efeitos da pandemia benefícios para funcionários

Superando os efeitos da pandemia: como apoiar seus funcionários

13 Julho 2022

Orientação psicológica, jurídica e financeira, Gympass, telemedicina... O que oferecer para amenizar os impactos da pandemia

Com a grande maioria da população brasileira vacinada, a pandemia de COVID-19 arrefeceu e a vida parece estar voltando ao normal. Será mesmo? Se olharmos para os impactos dessa crise global em nossa saúde mental entenderemos que muita coisa mudou de março de 2020 para cá. Foram tempos de distanciamento, medo, mudanças, tristeza, paciência, luto, superação... E tudo isso deixou marcas.

 As mudanças comportamentais, inevitavelmente, atingiram a vida profissional. E, nesse cenário, as empresas que quiserem reter seus talentos e  e criar uma experiência mais rica no ambiente de trabalho precisarão cuidar das pessoas, oferecendo soluções que garantam bem-estar, uma nova motivação das equipes e apoio à saúde mental de cada um. Quer saber como fazer isso? Neste artigo você verá:

  
Os efeitos da pandemia na vida e no trabalho

De acordo com estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano de pandemia a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%.

Trazendo os dados para a realidade do Brasil, no final do ano passado, uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontou que mais de quatro em cada dez brasileiros sofreram com problemas de ansiedade. Os índices de depressão ficaram ainda mais altos: 61% relataram o problema. 
  
Para tentar superar esse triste cenário causado pelos efeitos da pandemia, de acordo com a mesma publicação da OMS, 90% dos países pesquisados incluíram saúde mental e apoio psicossocial em seus planos de recuperação pós-pandemia. 
  
A preocupação com o bem-estar das pessoas, antes muitas vezes relegada, hoje precisa ser priorizada, na tentativa de auxiliar a sociedade a se recuperar de um período que deixou inevitáveis sequelas. 
  
Isolamento social, medo do desconhecido e da morte, dificuldades financeiras, questões familiares, entre outros obstáculos, provocaram um estresse tão importante que acometeu tanto a saúde e qualidade de vida no trabalho de muita gente. 
  
Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral com o Talenses Group apontou que 74% dos profissionais no Brasil se sentem emocionalmente afetados pela pandemia. 
  
Diante de dados tão expressivos, as empresas entenderam que precisam oferecer apoio e aumentar a responsabilidade corporativa sobre a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, impactada pelos efeitos da pandemia.

  
O papel das empresas em reduzir os impactos da pandemia

Vida pessoal e trabalho nunca estiveram tão conectados. Por isso, cuidar do bem-estar da saúde e qualidade de vida dos colaboradores entrou como uma das principais tendências para o RH das empresas para 2022.

As companhias entenderam que precisam assumir o papel de promotoras da saúde e do bem-estar de suas pessoas, que são seu ativo mais valioso. 
  
Segundo o estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental, conduzido pela Robert Half com a The School of Life, os colaboradores estão se sentindo cada vez mais vulneráveis. 
  
Por outro lado, o mesmo relatório mostra que mais de 60% dos entrevistados percebem que o nível de preocupação da empresa em relação ao bem-estar e saúde mental dos profissionais aumentou.

 

Pacotes de benefício que preservam a saúde mental e o bem-estar

Oferecer um bom portfólio de benefícios é o jeito mais efetivo e com melhor custo-benefício para as empresas que desejam cuidar de seus funcionários nesse pós-pandemia. Por isso, a Sodexo desenhou pacotes de benefícios que podem atender negócios de diferentes portes e orçamentos.

Todos contam com assistência saúde, telemedicina e o Apoio Pass, serviço exclusivo que oferece orientação psicológica, jurídica, financeira e social aos colaboradores e seus familiares.

Os executivos da Sodexo estão em contato constante com os RHs para entender suas necessidades e desenhar soluções que atendam o mercado. Com a nova oferta de produtos de bem-estar e saúde, a Sodexo muda o conceito de cuidado com a saúde dos funcionários.

Agora, é preciso atuar na prevenção de doenças. Por isso, o empregador precisa levar em conta a questão do bem-estar psicológico, que também passa por alimentação balanceada, aproveitamento dos benefícios da atividade física e saúde bucal. 
   
Soluções como, assistência nutricional, seguro de vida para funcionários e o Gympass, para a prática de atividades físicas, também entram nos combos.

  
Concluindo 
Está claro que a saúde mental em tempos de pandemia foi prejudicada e deixou marcas profundas. Por isso, é hora de cuidar das pessoas. E as empresas estão cada vez mais envolvidas, assumindo essa responsabilidade, cientes de que os colaboradores só poderão ter melhores desempenhos se estiverem com a saúde em dia e sentindo-se bem. 
  
A boa notícia para o RH é que os benefícios são os melhores aliados para suprir essas necessidades. Bons exemplos são os combos da Sodexo que incluem assistência completa para saúde (mental, física, nutricional), Apoio Pass e Acesse tambem o Gympass, o cartão de benefícios para academia e atividades físicas. 
  
Solicite o contato de um especialista e encontre as melhores soluções. Certamente elas ajudarão a apoiar as equipes a lidar com os efeitos da pandemia. 
  
Até a próxima!