• Início
  • Sodexo Insights
  • Como será o futuro do trabalho? A gente explica!

Inovação e tendências

Como será o futuro do trabalho? A gente explica!

Plataformas digitais, metaverso, dados e muito mais. Conheça as principais tendências e o que fazer para a sua empresa ficar alinhada a elas

Vivemos um turbilhão de informações, mudanças e movimentações nos últimos anos. Tudo isso fez os nossos olhos se voltarem cada vez mais para o futuro. Afinal, ficou bem clara a importância de avaliar as movimentações do mercado constantemente para evitar sustos ou situações inesperadas. 

Estudar o futuro do trabalho é, portanto, um dever de casa para todas as empresas. Mas como fazer isso na prática e quais são as principais tendências? É o que contamos no vídeo a seguir:

Continue lendo este artigo, você verá:

      

Por que é tão importante olhar para o futuro do trabalho?

Segundo a pesquisa O Futuro da Vida no Trabalho, realizada pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, 92% dos profissionais querem trabalhar remotamente hoje em dia. Você imaginaria esse cenário antes da pandemia? E mais: um estudo feito pelas norte-americanas Paychex e Future Workplace mostrou que os benefícios mais desejados pelos funcionários são aqueles ligados à saúde emocional. E aí, isso tinha passado pela sua cabeça há alguns anos?

A pandemia reforçou a importância de estarmos sempre de olho nas tendências para nos prepararmos como profissionais e como gestores de negócios. Durante a crise sanitária do Covid-19, por exemplo, saiu na frente quem esteve atento às movimentações de mercado, como a adoção de plataformas digitais para otimizar o trabalho, o uso de dados para orientar a tomada de decisões e até mesmo a entrada no metaverso (falaremos dele mais à frente). "É muito importante que os profissionais pensem e estudem o futuro do trabalho para que possam se preparar hoje, com foco no amanhã", comenta Alessandra Rippel, especialista em estudos de futuro.

Em relação às empresas, segundo ela, acompanhar de perto as mudanças nos modelos de trabalho é uma forma consistente de se antecipar a elas. Quem já havia adotado o trabalho remoto antes da necessidade de isolamento social, por exemplo, passou pela fase de adaptação de um jeito menos doloroso. Isso porque soube identificar o potencial do modelo híbrido previamente.

Galo Lopez Noriega, Professor de MBA, especialista em People Analytics e consultor, destaca ainda que pensar no futuro do trabalho é de extrema importância também para atrair e reter talentos.  "Se a companhia quer manter os melhores profissionais, é fundamental pensar nesse futuro com clareza", ressalta.

Como será o trabalho no futuro

Mas e como será o futuro do trabalho?

Os últimos anos deram pistas do que está por vir: ambientes flexíveis, atuação remota, bem-estar e saúde mental no centro, plataformas de gestão e uso de dados para orientar as decisões em todos os setores do negócio. Quer saber mais? Trazemos, a seguir, as principais tendências, na visão da Alessandra.

Dados e mais dados

People Analytics, anote essas palavrinhas. A sua empresa precisa delas. Isso porque usar os dados será cada vez mais importante para avaliar as equipes bem de pertinho e poder oferecer a elas uma experiência excelente. Com todo mundo feliz, certamente a produtividade irá lá para cima. "Então, use os dados para que isso te fortaleça enquanto protagonista no dia a dia do negócio. Já pensou em o turnover do seu time em até 80% ou diminuir em 50% o período de contratação. Você tem tudo em suas mãos, use", sugere Ana Meneghini, CRO da Sólides.

Além disso, quando se tem uma boa base de dados em mãos, você consegue flexibilizar a oferta de benefícios para funcionários, disponibilizando aqueles que fazem mais sentido para cada um.

Tal capacidade analítica não deve se limitar ao RH. A companhia inteira pode se beneficiar das informações geradas a cada segundo, levando a decisões muito mais embasadas e inteligentes.

Surfe na onda da tecnologia

Para Alessandra, certamente vai se dar bem aquela empresa que souber aproveitar todo o potencial das tecnologias que estão disponíveis. O metaverso, segundo ela, é um bom exemplo. "Tem muito negócio investindo desde o início. Quem adotar os recursos que vêm com ele certamente terá bons resultados", comenta.

O conceito de metaverso é uma representação visual da realidade, que mistura realidade aumentada (RA), realidade virtual (VR) ou MR (realidade mista) e Inteligência Artificial. É como um mundo paralelo que, de acordo com Alessandra, revela um universo de possibilidades para os negócios.

Outra vantagem de estar aberto à tecnologia é adotar recursos que podem otimizar o dia a dia, liberando as equipes de tarefas repetitivas e fazendo com que elas se concentrem na estratégia do negócio. Assim, todo mundo ganha!

Um pé cá, outro lá!

Alessandra alerta para o perigo de viver pensando só no futuro. "Assim, você não executa nada", comenta. O ideal é estar alinhado às tendências e ter um olhar analítico para entender o que é possível fazer hoje no sentido de ter resultados melhores ou preparar o negócio para possíveis mudanças. Afinal, o futuro do trabalho é agora!

Flexibilidade é tudo

Segundo a especialista, continuar investindo em boas práticas e em tecnologias voltadas ao trabalho remoto é uma excelente ideia. Foi uma das principais heranças da pandemia - e os bons resultados obtidos mostram que é algo que veio para ficar.

Por isso, aproveite para avaliar o que foi feito emergencialmente e construir um modelo híbrido que valorize as relações interpessoais, o bem-estar emocional e a produtividade. "Não seremos mais os mesmos do que éramos em 2019. E as empresas precisam acompanhar esse movimento", comenta Galo.

Concluindo

O futuro do trabalho está aí! E a gente precisa estar sempre de olho nele. Acompanhar as tendências é fundamental para se antecipar às mudanças de mercado, otimizar as entregas e oferecer um ambiente de bem-estar às equipes.

Já parou para pensar se você tem feito isso? Tem buscado informações? Olhado para a concorrência? Dica de ouro: comece vendo este vídeo do futuro do trabalho que preparamos especialmente para você! Certamente irá te inspirar.

 Até a próxima!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos