• Início
  • Sodexo Insights
  • Home office ou presencial? Como escolher

Gestão de negócios

Home office ou presencial? Como escolher

Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo pós e contras de cada um

home-office-ou-presencial-dilema-da-empresa

Quando a pandemia começou em março de 2020, sem dar aviso, as empresas que puderam rapidamente mandaram suas forças de trabalho para exercer suas funções em casa.

De acordo com um estudo da Fundação Instituto de Administração, 46% das pequenas, médias e grandes empresas adotaram o modelo de home office. 

Agora que a população está vacinada e que a Covid-19 dá uma trégua, os RHs das companhias enfrentam um dilema: é melhor, afinal, manter seus colaboradores no trabalho remoto, voltar todo mundo para o escritório ou adotar o modelo híbrido?

Aqui você vai encontrar:

As vantagens de cada um dos modelos

Claro que todos os modelos de trabalho – remoto, presencial e híbrido – têm vantagens, assim como desvantagens.

No home office, não perdemos tempo em deslocamentos, estamos perto da família, podemos usar os benefícios da assincronicidade e organizar nossa agenda para, por exemplo, fazer uma aula de ioga no meio do expediente.

“A experiência foi bastante desigual para os colaboradores”, diz Fabiana Galetol, diretora de RH da Sodexo Benefícios e Incentivos. “Algumas pessoas que não tinham infraestrutura em casa, como um local adequado e internet de qualidade, sofreram no home office.”

Notamos, também, a falta que o escritório fazia. “Ao longo desses dois anos, a gente começou a perceber que o presencial tem valor, o remoto tem valor, mas tem um modelo que é uma combinação dos dois, o híbrido – e que se, soubermos fazer bom uso, é o melhor para o profissional”, ela diz.

Quer saber mais sobre o trabalho híbrido e para que tipo de negócio ele funciona melhor? Preparamos um vídeo em que as diretoras de RH explicam isso.

Como funciona o trabalho híbrido?

Neste cenário, não faz sentido mais o colaborador ir para o escritório se for para ficar horas e horas em uma sala sozinho trabalhando sentado no computador. Se é um momento de concentração assim, melhor ele ficar trabalhando remotamente.

“O modelo de escritório agora é um modelo para colaboração, para conexão. É interessante ver inclusive como é o desenho arquitetônico desses novos escritórios”, diz Fabiana. 

“Há espaços agradáveis em que ocorre a troca, como cafés; salas de colaboração, que são abertas, para o trabalho em conjunto; 'quiet rooms', as salas silenciosas, para eventuais ligações.” Isso sem contar as salas de reuniões híbridas.

Segundo ela, a mentalidade “remote first”, ou primeiro o remoto, deve fazer parte da rotina das organizações. “É preciso cuidar para que a experiência seja a mesma para quem está presencialmente e em casa. A comunicação assíncrona passa, portanto, a ser fundamental neste modelo.”

Uma boa prática é, segundo Daniela Dall'acqua, diretora de RH da Metlife, estabelecer que, em alguns casos, as reuniões sejam 100% online, mesmo para quem está no presencial. 

“Ainda que da reunião participem 100 pessoas, e 80 delas estejam no escritório, ela vai ser online para todos. Dessa forma, os 20 que estão em casa podem ter a mesma experiência e não se sentem excluídos”, explica.

As tendências do trabalho híbrido

Em março, a Microsoft divulgou a segunda parte de seu relatório anual Índice de Tendências do Trabalho, chamado “Grandes Expectativas: permitindo que o trabalho híbrido funcione.”

Ele parte do princípio de que não somos mais as mesmas pessoas que trabalhavam no início de 2020. “Os últimos dois anos deixaram uma marca duradoura, mudando fundamentalmente a forma como as pessoas definem o papel do trabalho em suas vidas”, afirma.

O documento traz algumas tendências, levantadas após um estudo que envolveu entrevistas com 31 mil pessoas de 31 países, incluindo aí o Brasil, além de análises de trilhões de sinais de produtividade do Microsoft 365 e tendências de trabalho do LinkedIn. Três delas são:

Os colaboradores têm uma nova equação do que vale a pena

Necessidades, identidades e visão de mundo foram remodeladas na pandemia e hoje a maior parte das pessoas está propensa a priorizar sua saúde e bem-estar em detrimento do trabalho. Muitos querem também mudar de emprego por isso e, excluindo o salário, eles consideram que o empregador deve oferecer ao menos essas três coisas importantes:

  • benefícios ou políticas que priorizem a saúde e o bem-estar
  • cultura positiva no local de trabalho 
  • oportunidades de aprendizagem para desenvolver novas habilidades 

Os líderes devem fazer a ida até o escritório valer o descolamento

Os gestores precisam reimaginar o modelo dos escritórios e ter clareza sobre quando, como e por que os colaboradores devem ir até lá. Salas de reunião devem ser reformuladas para serem mais amigáveis ao trabalho híbrido, adicionando tecnologias e mudando o layout/mobiliário. Poucas empresas até agora, no entanto, criaram acordos com as equipes para a definição de quando e por que ir ao escritório.

Home office, presencial ou híbrido: como escolher o modelo para sua empresa?

Como criar o modelo ideal de trabalho?
Baixe agora o infográfico sobre as vantagens do
home office, presencial e trabalho híbrido
!

 

Trabalho híbrido não significa estar sempre “on”

Os sinais e dados captados pela Microsoft mostram que a produtividade no trabalho remoto vai bem, obrigada. O desafio agora é combater a “exaustão digital”, já que o trabalho aumentou no pós-expediente e nos finais de semana. Além disso, as reuniões ainda ocupam muito tempo. Algumas empresas têm revisto a necessidade de resolver tudo por meio delas e adotado dois ou três dias da semana em que elas não podem ser marcadas.

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos

Como fazer o melhor onboarding em tempos de trabalho remoto

Veja o que deve mudar no processo de integração dos talentos contratados para garantir uma recepção memorável

Como obter as isenções fiscais do PAT? A gente explica!

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!

Qual o melhor vale-alimentação do Brasil?

Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação

Home office: o que sua equipe deseja?

Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido

Como montar o melhor pacote de benefícios

Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?

Quais benefícios oferecer no pós-pandemia?

Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto

5 passos do RH Estratégico

Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu potencial para atração/retenção de talentos!

Lei do home office: como se adaptar

Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros

Como personalizar os benefícios da equipe

Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação

Home office: benefícios mais indicados

Veja quais benefícios são mais indicados para as suas equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto

Como motivar seu time no trabalho híbrido

É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!

Remuneração além do salário

A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda a diferença no seu pacote de compensation

Engenharia de cardápio: use a seu favor

Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante

Promova seu negócio nas redes sociais!

Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento

Calendário de ofertas: venda o ano todo

Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo

Ticket médio: como faturar mais

Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio