• Início
  • Sodexo Insights
  • O que é gestão de benefícios e como colocá-la em prática?

Gestão de negócios

O que é gestão de benefícios e como colocá-la em prática?

Entenda o conceito e veja como gerenciar os custos na sua empresa, otimizando recursos financeiros e deixando os funcionários mais felizes

 

Artigo - otimizacao de custos.jpg

Foi-se o tempo em que os talentos eram atraídos apenas pelo salário oferecido para uma determinada função. A pandemia nos trouxe o aprendizado de que nossa qualidade de vida deve estar acima de qualquer remuneração e aí entra o diferencial competitivo para fisgar e reter os melhores profissionais. Benefícios que transformam a experiência do funcionário já são considerados estratégicos nesse jogo.
 
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company mostrou que os benefícios estão em primeiro lugar, ao lado da remuneração fixa, quando o profissional vai escolher uma empresa. Por isso, a gestão de benefícios deve ser também prioridade no RH.
 
Neste artigo você vai entender o que é e como fazer o gerenciamento de custos e benefícios.

 
O que é gestão de benefícios?

Basicamente são as atitudes das empresas no sentido de ofertar outras formas de remuneração além do salário fixo. Vale ressaltar que alguns benefícios são obrigatórios, de acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), mas os extras são os que realmente trarão o diferencial competitivo para sua empresa.
 
Ao proporcionar esses benefícios, a empresa mostra ao funcionário que valoriza o seu bem-estar e que se preocupa com ele, dando melhores condições de trabalho e de vida. Os resultados da criação de um bom programa de benefícios e uma gestão efetiva são motivação, fidelização e mais produtividade.
 
O caminho para fazer uma boa gestão de benefícios

Conheça o perfil dos colaboradores
Olhe para dentro, perceba que há uma diversidade no quadro de funcionários e que eles certamente têm necessidades diferentes. É fundamental conhecer as pessoas para entender de quê elas realmente precisam. Por exemplo: colaboradores da geração millennial provavelmente valorizarão benefícios mais flexíveis e focados no bem-estar.
 
Leve em conta a opinião dos colaboradores e dê opções para que cada um escolha o que for mais interessante de acordo com seu perfil.
 
Saia do básico
Surpreenda os colaboradores com opções diferenciadas. Uma dica é apostar em cartões com múltiplos usos, como os bandeirados que permitem inserir créditos para ajudar no trabalho remoto, para investimento em educação ou até mesmo para reconhecimento com viagens e bonificações.
 
Comunique sobre a gestão
Todos devem estar a par das regras envolvidas na política de benefícios. É importante que cada um saiba quais são seus direitos e tudo o que envolve os benefícios contratados. Deixe tudo muito claro e abra um canal para resolver possíveis dúvidas ao longo do caminho.
Os colaboradores precisam estar cientes de quais são os tipos de benefícios que a empresa oferece. Ao esclarecer esse ponto, é possível evitar o desencontro de informações e a insatisfação.
 
Atenção ao gerenciamento de custos
Para ser bom para todos os lados, faça um planejamento estratégico. É preciso que o custo-benefício valha a pena para os colaboradores e para o negócio. A Sodexo conta com consultores especializados que ajudam a encontrar as melhores soluções para cada empresa.

 
Os benefícios obrigatórios

Alguns benefícios devem ser disponibilizados aos trabalhadores por lei, de acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT). Isso porque o funcionário precisa de recursos básicos para que possa realizar suas funções. Veja a seguir:


- Vale-transporte: segundo a lei, é descontado em folha de pagamento um valor fixo de até 6% referente às despesas com locomoção para ir e vir do local de trabalho. O restante do valor do VT é subsidiado pelo empregador.


- Férias remuneradas: garantir o direito ao descanso é básico. Vale lembrar que o benefício só é válido após um ano de trabalho com carteira assinada.


 - 13º salário: serve como uma bonificação anual para os colaboradores.
 
- FGTS: 8% do valor bruto do salário do colaborador CLT devem ser depositados mensalmente em uma conta bancária. O trabalhador só tem acesso ao dinheiro do FGTS em caso de demissão sem justa causa ou outras condições especiais.
 
- Adicional noturno: aplicado a colaboradores que desempenham suas funções durante a noite.

 
Os benefícios opcionais (e que fazem toda a diferença!)

Estes não são obrigatórios, mas entram como uma forma inteligente de melhorar o ambiente de trabalho, reconhecer e engajar os colaboradores.

- Vale-alimentação e vale-refeição são os benefícios opcionais mais oferecidos e muito desejados pelos profissionais. O primeiro é pago para que os colaboradores façam suas compras em supermercados. Já o segundo é para as refeições, como almoço e janta, em restaurantes.

A Sodexo tem o cartão Alimentação Pass (vale-alimentação), aceito em supermercados, mercearias e hortifrútis em todo Brasil, e o Refeição Pass (vale-refeição), usado para aquisição de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos. Ambos são regulados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

- Auxílio saúde: o plano de saúde é outro benefício muito desejado, ainda mais em tempos de pandemia. O valor referente ao seguro pode ser descontado na folha de pagamento e, ainda assim, é inferior à contratação particular, pois a empresa assume parte desses custos. Da mesma forma, a companhia pode oferecer plano odontológico.

- Bolsas de estudo: a intenção é ajudar os profissionais a buscarem qualificação para desempenharem suas funções. A bolsa pode ser parcial ou total e ser aplicada na graduação, cursos livres ou especializações. Uma boa opção é lançar mão do Sodexo Multi, um cartão bandeirado com crédito que pode ser usado nesse sentido.

Auxílio-creche: mais um dos benefícios dos quais a empresa pode se valer para motivar o funcionário. Ele se torna obrigatório para mulheres que trabalham em empresas com mais de 30 funcionários.

Vale-cultura: com essa modalidade, o empregador define um valor mensal, que pode ser usado para a compra de ingressos para cinema, teatro e outros serviços culturais, ou produtos, como livros, CDs, DVDs e revistas. Conheça o Cultura Pass.

Vale-combustível: com a oscilação de preços do mercado, esse benefício brilha aos olhos dos funcionários. É um estímulo a mais para o colaborador se sentir valorizado e motivado. Veja os benefícios de contratar o Combustível Pass.

Auxílio para home office: o Sodexo Multi, o cartão de benefícios flexíveis da Sodexo, tem uma carteira  específica para apoiar profissionais que trabalham de casa, possibilitando um local mais apropriado, aconchegante e confortável, com uma ajuda de custo para despesas como internet e ergonomia.

Flexibilidade de horários: permita que os funcionários possam realizar suas atividades no momento que for mais adequado, de acordo com suas rotinas. Essa facilidade é muito bem-vista pelos profissionais e um ponto importante na hora de escolher a empresa para trabalhar.

Concluindo

Investir no capital humano é o melhor caminho para atrair e reter os melhores profissionais do mercado. Por isso, a gestão de benefícios tem papel estratégico para o negócio.

Nesse sentido, vale contratar uma empresa especializada, que pode contribuir para melhorar a gestão de benefícios na sua empresa. 

Com profissionais experientes e qualificados, a administração desses recursos será mais eficiente, contribuindo para o crescimento do negócio. Na Sodexo você encontra um pacote completo de benefícios, com consultores especializados que vão ajudar você a otimizar a gestão, trazendo muito mais resultados.

Fale com nossos especialistas!
 
 

 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos