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Gestão de negócios
Marca Empregadora: como criar a sua
Um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas é a manutenção de uma equipe de alta performance. Colocar em prática uma estratégia de Employee Branding é o melhor caminho, confira no e-book
Abordar a atração e retenção de talentos é um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas – e fator decisivo para a competitividade e os resultados das empresas. Segundo o estudo Workforce 2020, feito pela consultoria Oxford Economics com mais de 2,7 mil executivos, as companhias que mais crescem são as que tratam, com atenção, a gestão de talentos.
Não à toa, o relatório “How can companies retain talented employees?” (ou, em português, “Como as companhias podem reter colaboradores talentosos?”), realizado pelo Fórum Econômico Mundial com mais 700 CEOs, mostra que atrair e reter talentos está no topo da lista das maiores preocupações dos líderes das organizações.
Um ponto central para isso é criar uma boa Marca Empregadora – ou, como também é conhecida, Employer Branding. Isso quer dizer passar uma imagem positiva ao mercado, com valores e princípios fortes e ações consistentes de carreira, desenvolvimento, qualidade de vida e referentes aos pilares do ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, ou ambiental, social e governança, em português.
Como fazer isso? Neste artigo, você vai encontrar seis maneiras eficazes:
- Atenção ao onboarding e ao offboarding
- Aposte em treinamento e desenvolvimento
- Monitore o clima e o relacionamento
- Proporcione um ambiente psicologicamente seguro
- Tenha boa prática de benefícios flexíveis
- Estruture uma política de ESG
1. Estruture com atenção a entrada e a saída dos profissionais da empresa
É essencial adotar boas práticas de onboarding, mas sem deixar de lado o momento de desligamento dos profissionais. Isso porque a maneira como o profissional é recebido pela empresa, assim como a forma como a companhia realiza o desligamento, ajudam a construir a maneira pela qual a empresa trata os profissionais – e é vista por eles.
Quando falamos no ingresso à companhia, algumas perguntas podem ajudar a verificar se o processo está sendo feito com qualidade. Há os chamados “padrinhos” para acompanhar o profissional recém-chegado e orientá-lo durante as primeiras semanas na companhia? Existe uma etapa para apresentar as áreas e as práticas e valores empresariais?
No desligamento, Rafael Souto, CEO da Produtive, recomenda prestar atenção no preparo dos gestores para demitir de maneira empática e humanizada, e nunca deixar de falar os motivos da demissão de forma clara, além de dar abertura, também, para o profissional destacar sua experiência. “Essa etapa é estratégica e pode, sim, afastar os bons profissionais”, diz.
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2. Aposte em treinamento e desenvolvimento
A possibilidade de desenvolver a carreira é o principal fator de turnover e de percepção negativa da Marca Empregadora. “Investir no desenvolvimento e na construção da carreira estão no centro da experiência do colaborador”, diz Rafael.
Ele cita algumas ações que ajudam nesse sentido, como ter uma gestão baseada na colaboração e não no tradicional comando e controle, incentivar o protagonismo e o diálogo e ter uma política de livre movimentação.
“O futuro do trabalho será um sistema flexível no qual o profissional pode contribuir em atividades que fazem sentido para seu projeto de carreira e vida, na chamada carreira em nuvem. A capacidade de contribuição de uma pessoa pode estar muito além do cargo que ela ocupa”, completa Rafael.
3. Olhe para o clima e o relacionamento
O clima é mais hostil ou mais aberto, no estilo friendly? Os gestores confiam e dão autonomia às suas equipes? Há momentos de descontração ou a empresa só pensa em bater as metas?
“As pessoas não querem mais viver sob estresse permanente, trabalhando mais de 12 horas por dia, como se o trabalho tivesse um papel pesado na vida”, ressalta o CEO.
4. Proporcione um ambiente psicologicamente seguro
O cuidado com a saúde mental é, hoje, um pilar crucial para a atração e retenção de talentos. Nesse sentido, ganha força a criação de um ambiente de segurança psicológica, que é caracterizado pela confiança que as pessoas têm em expressar opiniões, dar ideias, fazer perguntas, e, principalmente, saber que o erro faz parte do processo e pode ser fonte de aprendizado, e não de punição.
Tão importante quanto esses pontos, ressaltam os especialistas, é a Employer Branding ser um espaço em que as pessoas não tenham receio de falar sobre medos, emoções e angústias, em que não haja julgamentos ou críticas.
5. Tenha uma política de benefícios flexíveis
Quando falamos de Marca Empregadora, a estruturação de uma política de benefícios ajustada à nova realidade do mundo do trabalho é imprescindível para atrair e reforçar laços com os melhores talentos.
Na prática, a política de benefícios flexíveis oferece inúmeras possibilidades para o colaborador, que indica quais são as suas prioridades, abrindo mão de determinadas opções em proveito de outras.
“Esse modelo faz mais sentido hoje para as empresas porque estamos vivendo uma gestão mais customizada. Ele permite que, entre os benefícios oferecidos, o próprio funcionário componha a sua cesta, escolhendo entre educação, cultura, alimentação, refeição, farmácia e papelaria” afirma Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais da consultoria global Great Place to Work.
6. Estruture uma política de ESG
Segundo o Índice de Confiança Robert Half, 83% dos profissionais consultados declararam que um fator importante para aceitar uma oferta de trabalho é a empresa ter boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Portanto, é importante olhar com atenção para os pilares do ESG, com práticas e ações consistentes. Mas, para isso, é preciso ter cultura e atitudes, tanto da liderança como de todas as pessoas que trabalham na empresa, compatíveis com as boas práticas ambientais, sociais e de governança.
“Uma companhia não consegue alcançar bons patamares de ESG simplesmente porque tem normas, procedimentos e processos. E, sim, porque ela pratica de fato o que diz”, explica João Lins, diretor-executivo da FGV Company.
Quer saber como sua empresa pode aproveitar o conceito do Employer Branding? Baixe agora mesmo o e-book Seu Primeiro Manual da Marca Empregadora, que preparamos exclusivamente para você.
Home office ou presencial? Como escolher
Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo pós e contras de cada um
Quando a pandemia começou em março de 2020, sem dar aviso, as empresas que puderam rapidamente mandaram suas forças de trabalho para exercer suas funções em casa.
De acordo com um estudo da Fundação Instituto de Administração, 46% das pequenas, médias e grandes empresas adotaram o modelo de home office.
Agora que a população está vacinada e que a Covid-19 dá uma trégua, os RHs das companhias enfrentam um dilema: é melhor, afinal, manter seus colaboradores no trabalho remoto, voltar todo mundo para o escritório ou adotar o modelo híbrido?
Aqui você vai encontrar:
- As vantagens de cada um dos modelos
- Como funciona o trabalho híbrido?
- As tendências do trabalho híbrido
As vantagens de cada um dos modelos
Claro que todos os modelos de trabalho – remoto, presencial e híbrido – têm vantagens, assim como desvantagens.
No home office, não perdemos tempo em deslocamentos, estamos perto da família, podemos usar os benefícios da assincronicidade e organizar nossa agenda para, por exemplo, fazer uma aula de ioga no meio do expediente.
“A experiência foi bastante desigual para os colaboradores”, diz Fabiana Galetol, diretora de RH da Sodexo Benefícios e Incentivos. “Algumas pessoas que não tinham infraestrutura em casa, como um local adequado e internet de qualidade, sofreram no home office.”
Notamos, também, a falta que o escritório fazia. “Ao longo desses dois anos, a gente começou a perceber que o presencial tem valor, o remoto tem valor, mas tem um modelo que é uma combinação dos dois, o híbrido – e que se, soubermos fazer bom uso, é o melhor para o profissional”, ela diz.
Quer saber mais sobre o trabalho híbrido e para que tipo de negócio ele funciona melhor? Preparamos um vídeo em que as diretoras de RH explicam isso.
Como funciona o trabalho híbrido?
Neste cenário, não faz sentido mais o colaborador ir para o escritório se for para ficar horas e horas em uma sala sozinho trabalhando sentado no computador. Se é um momento de concentração assim, melhor ele ficar trabalhando remotamente.
“O modelo de escritório agora é um modelo para colaboração, para conexão. É interessante ver inclusive como é o desenho arquitetônico desses novos escritórios”, diz Fabiana.
“Há espaços agradáveis em que ocorre a troca, como cafés; salas de colaboração, que são abertas, para o trabalho em conjunto; 'quiet rooms', as salas silenciosas, para eventuais ligações.” Isso sem contar as salas de reuniões híbridas.
Segundo ela, a mentalidade “remote first”, ou primeiro o remoto, deve fazer parte da rotina das organizações. “É preciso cuidar para que a experiência seja a mesma para quem está presencialmente e em casa. A comunicação assíncrona passa, portanto, a ser fundamental neste modelo.”
Uma boa prática é, segundo Daniela Dall'acqua, diretora de RH da Metlife, estabelecer que, em alguns casos, as reuniões sejam 100% online, mesmo para quem está no presencial.
“Ainda que da reunião participem 100 pessoas, e 80 delas estejam no escritório, ela vai ser online para todos. Dessa forma, os 20 que estão em casa podem ter a mesma experiência e não se sentem excluídos”, explica.
As tendências do trabalho híbrido
Em março, a Microsoft divulgou a segunda parte de seu relatório anual Índice de Tendências do Trabalho, chamado “Grandes Expectativas: permitindo que o trabalho híbrido funcione.”
Ele parte do princípio de que não somos mais as mesmas pessoas que trabalhavam no início de 2020. “Os últimos dois anos deixaram uma marca duradoura, mudando fundamentalmente a forma como as pessoas definem o papel do trabalho em suas vidas”, afirma.
O documento traz algumas tendências, levantadas após um estudo que envolveu entrevistas com 31 mil pessoas de 31 países, incluindo aí o Brasil, além de análises de trilhões de sinais de produtividade do Microsoft 365 e tendências de trabalho do LinkedIn. Três delas são:
Os colaboradores têm uma nova equação do que vale a pena
Necessidades, identidades e visão de mundo foram remodeladas na pandemia e hoje a maior parte das pessoas está propensa a priorizar sua saúde e bem-estar em detrimento do trabalho. Muitos querem também mudar de emprego por isso e, excluindo o salário, eles consideram que o empregador deve oferecer ao menos essas três coisas importantes:
- benefícios ou políticas que priorizem a saúde e o bem-estar
- cultura positiva no local de trabalho
- oportunidades de aprendizagem para desenvolver novas habilidades
Os líderes devem fazer a ida até o escritório valer o descolamento
Os gestores precisam reimaginar o modelo dos escritórios e ter clareza sobre quando, como e por que os colaboradores devem ir até lá. Salas de reunião devem ser reformuladas para serem mais amigáveis ao trabalho híbrido, adicionando tecnologias e mudando o layout/mobiliário. Poucas empresas até agora, no entanto, criaram acordos com as equipes para a definição de quando e por que ir ao escritório.
Como criar o modelo ideal de trabalho?
Baixe agora o infográfico sobre as vantagens do
home office, presencial e trabalho híbrido!
Trabalho híbrido não significa estar sempre “on”
Os sinais e dados captados pela Microsoft mostram que a produtividade no trabalho remoto vai bem, obrigada. O desafio agora é combater a “exaustão digital”, já que o trabalho aumentou no pós-expediente e nos finais de semana. Além disso, as reuniões ainda ocupam muito tempo. Algumas empresas têm revisto a necessidade de resolver tudo por meio delas e adotado dois ou três dias da semana em que elas não podem ser marcadas.
Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo prós e contras de cada um
Como obter as isenções fiscais do PAT? A gente explica!
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!
Oferecer um bom pacote de benefícios é uma forma efetiva de atrair e reter talentos. Além disso, é sinônimo de vantagens financeiras para as empresas.
Ao oferecer vale-alimentação e vale-refeição, benefícios regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o empregador terá acesso a isenção de encargos sociais e, ao aderir ao programa, pode até conseguir dedução no Imposto de Renda (IR).
Quer conhecer todos os ganhos? É o que trazemos neste artigo. Você verá:
- O que é o PAT
- Quais são as isenções e os incentivos fiscais
- Como se inscrever
- Conheça as vantagens de contratar com a Sodexo
O que é o PAT?
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela lei 6.321, de 1976, e atualmente é regulamentado pelo Decreto nº 10.854 e pela portaria 672, assinados em 2021, e tem como objetivo incentivar os empregadores a oferecer alimentação adequada e de qualidade a seus colaboradores.
Ao aderir ao programa, além de contribuir para a saúde dos profissionais, dando acesso a alimentação de maior valor nutricional, o empregador ainda tem acesso a incentivos fiscais, podendo ter dedução no Imposto de Renda, e isenção de encargos sociais sobre valores gastos com benefícios (vale-refeição e vale-alimentação). Olha só a economia!
Atualmente, mais de 130 mil empresas beneficiárias estão cadastradas no PAT, favorecendo cerca de 14 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência do Emprego.
Leia mais: veja o que mudou na regulamentação do PAT
Quais são as isenções e os incentivos fiscais do PAT?
Ao se cadastrar no PAT, a empresa garante a isenção de encargos sociais, como INSS e FGTS, sobre o valor do benefício.
Além disso, quando cadastradas no PAT, os empregadores que optam pelo modelo de tributação Lucro Real ainda poderão deduzir até 4% do Imposto de Renda.
Para isso, o empregador precisa observar dois quesitos: o valor dos benefícios concedidos ao trabalhador não pode ser maior do que um salário mínimo. Além disso, para fins do cálculo da dedução do IR, serão incluídos somente os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos. Apenas o PAT traz essa possibilidade da dedução de imposto de renda pelas empresas beneficiárias.
Outra vantagem, desta vez atrelada à produtividade, é a satisfação dos colaboradores com o trabalho e com a sua qualidade de vida. Para se ter uma ideia, de acordo com a Forbes, oferecer esse tipo de benefício conta muitos pontos para a atração e retenção de talentos. Ou seja, todos ganham.
Como se inscrever no PAT?
Qualquer empresa pode se cadastrar. O primeiro passo é preencher o formulário de adesão, disponível na página oficial do programa. Para criar o login no PAT, informe o seu CPF, o nome, o e-mail e, no grupo de acesso, escolha a opção "beneficiária".
Após a criação do login e senha, você irá preencher os dados cadastrais do CNPJ da empresa empregadora, o número de benefícios concedidos, o número de trabalhadores contemplados, a empresa facilitadora (como a Sodexo) e os dados do responsável pelas informações do cadastro.
É importante manter seus dados sempre atualizados na plataforma do PAT. Fique atento!
Conheça as vantagens de contratar com a Sodexo
Lembre-se que, além de se cadastrar, é preciso indicar a empresa facilitadora contratada Se você ainda não oferece os benefícios vale-alimentação e vale-refeição, saiba que a Sodexo está totalmente alinhada com a regulação do programa. Peça um contato de nossos consultores no formulário nesta página e veja como podemos auxiliar no dia a dia!
Substitui a cesta básica: o vale-alimentação Sodexo permite que o colaborador compre os alimentos que preferir. Assim, você economiza com logística e armazenamento da cesta física e o trabalhador não precisa mais carregar a caixa para casa. Além disso, é garantia de mais liberdade de escolha, respeitando restrições alimentares e preferências pessoais. Ou seja, é possível incluir frutas, verduras e outros alimentos frescos que não poderiam entrar na cesta.
Qual benefício oferecer?
Conheça mais neste infográfico sobre vale-alimentação e vale-refeição
O mais aceito do Brasil: Os vales alimentação e refeição são bem-vindos em mais de 500 mil estabelecimentos, entre supermercados, hortifrutis, mercearias, açougues, restaurantes, lanchonetes e padarias. Entenda a diferença entre os benefícios e veja onde aceita Sodexo.
Clube de vantagens: quem recebe o benefício da Sodexo tem acesso a uma plataforma digital gratuita com serviços como saldo e extrato e, também, vantagens e ofertas exclusivas. É só se cadastrar no Sodexo Club.
Reconhecimento do consumidor: a Sodexo foi reconhecida como uma das melhores empresas de vale-alimentação no prêmio O Melhor de São Paulo – Marcas & Serviços 2021, divulgado pela Folha de S. Paulo.
Atendimento exclusivo Sodexo: todos os clientes têm acesso a uma central exclusiva com consultores especializados, que acompanham de perto a evolução do seu negócio, indicando o melhor benefício para seu time.
Concluindo
Aderir ao PAT é bastante vantajoso para o empregador, sobretudo porque pode resultar na isenção dos encargos fiscais e da possibilidade de dedução do Imposto de Renda. Ter um bom pacote de benefícios também deixa os colaboradores mais satisfeitos, além de ser um atrativo decisivo na hora das contratações e como uma ferramenta poderosa para a retenção de talentos.
Para garantir tudo isso na prática, é fundamental escolher uma empresa fornecedora que esteja cadastrada no programa. A Sodexo está totalmente alinhada com a regulação do PAT e vai ajudar a sua empresa a economizar aproveitando todos os incentivos do programa, com segurança jurídica, transparência e inovação. Conte com os nossos especialistas para fazer o benefício render. Solicite um contato no formulário desta página.
Até a próxima!
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!
Qual o melhor vale-alimentação do Brasil?
Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação
O vale-alimentação é um benefício que os funcionários costumam amar! Além de garantir refeições saudáveis, é sinônimo de flexibilidade e facilidade. Isso porque cada profissional pode comprar o que deseja e ainda não precisa sair por aí carregando cestas básicas pesadas.
De quebra, ainda garante uma lista extensa de benefícios para as empresas. Quer saber quais são? Fique conosco por aqui. Você verá:
- Por que oferecer vale-alimentação para os funcionários
- 6 benefícios do cartão alimentação Sodexo
- Bônus: infográfico exclusivo com vantagens extra para você comparar
Por que oferecer vale-alimentação para os funcionários?
O que faz um profissional aceitar um emprego? Salários competitivos e bons benefícios estão no topo da lista, segundo a pesquisa The Working Future: Re-humanizing work, realizada pela consultoria Bain & Company. E nesse pacote dos sonhos lá está ele em destaque: o vale-alimentação.
A verdade é que as compras no supermercado pesam bastante no orçamento, o que faz do cartão uma estrela na hora de optar entre uma vaga ou outra. Além disso, substitui-se as cestas básicas, que exigiam uma logística maior para distribuição e transporte.
Para a companhia, o benefício é sinônimo de economia, já que garante 100% de isenção de encargos sociais e pode ainda resultar na dedução de até 4% sobre o imposto de renda devido (explicaremos em detalhes mais à frente).
Aliás, falou em vantagens para as empresas e seus funcionários, falou em Sodexo! Para se ter uma ideia, nosso cartão alimentação foi indicado pelos consumidores como um dos melhores do mercado, em pesquisa realizada pela DataFolha. Quer saber mais sobre ele e o que você pode ganhar contratando? É o que mostramos a seguir!
Gostando do artigo? Então baixe este infográfico gratuito para entender
como escolher o melhor vale-alimentação para sua equipe
Vantagens do vale-alimentação da Sodexo
1 - Economize na oferta de benefício
Empresas inscritas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com tributação pelo lucro real podem ter 100% de isenção dos encargos sociais e dedução de 4% sobre o imposto de renda devido. Os benefícios Sodexo se traduzem em mais economia para sua empresa.
2 - Substitua a cesta básica
Ao oferecer um cartão benefício Sodexo para que o funcionário compre os alimentos que preferir, a empresa economiza em logística e armazenamento e o trabalhador não precisa mais carregar a caixa para casa: com o cartão alimentação, ele pode escolher comprar o que quiser, respeitando suas restrições alimentares e suas preferências pessoais e, ainda, pode adquirir alimentos frescos como frutas e verduras, que não podem ser levadas na cesta, mas são importantes para a manutenção da saúde de qualquer pessoa.
3 - Comprar onde quiser
O cartão alimentação da Sodexo é aceito em quase meio milhão de lojas entre supermercados, hortifrútis, mercearias, açougues e padarias. É a Sodexo em cada esquina. Veja onde aceita Sodexo.
4 - Clube de vantagens
Ainda na dúvida sobre qual melhor cartão alimentação? Aposte na Sodexo! Seus funcionários ganham acesso ao Sodexo Club, uma plataforma digital com serviços para o cartão, como saldo e troca de senha, e descontos exclusivos para quem usa o vale alimentação da Sodexo. Tudo isso no app e no site. É só se cadastrar.
5 - Reconhecimento do consumidor
Quem tem Sodexo, sabe que tem o melhor benefício. Em 2022, fomos reconhecidos pelo segundo ano consecutivo como a melhor empresa de vale-alimentação no prêmio O Melhor de São Paulo – Marcas & Serviços 2021, divulgado pela Folha de S. Paulo.
6 - Atendimento exclusivo Sodexo
A Sodexo tem uma central exclusiva, com consultores especializados para empresas de todos os tamanhos. Assim, você consegue tirar todas as dúvidas e ainda ter acesso a informações importantes sempre que precisar
Concluindo
Incluir o vale-alimentação no pacote de benefícios que sua empresa oferece para os funcionários é muito importante para atrair e reter talentos. O motivo é simples: o benefício é um dos mais amados pelos profissionais! Além disso, o cartão garante melhor qualidade de vida, o que impacta a produtividade das equipes. Para as empresas, é sinônimo de economia e praticidade.
Quer contratar Sodexo agora mesmo?
A Sodexo tem o melhor vale-alimentação do mercado e consultores especializados para ajudar a sua empresa a economizar, aproveitando todos os incentivos fiscais. Solicite uma proposta no link aqui na página.
Ainda está na dúvida? Então, preparamos um infográfico especial, com "10 vantagens especiais do vale-alimentação que você garante ao seu negócio quando opta pela Sodexo. Entenda como fazer do benefício um grande aliado do seu negócio!
Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação
Home office: o que sua equipe deseja?
Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido
O trabalho remoto veio para ficar! Só que ao mesmo tempo em que é uma boa ideia em diversos sentidos, exige uma transformação da empresa. Isso porque as necessidades dos colaboradores mudam também, quando eles passam a trabalhar de casa.
