como saber publico alvo

Você conhece o público-alvo do seu negócio?

7 Outubro 2022

Melhore seus resultados de venda aprendendo como identificar quem são os seus consumidores e como adequar seu estabelecimento e sua operação a eles

Entender quem é seu público-alvo e quais são as preferências dele é o primeiro passo para elaborar estratégias mais eficientes, que realmente ajudem a alavancar os resultados de venda do seu estabelecimento. Mas é claro que essa missão pode ser bastante desafiadora, especialmente se você não tem familiaridade com o assunto.

Se for o seu caso, não se preocupe. Vamos ajudar você a identificar seu público consumidor e a aplicar algumas estratégias para acertar na comunicação da sua marca com ele. Continue lendo!

Qual a importância de definir o público-alvo do estabelecimento?

Público-alvo é aquele grupo de pessoas (consumidores) com características em comum e que, em função dessas particularidades, estão mais propensas a escolher sua marca ou os produtos que você oferece no seu estabelecimento.

A definição desse público-alvo não é feita com base nas suas preferências. Na verdade, ela está baseada em uma pesquisa aprofundada de mercado, dos seus consumidores atuais e dos comportamentos de compra dessas pessoas. Além disso, são consideradas variáveis como:

  • gênero;
  • idade;
  • renda;
  • grupo familiar;
  • escolaridade.

Com essas informações, é elaborado um perfil de público-alvo, que vai orientar você e direcionar suas estratégias de marketing e de vendas. Por meio de:

  • uma comunicação e identidade da marca mais alinhada;
  • canais de comunicação consumidos por essas pessoas;
  • conteúdos que sejam relevantes para o seu dia a dia;
  • promoções estratégicas para as suas necessidades;
  • substituições e incorporações de produtos que atendam às suas demandas.

Como conhecer seu público pode melhorar os resultados de venda?

Existem muitas razões para se aprofundar nos conhecimentos sobre seu público-alvo. A seguir, você poderá conferir as principais delas!

Ajuda a entender os hábitos de compra

Sabendo quais são os hábitos de compra do cliente, fica mais fácil se preparar para atendê-lo. No caso de um supermercado, por exemplo, é importante saber qual é o dia das compras do mês do seu consumidor. Em um restaurante, descubra quais são os dias da semana em que ele costuma fazer suas refeições fora de casa.

Permite que você ofereça os produtos certos

Você não precisa colocar todos os seus itens em promoção para chamar a atenção do cliente. No entanto, é importante ofertar os produtos certos para que ele venha até você. Mesmo sem redução no preço, por exemplo, conhecer seu público ajuda a evitar que ele não encontre o que procura no seu estabelecimento.

Contribui para promoções mais estratégicas

Criar promoções que façam sentido para o seu público e tragam o retorno esperado é a forma mais inteligente de aplicar seu conhecimento sobre o assunto. Assim, você não precisa ficar desperdiçando seu tempo nem recursos em ações que não vão engajar o cliente.

Melhora a experiência do consumidor

Conhecendo o seu consumidor, você consegue oferecer exatamente o que ele está buscando. Por exemplo, direcionar uma campanha publicitária para o bairro onde ele mora, fazer promoções de itens relevantes para ele e ainda criar uma experiência mais agradável, fazendo-o sentir que você realmente o conhece.

Como identificar seu público-alvo e conhecê-lo melhor?

Definir seu público-alvo não é algo complicado, embora exija empenho e dedicação. Para facilitar sua jornada nessa missão, elencamos alguns passos. Fique de olho!

Conheça seu mercado

O primeiro passo é entender o território onde está pisando, por meio de uma pesquisa de mercado. Essa estratégia indicará várias informações importantes sobre o nicho no qual você resolveu atuar, o que inclui desde fatores sociais da comunidade até os avanços tecnológicos adotados por ela.

Além disso, é crucial descobrir quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos. Assim, você já entra nesse mercado sabendo quais são os gargalos que pode solucionar e qual é o mínimo de recursos que precisará ofertar para entrar no páreo.

Saiba qual problema o seu negócio soluciona

Restaurantes servem comida, mas esse não pode ser o único objetivo do negócio, porque você terá que competir constantemente com uma infinidade de outros restaurantes servindo comida. Portanto, entenda do que as pessoas estão carentes e proponha-se a solucionar esse problema.

Por exemplo, o atendimento dos restaurantes da cidade é frio e impessoal? Os estabelecimentos locais no ramo da alimentação não dispõem de soluções tecnológicas? Conhecendo as dores, você vai começar a entender as expectativas do seu público:

  • As pessoas querem ser chamadas pelo nome quando são abordadas?
  • Preferem fazer seus pedidos de casa, pedindo delivery, sem ter que esperar horas por isso?
  • Querem ter uma opção de cardápio mais requintada?
  • Buscam preços melhores e mais acessíveis?

Pesquise muito

Quanto mais informações forem levantadas, melhor será a definição do público-alvo. Assim, você conseguirá definir características específicas do seu nicho, tendo maior precisão e eficiência nas suas resoluções.

Isso vai melhorar a experiência do seu público e, talvez, até ajudar na sua fidelização. Ah, e não se esqueça de manter essas pesquisas atualizadas, ou seja, refazê-las de tempos em tempos, mesmo depois de o estabelecimento se consolidar no mercado.

Defina seu público-alvo, de fato

Agora é hora de sintetizar todos os dados das suas pesquisas, montar uma lista com os pontos princiais e selecionar as características das pessoas que estarão no centro da sua estratégia. Você precisará definir:

  • dados demográficos, como idade, gênero, renda etc.;
  • dados geográficos;
  • se é um consumidor final ou empresa;
  • a que geração esse cliente pertence;
  • quais são suas características psicológicas (impulsivo, analítico, crítico etc.);
  • qual o seu momento de vida, se é recém-casado, se é um jovem estudante, se tem filhos ou não.

Use Ferramentas digitais

Muitas ferramentas podem ser aliadas nessa tarefa. O Google Analytics é gratuita, ajudando a mensurar o comportamento online do consumidor no seu site. Outra opção é o Google Trends, usado para entender as tendências de pesquisa e seus dados demográficos. E o Google Think Insights, que também é direcionado para a análise de público-alvo.

Com base nas informações que você conferiu ao longo deste post, já é possível dar os primeiros passos em relação à definição do seu público-alvo e usar isso a favor das suas estratégias de marketing. Ter esse foco vai impactar diretamente os seus resultados de venda.

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