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Engenharia de cardápio: use a seu favor

Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante

Como montar um cardápio mais atraente

Você já ouviu falar em engenharia de cardápio? Essa estratégia, que também é conhecida como menu engineering, é uma forma qualitativa de avaliar os itens comercializados pelo restaurante, partindo de categorias analíticas, como popularidade e a margem de contribuição dos produtos. 

Pensando nisso, este conteúdo explica como a engenharia de cardápio foi criada e reúne as melhores dicas para aplicar essa estratégia no seu restaurante, otimizando informações, investindo no aspecto visual do menu, apostando na metodologia dos quatro quadrantes e ampliando a descrição dos produtos. Continue a leitura e aprenda a vender mais com menu engineering!

Veja os tópicos deste artigo:

Como a engenharia de cardápio foi criada?

Não é de hoje que os restaurantes investem na engenharia de cardápio para otimizar a exposição de itens no menu e, dessa maneira, conquistar o público-alvo e conseguir ampliar o número de vendas mensais.

Na verdade, essa estratégia surgiu nos Estados Unidos, quando os professores Michel Kasavanas e Donald Smith, da School of Hospitality Business da Universidade de Michigan, desenvolveram em 1982 critérios analíticos, como o estudo da lucratividade, o custo relativo dos insumos e a popularidade dos pratos, para rearranjar o menu dos estabelecimentos.

Como aplicar a engenharia de cardápio para vender mais?

Até aqui, você sabe o que é e como a engenharia de cardápio surgiu no mercado. Mas a dúvida que fica é como aplicar esse conhecimento ao seu negócio, certo? Listamos as principais dicas!

Otimize as informações

Ao longo de anos, os estudos de menu engineering mostram que otimizar informações no cardápio é um elemento fundamental para conquistar o público. O ideal é dar prioridade e destacar os pratos que são mais rentáveis para o restaurante. Sabe por quê? Isso impacta a quantidade de itens comercializados e diminui consideravelmente a indecisão do cliente sobre qual opção escolher, facilitando a compra.

Pense no aspecto visual

O visual do cardápio é outro ponto essencial para quem quer aumentar o ticket médio do restaurante. Além de investir em imagens chamativas, que despertem o desejo do cliente, e apostar em uma comunicação estratégica, organize os tipos de pratos, separando-os por entrada, opção principal e sobremesa ou criando categorias para comidas veganas e vegetarianas, por exemplo.

Use a metodologia dos quatro quadrantes

Uma das principais contribuições da engenharia de cardápio para o mercado da alimentação é a metodologia dos quatro quadrantes, isto é, uma matriz para classificar os pratos que vão do fracasso (loser) ao sucesso (winner).

Para aplicar esse conhecimento em seu restaurante, vale classificar a popularidade dos pratos, classificando-os nestes quadrantes:

  • estrelas (stars ou winners), opções mais pedidas entre clientes que impactam a lucratividade do negócio;
  • burros de carga (plowhorses), pratos com boa saída no restaurante, mas sem muita lucratividade;
  • quebra-cabeças (puzzles), pratos que não têm muita saída, mas que contribuem para a lucratividade do empreendimento;
  • cães (dogs ou losers), itens com baixa demanda e pouca lucratividade.

Capriche nas descrições do cardápio

Por fim, uma estratégia de menu engineering que auxilia o empreendedor no restaurante é descrever detalhadamente os itens, mostrando quais são os ingredientes usados na preparação do prato e, se possível, indicando a procedência dos insumos.

Neste artigo, você entendeu o que é e como aplicar a engenharia de cardápio para otimizar as vendas no restaurante. Acompanhe nossos artigos para receber mais dicas sobre como aumentar as vendas em seu estabelecimento.

 

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