Mas o que os trabalhadores buscam? Benefícios flexíveis? Maior apoio com questões de saúde? Traremos as respostas neste artigo. Você verá:
- Futuro do trabalho: o que os colaboradores procuram
- Como melhorar a experiência no trabalho
- Benefícios para funcionários: escolha o melhor caminho
Futuro do trabalho: o que os colaboradores buscam
Poder acordar poucos minutos antes do horário do expediente, não pegar trânsito, almoçar em casa, ficar mais perto da família, ter uma flexibilidade que o escritório não permite. O trabalho remoto tem mesmo vantagens incríveis. Mas a dúvida é: as empresas prepararam o colaborador para atuar nesse novo modelo? Mais do que isso, elas estão dando o suporte necessário?
O home office entrou na vida da maioria dos brasileiros sem nenhum planejamento. Da noite para o dia, a pandemia nos obrigou a montar o próprio escritório em casa. E, apesar das dificuldades, muitas companhias descobriram que esse formato - ou mesmo o híbrido - funciona muito bem para o negócio e para o colaborador.
O estudo O Futuro da Vida no Trabalho, realizado pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, apontou que 92% dos brasileiros querem continuar trabalhando remotamente. Só que na contramão desse anseio, a pesquisa também mostrou muitas dores sentidas com o novo formato.
Grande parte delas envolve a falta de suporte: 25% dizem não ter recebido equipamentos ou ferramentas necessárias da companhia. Outro ponto citado foi em relação aos benefícios: 33% afirmaram que, mesmo estandoem casa, não recebem subsídios para compra de alimentos, 37% não têm serviço de creche para os filhos, 35% não contam com serviço de saúde ou acesso a atividades físicas e 30% não têm o suporte de programas de saúde mental.
Por isso, está mais do que na hora de fazer uma análise pensando em encontrar caminhos para oferecer o que os trabalhadores remotos realmente esperam da empresa.
Como melhorar a experiência do colaborador
Para que tudo funcione bem e seja proveitoso para os dois lados é preciso fazer o planejamento de uma verdadeira rede de segurança, que garantirá o sucesso do trabalho remoto. E esse papel de agente da transformação cabe às empresas.
O conceito de experiência do colaborador (em inglês, Employee Experience ou EX) vem sendo muito discutido e incorporado pelas companhias interessadas em atrair e reter os melhores talentos. A proposta é melhorar o bem-estar do profissional, o que impacta diretamente nos resultados do negócio.
Para começar, é preciso olhar para os funcionários e projetar o que eles necessitam nesse novo cenário. Segundo a pesquisa da Sodexo, no topo da lista de prioridades dos trabalhadores brasileiros estão as políticas flexíveis de jornada, os benefícios (seguro saúde, creche, vale-alimentação e refeição) e serviços de suporte ao colaborador (saúde e bem-estar, por exemplo).
Além disso, 78% dizem que gostariam de ter uma estação de trabalho mais ergonômica e 85% precisam de recolha e entrega de itens entre sua casa e o escritório.
Diante dos relatos dessas dores, com um bom planejamento é possível alcançar as soluções. O melhor caminho é oferecer um portfólio de benefícios que possa se adaptar aos diferentes perfis de profissionais que estão trabalhando de casa.
Benefícios para funcionários: como escolher o melhor caminho
Para resolver a questão da alimentação, a Sodexo tem o cartão Alimentação Pass, que é aceito em supermercados, mercearias e hortifrútis em todo Brasil, ideal para quem vai preparar as refeições em casa. Já para quem prefere sair para comer ou pedir delivery, há o Refeição Pass, usado por 1 milhão de brasileiros. Ambos são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Vale-alimentação ou vale-refeição? Saiba como escolher
com este infográfico sobre vale-alimentação e vale-refeição
Em relação ao suporte à saúde física e mental, a Sodexo oferece uma série de opções em planos de saúde com a melhor negociação; o serviço Apoio Pass, com orientação psicológica, financeira, jurídica e social que pode ser extensível aos familiares do funcionário; e o Gympass, benefício para atividades físicas. Por fim, a Carteira Home Office, do Sodexo Multi, disponibiliza crédito para suprir as necessidades específicas de cada trabalhador remoto.
Concluindo
As necessidades do trabalhador mudaram, assim como a configuração do trabalho. Nesse sentido, atuar em casa pede outros caminhos, como benefícios flexíveis e apoio emocional. É preciso atenção às transformações para oferecer o melhor para os colaboradores, o que certamente deixará todo mundo mais motivado!
Quer saber mais? Assine nossa newsletter no formulário abaixo e ficar por dentro das novidades sobre benefícios voltados ao trabalho remoto!
Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido
Como montar o melhor pacote de benefícios
Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?
Novos modelos de trabalho surgiram com a pandemia, obrigando as empresas a recalcularem a rota. Porém, para seguir pelo novo trajeto, é fundamental olhar para dentro e rever algumas estratégias. O pacote de benefícios para os funcionários é uma delas.
O importante é oferecer aqueles que realmente façam sentido para as pessoas e para a empresa, caso contrário haverá prejuízo para o negócio e talentos escapando em busca de melhores condições. Neste artigo mostraremos exatamente como começar! Você verá:
Por que a sua empresa precisa de um pacote de benefícios atraente
Segundo a pesquisa Benefícios pré e pós-Covid-19, realizada pela Robert Half, a expectativa de 92,6% dos colaboradores entrevistados é de que os pacotes benefícios oferecidos acompanhem as constantes transformações do mercado de trabalho e da sociedade.
Por exemplo, pode ser que, para um funcionário em home office, não faça sentido receber o vale-refeição, já que ele tem a possibilidade de cozinhar e almoçar em casa. Por outro lado, é imprescindível oferecer uma ajuda de custo para cobrir os gastos com o trabalho remoto. Nesse mesmo contexto, aumentam as preocupações com a saúde física e mental, o que pede ajustes nas opções de assistência médica.
Pois é aqui que entra o desafio das companhias de montar um pacote de benefícios atraente e flexível, atingindo os mais diversos perfis de profissionais.
E já que estamos falando de retenção de talentos através de um bom pacote de benefícios,
por que não se aprofundar mais sobre o assunto com este infográfico sobre atração e retenção?
Como estruturar o portfólio de benefícios ideal?
1 - Comece pelo básico
Transporte, alimentação e convênio médico são os benefícios mais oferecidos pelas empresas e os mais desejados pelos funcionários. Invista neles!
Para começar, a legislação trabalhista exige que o empregador compartilhe as despesas de deslocamento com o colaborador. Por isso, o vale-transporte é prioridade.
Já a ajuda de custo para alimentação não é obrigatória, mas há um programa de incentivo do governo (Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT) que pode resultar na dedução no Imposto de Renda das empresas que oferecem o benefício. Para agradar a equipe, vale deixar cada um escolher se prefere o vale-alimentação ou vale-refeição e oferecer um valor justo, compatível com os preços que o time vai encontrar na região onde usará os benefícios.
Em relação ao convênio médico, mais do que nunca estamos valorizando o bem-estar físico e mental. E dá para cuidar dos funcionários e da saúde financeira da empresa ao mesmo tempo. A Sodexo, por exemplo, atua nesse segmento oferecendo diversas opções de planos com valores atraentes e plano odontológico.
2 - Seja flexível
Muitas empresas adotaram de vez o home office, outras preferiram o modelo híbrido. Assim, nada mais justo do que um auxílio para que o funcionário não precise arcar com as despesas relativas ao trabalho. Pesquisa realizada pela Sodexo, em parceria com a Harris Interactive, mostra que 91% dos trabalhadores brasileiros esperam receber apoio de suas empresas nesse contexto.
Para esses casos, o Sodexo Multi é ideal. O cartão pré-pago bandeirado pode ser usado como ajuda de custo para quem está trabalhando remoto. E a proposta vai além: o cartão pode ter outras funcionalidades, como auxílio medicamento, cartão online para compra em aplicativos e despesas com viagens corporativas. A empresa tem controle total sobre os gastos, já que ele é 100% digital e recarregável.
3 - Ofereça cuidados especiais
Não tem jeito: problemas pessoais acabam afetando o trabalho. Por isso, vale investir em um benefício mais global, focado em assistência jurídica, financeira, orientação social e psicológica.
O Apoio Pass é uma solução acessível para todos os tamanhos de empresa, que oferece suporte completo com atendimento gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana ao trabalhador, que pode ser extensível aos seus familiares.
4 - Dê uma espiada na concorrência
Estamos falando de buscar referências, um benchmarking mesmo. Olhe para as empresas do mesmo setor que o seu e inspire-se nas melhores práticas, para não ficar para trás. Se o seu pacote de benefícios para os funcionários for diferenciado, certamente terá mais chances de reter os melhores talentos.
5 - Escute seus funcionários
Conheça o colaborador, peça feedbacks, faça pesquisas de opinião. Vale perguntar às equipes o que está funcionando, o que poderia melhorar e aquilo que seria importante incorporar. Esse é o melhor caminho para garantir a satisfação de todos e montar o pacote de benefícios mais certeiro para o seu modelo de negócio.
Conclusão
Estruturar um bom portfólio de benefícios é fundamental para uma companhia atrair e reter talentos, além de se fortalecer como marca empregadora. Diversos aspectos devem ser levados em conta nesse processo, como oferecer cuidados especiais e escutar os colaboradores.
Outra característica importante é escolher uma boa parceira para te orientar nessa jornada. Em todos os momentos, conte com o apoio da Sodexo para montar o pacote de benefícios que faça a diferença. Temos a melhor negociação do mercado. Deixe seu contato no formulário e solicite uma proposta!
Até a próxima!
Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?
Quais benefícios oferecer no pós-pandemia?
Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto
As empresas já não são mais as mesmas! Com a pandemia, diversas delas adotaram modelos diferentes, a maioria em caráter emergencial. Agora, é chegado o momento de "arrumar a casa". Ou seja, consolidar o que deu certo, aprimorar os pontos menos positivos e seguir em frente.
Um dos aspectos que merecem atenção nesse contexto é o pacote de benefícios para funcionários. Uma vez que atuam em home office, muitos deles precisam ser adaptados para assegurar bem-estar, saúde mental e física. Quer saber como tudo isso fica no pós-pandemia? Fique conosco. Você verá:
- Eficiência e empatia: o equilíbrio na área de Recursos Humanos
- Por que é importante colocar o trabalhador no centro de tudo
- Como a opinião dos colaboradores vem moldando as empresas
- Papel dos benefícios para funcionários nesse cenário
Eficiência e empatia: o equilíbrio na área de Recursos Humanos
A atuação remota foi uma necessidade imposta pela pandemia. No começo, tivemos diversos desafios, sobretudo para o setor de Recursos Humanos. O departamento vinha de uma atuação mais tradicional e teve de se moldar, olhando para a nova realidade do mercado.
Para Fabiana Galetol, diretora de RH da Sodexo, o papel da área foi decisivo para atenuar essa brusca transição. “Nunca fomos tão demandados para sermos acolhedores, empáticos, sensíveis e zelarmos pelo bem-estar e pela saúde emocional das pessoas", afirma.
Segundo ela, o segredo para atingir esse equilíbrio entre eficiência e empatia está justamente na gestão com foco nas pessoas e na experiência do colaborador. E os benefícios para funcionários têm papel fundamental nessa missão.
Por que é importante colocar o trabalhador no centro de tudo
Com tantas mudanças, há uma expectativa maior sobre como a empresa vai cultivar uma força de trabalho resiliente e diversa. Ou seja, as equipes passaram a demandar mais da organização.
Tal movimento fez o conceito de employee centricity (colaboradores no centro, em português) ganhar protagonismo no RH. Na prática, a abordagem consiste em ouvir o que o profissional tem a dizer e refletir sobre diversos aspectos, tais como:
- Saúde emocional,
- Saúde física,
- Flexibilidade no modelo de trabalho,
- Crescimento e preparo de competências.
Na opinião de Fabiana, a experiência deve ser pensada a partir do colaborador. "Não se trata de idealizar as coisas somente levando em consideração o que achamos ou entendemos que seja interessante", ressalta.
Para o modelo funcionar, entretanto, é primordial investir em pesquisas internas e na própria interação do gestor com os colaboradores. Esse conjunto de dados captados ajuda a oferecer uma experiência positiva.
Como a opinião dos colaboradores vem moldando as empresas
Na Sodexo, por exemplo, uma pesquisa feita com os colaboradores revelou que 60% desejam manter o modelo home office. Trata-se de um indício importante de como os anseios das equipes devem modelar os negócios. Com isso, será preciso rever todas as peças que compõem a configuração de trabalho.
“O modelo híbrido vai possibilitar que exista um escritório diferente. Será um ponto de apoio para a colaboração, para fazer design thinking, por exemplo. É, na verdade, um espaço de colaboração”, reforça Fabiana.
Ao mesmo tempo em que exige uma remodelação, o regime híbrido traz desafios de engajamento e inclusão. Então, é preciso que tanto colaboradores presenciais quanto os que estão a distância tenham o mesmo tratamento e oportunidades.
Qual o papel dos benefícios para funcionários nesse cenário?
Assim como as mudanças na gestão do negócio e da área de RH, é crucial ajustar os benefícios para funcionários à nova realidade. Afinal, são esses benefícios que garantem melhor qualidade de vida e ajudam a traduzir a preocupação da companhia com seus ativos mais valiosos: os profissionais.
Os benefícios vale-alimentação e vale-refeição, por exemplo, aumentam o poder de compra da sua equipe. Com o vale-refeição, por exemplo, seu time tem poder de escolha e pode ter experiências gastronômicas que não teria sem o benefício, aumentando a interação entre as equipes em razão de um almoço mais prazeroso.
Já o vale-alimentação proporciona acesso a uma variedade maior de alimentos, como frutas, verduras, carnes e outros produtos alimentícios que não podem ser incluídos na cesta física.
Esses benefícios também refletem nos resultados do negócio, porque um colaborador satisfeito é muito mais engajado, produzindo mais e melhor ao se sentir valorizado e parte importante da empresa em que trabalha. Eles são uma ferramenta importante de gestão de pessoas, contribuindo para a atração e a retenção de talentos.
Já sabe quais são as vantagens do vale-alimentação e vale-refeição?
Esclareça todas suas dúvidas com este infográfico sobre vale-alimentação e vale-refeição
Recentemente, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que regulamente o vale-alimentação e o vale-refeição, passou por mudanças significativas. A iniciativa do governo federal busca garantir a oferta de alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada por meio de benefícios como vale-alimentação e vale-refeição ao funcionário, estimulando o empregador com isenção de encargos sociais e incentivos fiscais.
Sua nova regulamentação, estabelecida pelo decreto 10.854/2021, levou em conta a evolução dos modelos de trabalho e o bem-estar dos colaboradores. Entre as principais mudanças aprovadas, destaque para:
- Rede aberta: o benefício poderá ser usado em toda a rede credenciada da bandeira do cartão, desde que o estabelecimento seja específico para fins de alimentação e esteja em conformidade com a regulação do PAT. É importante lembrar que o modelo de convivência entre rede aberta e rede fechada deve começar a valer apenas 18 meses depois da publicação do novo decreto (novembro/2021).
- Programa de saúde e nutrição: as empresas inscritas no PAT deverão oferecer um programa com foco na saúde do colaborador como um todo, não só na alimentação.
Além dos benefícios voltados à alimentação, o empregador também deve buscar alternativas voltadas à mobilidade, saúde e ao bem-estar dos colaboradores, como apoio psicológico. Seus colaboradores agradecem e ficam mais satisfeitos - e, por outro lado, sua empresa pode ter vantagens financeiras!
Concluindo
O RH deve atuar como um parceiro de negócios, garantindo que a experiência do colaborador seja personalizada e transparente. E, nesse processo, a escolha dos benefícios para funcionários é parte fundamental.
Diante desse cenário, é essencial criar um pacote sob medida. Busca ajuda para fazer isso? A Sodexo, referência em serviços de qualidade de vida, oferece, além do vale-alimentação e vale-refeição, um portfólio recheado de soluções de bem-estar e saúde. Há também o Sodexo Multi, uma plataforma de carteiras digitais que ajudam a empresa a gerir benefícios flexíveis, como auxílio home office.
Quer saber mais sobre como compor um pacote que gere valor a seus funcionários? Preencha o formulário e assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos sobre benefícios para modelos de trabalho flexíveis para funcionários e aproveite para conhecer o portfólio da Sodexo.
Até a próxima!
Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto
5 passos do RH Estratégico
Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu pontencial para a atração e retenção de talentos!
Os últimos anos foram marcados por mudanças que impactaram as empresas, seu ritmo de trabalho e até mesmo a relação com os colaboradores. O resultado? Um grande desafio para área de Recursos Humanos, que precisou dar respostas a esse novo cenário. Uma delas, sem dúvidas, é o RH Estratégico.
Trata-se de uma abordagem centrada em metas, dados e resultados, sem deixar de lado o foco humanizado. Quer conhecer o conceito e entender como aplicá-lo? Nos acompanhe neste artigo. Você verá:
O que é o RH Estratégico
Nesse modelo, o RH trabalha integrado a outros departamentos para conhecer as necessidades de cada um. Assim, a equipe atua de acordo com os objetivos dos setores e da companhia como um todo.
