico?

Tudo isso pode ser usado a favor do restaurante para tornar a experiência mais atrativa. Mas é claro que você pode ir além da comida para proporcionar essas sensações. Organizar cardápios e decorações referentes a determinadas épocas e datas do ano é uma boa ideia. Celebrar diferentes culturas com pratos típicos também.

Algumas sacadas de marketing também podem vir muito bem a calhar. É importante ter um calendário de ofertas para que você possa organizar promoções e vender o ano todo. A exemplo disso, estão os eventos de dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e até o dia do amigo, por que não? Desse modo, você pode explorar sentimentos, emoções e as relações dos clientes, ajudando a transmitir cuidado, carinho e afetividade com quem é importante para eles.

5. Construa um atendimento encantador

Um atendimento encantador pode depender de muitos fatores. Ele pode ser construído a partir da adoção de tecnologias inovadoras e surpreendentes ou simplesmente por meio de um relacionamento próximo e amigável entre os atendentes e os consumidores.

A verdade é que, na era digital, em que a maioria das estratégias é desenvolvida transformando as pessoas em números e dados, todos querem se sentir um pouco mais humanos e importantes. Sendo assim, é bastante relevante personalizar o atendimento para que cada consumidor (em casa ou no restaurante) saiba que a sua preferência pelo estabelecimento é valorizada.

Conhecer os clientes mais frequentes pelo nome e até memorizar algumas características sobre eles é um bom começo. Mas é claro que isso não é tão simples para quem está acostumado a atender muitas pessoas. Nessas horas, um software que registra o histórico do cliente pode ajudar.

Imagine, por exemplo, que você tem um ciente que sempre (ou quase sempre) pede o mesmo item de acompanhamento no seu pedido. Se isso fica registrado no histórico, você pode dar uma rápida olhada nele e, eventualmente, mandar um componente extra, de brinde. Certamente ele se sentirá especial, afinal, você não está mandando um item aleatório, mas algo de que ele gosta.

6. Tenha uma comunicação visual coerente

Estabelecimentos costumam dedicar grande parte da sua atenção aos aspectos culinários do negócio. É claro que isso é importante, mas não se pode deixar de lado outros fatores, como a comunicação visual do restaurante.

A identidade visual de uma empresa é o que a apresenta. É composta da sua logo, seu conjunto de cores, o design do cardápio e das postagens de mídias sociais, por exemplo. Quando você não constrói uma e não segue um padrão, seu restaurante pode acabar com uma imagem mais amadora e informal.

Então, investir em uma comunicação visual coerente também é importante para uma boa apresentação. Ela fortalece a confiança dos clientes na marca e ainda ajuda a criar uma impressão melhor com aqueles consumidores que ainda não são seus clientes.

Desse modo, quando você faz um anúncio pago nas mídias sociais, por exemplo, é relevante que a imagem chame a atenção e passe credibilidade. Assim, fotos com uma boa resolução e designs padronizados podem fazer toda a diferença.

Hoje já existem muitos editores online e até mesmo gratuitos que ajudam a padronizar todos os itens que precisam constar na sua comunicação visual, desde cardápios, posts, imagens de perfil, cartões, adesivos e assim por diante. Uma rápida pesquisada na web já vai resolver seu problema.

7. Esteja presente nas redes sociais

Falando em redes sociais para restaurantes,aproveite do multibenefício em que a sua  participação nesses canais digitais podem trazer. Quantas pessoas você conhece hoje que não utilizam nenhuma rede social? Provavelmente bem poucas. E se está todo mundo usando, é preciso que você também marque a sua presença.

Se manter presente nas redes sociais faz com que o seu estabelecimento seja lembrado. Quanto mais ele for visto entre as publicações, mais sua marca ficará grava na memória do consumidor. E assim que ele pensar em pedir comida ou ir a um restaurante, adivinhe de quem ele vai lembrar...

Por isso, tenha uma estratégia bem elaborada de postagens, divulgue informações importantes e seja ativo. Algumas ideias para isso são:

  • publique stories no Instagram diariamente com promoções, vídeos da equipe e horário de funcionamento;
  • reposte os stories dos seus clientes que marcam a página;
  • divulgue cupons de desconto exclusivos para os seus seguidores;
  • divulgue novos pratos através das redes sociais;
  • dê dicas de preparo de alguns acompanhamentos que podem ser feitos em casa;
  • promova sorteios.

Além disso, não se esqueça de sempre responder as mensagens de quem entra em contato. Quanto antes, melhor. Não deixe as pessoas esperando por muito tempo. E não se esqueça de checar os comentários nas postagens, sempre respondendo a cada um deles com criatividade, leveza e bom-humor.

8. Planeje boas estratégias de divulgação

Suas estratégias de divulgação são um ponto alto do alcance do seu negócio. É importante tornar seu restaurante atrativo para os clientes, mas também é muito relevante que essas mesmas estratégias sejam capazes de chamar a atenção de quem ainda não conhece o seu restaurante.

Pensando nisso, as redes sociais são hoje o melhor canal de divulgação. Por meio da segmentação do público ou de dados de geolocalização, você pode ser visto e lembrado por todos aqueles consumidores que estão por perto.

Mas não se esqueça de que é preciso ir além disso.

Por isso as táticas como os sorteios são tão relevantes hoje. Com eles, você faz com que seus seguidores compartilhem uma publicação da empresa, marquem o perfil e ainda marquem amigos específicos que podem conhecê-la. Essa é, praticamente, a nova maneira de fazer marketing boca a boca em ambiente digital.

Outras estratégias também são bem-vindas, como estar presente em aplicativos de delivery, fazer parceria com estabelecimentos do segmento de alimentação, estabelecer convênios de desconto com instituições empresariais e assim por diante. Nesse ponto, a criatividade é muito bem-vinda.

9. Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso extremamente relevante para que um negócio seja encontrado e avaliado online. Ele pode ser considerado a melhor referência hoje quando queremos saber mais sobre uma empresa. Com ele, você cadastra todos os dados do seu negócio, como horário de atendimento, endereço, horários de pico, os dias em que a empresa estará aberta ou não e assim por diante. Além disso, é possível adicionar fotos e outras informações.

Desse modo, quando um cliente estiver buscando um restaurante no Google, o seu estabelecimento pode estar entre as primeiras sugestões, com todos os dados disponíveis lá para que o consumidor confira. Inclusive, depois de frequentar o seu espaço, ele ainda pode deixar uma avaliação com fotos e comentários, o que vai ajudar a orientar outros consumidores.

O recurso de avaliação também é muito necessário e útil para que você saiba quais pontos podem ser melhorados no seu negócio. Se existem muitos comentários reincidentes sobre a demora no atendimento, por exemplo, você já sabe que talvez seja hora de contratar mais um atendente.

10. Escolha um tema para o seu restaurante

Assim como segmentar o seu público-alvo, determinar um tema exclusivo para o seu restaurante também pode ser uma boa ideia. Isso ajuda você a atrair um tipo específico de cliente e a atrair a curiosidade de outros, além de tornar mais fácil o seu trabalho de se qualificar no que faz.

A exemplo disso estão os restaurantes de comida japonesa e mexicana. Eles certamente não atendem a todos os gostos, mas podem se tornar os melhores dentro daquele segmento que atuam, como uma referência no assunto.

Isso vale para algumas lancherias temáticas, que são desenvolvidas a partir de temas de filmes ou séries. Você pode criar um restaurante de alguma época específica, como os anos 60 ou 80. Ou então fazer algo mais futurista.

Não importa muito qual seja a temática central do restaurante, o importante é que você consiga focar nela e se tornar o melhor naquilo que faz. Assim, você tem a oportunidade de encantar o seu público com a diversidade e qualidade de detalhes, tornando a experiência mais surpreendente.

11. Capriche na elaboração do cardápio

O cardápio pode funcionar como uma espécie de porta de entrada, um cartão de visitas do seu estabelecimento. Por isso, ele precisa ser atrativo, criativo e, sempre que possível, inovador. Para isso, é importante avaliar vários aspectos.

Primeiro, você precisa se certificar de que as composições dos seus pratos são mesmo algo diferente, trazem alguma novidade e apresentam algo que os clientes não encontrarão na concorrência. Apresentar "mais do mesmo" demonstra uma fraqueza bastante expressiva na sua cartilha de opções.

Depois, é preciso organizar as suas opções de maneira criativa e surpreendente, dando nomes inovadores para os pratos. Nisso, os restaurantes temáticos acabam tendo uma grande vantagem. Um estabelecimento com o tema de um filme pode colocar os nomes dos seus personagens nos pratos, por exemplo, e elaborá-los de acordo com a personalidade de cada um.

Por fim, não desista de diversificar suas opções de apresentação. Tenha um cardápio voltado para as crianças, confeccionado com desenhos e com nomes que façam sentido para eles. Além disso, considere aderir aos cardápios digitais, que permitem fazer o pedido diretamente pelo tablet, por exemplo. Isso pode contar muito a seu favor.

12. Ofereça produtos de alta qualidade

Tão importante quanto apresentar uma boa variedade de pratos é garantir  que suas receitas levam o que há de melhor em termos de qualidade de ingredientes. Por isso, quando tiver alguma dúvida entre baixar a qualidade dos itens para manter o preço competitivo ou aumentar o seu preço, nunca opte pela primeira.

Ingredientes de baixa qualidade podem se tornar arriscados para os seus consumidores. Além disso, eles baixam a qualidade dos pratos como um todo e podem acabar prejudicando a imagem do estabelecimento, fazendo com que você perca clientes.

Por isso, se for o caso, prefira ter um preço um pouco acima da média, mas ofereça itens nos quais você realmente tenha confiança. Ao final da experiência culinária, é importante que o cliente sinta que não tem do que se arrepender e que, com certeza, voltaria em uma outra oportunidade.

13. Aposte nos aplicativos de delivery

Como você já viu, os aplicativos de delivery são uma ótima forma de divulgar o seu negócio e, de certa maneira, levar o seu produto a todos os lugares. Por isso, é importante estabelecer essas parcerias que democratizam o acesso à sua comida.

No entanto, lembre-se de desenvolver uma estratégia bem elaborada para isso. Não adianta oferecer um serviço de delivery se você não consegue condicionar sua comida adequadamente para que ela chegue em boas condições no cliente.

Então, antes de começar a divulgar o serviço, é melhor conferir que você tenha os formatos ideais de embalagem para cada tipo de comida. Além disso, avalie criteriosamente se vale a pena você ter entregadores próprios e treinados, ou se o serviço de entrega pode ser fornecido por terceiros.

Por fim, inclua o valor da entrega no preço dos seus produtos ou deixe claro que a corrida é cobrada separadamente. Muitos clientes não se incomodam com isso, graças à comodidade de receber o pedido em casa. Mas é sempre bom deixar claro.

14. Faça promoções atrativas

Todo serviço de alimentação se torna mais atrativo quando envolve promoção, não é verdade? Então, aproveite as datas comemorativas a seu favor, venda combos, dê descontos progressivos ou coloque um prato específico em promoção a cada dia da semana.

Vale tudo quando o objetivo é chamar a atenção do cliente. Assim, além de manter o movimento em alta, você ainda consegue captar aquele pessoal que está atrás de preço, mas que, eventualmente, pode começar a comprar de você pela qualidade.

Boas ideias para isso incluem cupons de desconto, lives promocionais, desconto para pedidos programados e assim por diante. Nos dias em que o restaurante estiver com pouco movimento presencial, você pode liberar uma promoção para quem comer no local. E quando estiver cheio, experimente um desconto para quem pedir delivery. Assim, você trabalha na sua capacidade máxima!

15. Esteja aberto a sugestões

Nossa última dica, e talvez uma das mais importantes, é: esteja aberto a ouvir os seus clientes e funcionários e considere as suas sugestões. Não tem ninguém que conheça melhor o seu produto do que o seu cliente. E não tem ninguém que conheça melhor o seu cliente do que o funcionário que o atende.

Sendo assim, quando um cliente diz que falta sal, falta sal. Na maioria dos casos, esses pequenos comentários e sugestões são muito úteis para criar um ambiente amigável, em que as pessoas se sentem importantes e ao mesmo tempo ajudam o negócio a crescer.

É claro que toda consideração precisa ser ponderada e que é impossível fazer a vontade de todos. Mas mantenha-se atento e cordial sempre que alguém quiser pontuar algo sobre o seu restaurante que possa acrescentar.

E agora, com todas essas dicas, você certamente deve ter respondido à sua pergunta sobre “como deixar o restaurante mais atrativo?”, certo? Então, basta começar a colocar a mão na massa e observar as mudanças acontecendo.

Não se esqueça que não desenvolver estratégias para manter o seu restaurante mais atrativo pode causar prejuízos sérios a longo prazo. Isso pode diminuir seus resultados e ainda aumentar o destaque dos seus concorrentes. E você não quer isso, não é?

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