Tal dinâmica favorece os times, pois olha com mais atenção para as dores e para a evolução de cada integrante.
Outro viés do RH Estratégico é a exploração de dados, bastante favorecida pelo contexto atual. O aumento do uso de recursos tecnológicos impulsiona o armazenamento de um volume cada vez maior de informações, que podem ser utilizadas para embasar decisões. E o RH consegue interpretar esses dados para apoiar o crescimento de outras áreas de negócio.
A aceleração da transformação digital ainda viabiliza o uso de ferramentas capazes de deixar o setor mais dinâmico. É possível adotar, por exemplo, soluções que executam atividades consideradas repetitivas, liberando as equipes para ações estratégicas. Em outras palavras: é aqui que se fortalece o RH do futuro.
Aspectos do RH Estratégico
O modelo impacta diretamente alguns dos principais elementos de uma companhia. A seguir, explicamos como isso acontece na prática.
Cultura Organizacional
O RH será responsável pela construção de uma identidade, que guiará a condução dos negócios e/ou do trabalho em si.
Para se ter uma ideia, ao estruturar a Cultura Organizacional, é possível criar perfis ideais de profissionais, o que facilita o processo de recrutamento e seleção.
Atração de talentos
É papel do RH Estratégico identificar tendências relacionadas ao mercado de trabalho e verificar como aplicá-las para chamar a atenção de novos talentos.
O Guia Salarial 2022 indica, por exemplo, que a maioria dos profissionais (62%) negocia uma maior remuneração caso a empresa não ofereça benefícios como assistência médica, vale-alimentação e vale-refeição.
Em outras palavras, análises desse tipo levam o RH a escolher diferenciais e benefícios atrativos e, ao mesmo tempo, alinhados aos valores do negócio.
Retenção de profissionais
Manter um talento na companhia exige mais do que um alinhamento cultural e um esquema de evolução. Estamos diante de um dos principais desafios da atualidade para empresas que precisam dos melhores profissionais para se manterem competitivas. A boa notícia é que o planejamento estratégico pode ajudar muito. Por isso, é tão importante colocá-lo em prática.
Mas como isso acontece? Com a realização de pesquisas e avaliações internas, por exemplo, o departamento de Recursos Humanos consegue coletar dados que identificam a necessidade de pontos de melhoria.
Quer aprofundar seus conhecimentos em RH estratégico?
Saiba tudo com este infográfico sobre atração e retenção de talentos
Gestão de Benefícios
Contar com uma excelente gestão de benefícios é fundamental em um RH Estratégico, sobretudo porque queremos reter talentos. Daí a importância de ter um cuidado especial nessa etapa.
Em primeiro lugar, o pacote oferecido deve ser atraente, respeitar a legislação trabalhista e atender aos objetivos da empresa. Também é necessário checar com o financeiro a viabilidade e buscar parcerias que ofereçam o melhor custo-benefício.
Outra atitude valiosa na fase de planejamento é realizar pesquisas de mercado (e com os próprios funcionários) para identificar as melhores opções. Lembre-se: o feedback é essencial para atender às necessidades dos colaboradores.
Como implementar um RH Estratégico
Quer saber como colocá-lo em prática? Veja cinco dicas valiosas que ajudarão nessa importante transição.
1 - Determine metas e estabeleça indicadores
É preciso determinar onde se quer chegar para escolher o melhor caminho. Tenha seus objetivos em mente para, então, estabelecer as metas.
Em seguida, você definirá como monitorar diferentes aspectos relacionados aos colaboradores aplicando os indicadores-chaves de desempenho, os famosos KPIs. Alguns dos mais utilizados são assiduidade, turnover, eficiência, custo por profissional e retorno sobre o investimento em treinamentos, entre outros.
2 - Invista em bons profissionais
A gestão centrada em pessoas é uma tendência do setor. Tudo começa com a atração, que exige uma oferta de condições vantajosas para despertar o interesse daqueles profissionais com melhor qualificação.
Quando se fala em retenção, é essencial traçar estratégias capazes de manter esses talentos, como oferecer excelentes condições de trabalho e de crescimento.
3 - Implemente novas tecnologias
O uso de ferramentas digitais auxilia na administração do negócio, além de ser vital para a comunicação com colaboradores, sobretudo no modelo de trabalho híbrido.
Acompanhar essa evolução implica em muitos benefícios, tanto que diversas companhias já identificaram isso. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da consultoria Gartner, de 2019 a 2021, houve um aumento de 44% no uso de ferramentas de colaboração.
4 - Trabalhe a comunicação interna
O foco em resultados e engajamento depende do envolvimento de líderes e colaboradores. Por isso, é importante que todos estejam conscientes dos propósitos da organização e conheçam a fundo a cultura organizacional.
Tenha a equipe de comunicação interna como uma aliada, que trabalha junto com o RH para promover ações a favor da companhia.
5 - Adote uma cultura de inovação
O RH Estratégico pede uma nova maneira de trabalhar e de encarar os processos. Para isso, é preciso manter uma postura de diálogo aberto e estimular a busca por novas ideias e pelo conhecimento.
Concluindo
Atrair e reter talentos, bem como usar a tecnologia a favor dos negócios, são premissas do RH Estratégico. Como vimos, realizar a transição para esse modelo é uma tarefa que exige planejamento, dedicação e envolvimento das equipes.
Os resultados são bastante expressivos no dia a dia, o que tem motivado as companhias a adotarem esse caminho. A abordagem vai se mostrando como um RH do Futuro, mais dinâmico e centrado em pessoas.
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Até a próxima!
Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu potencial para atração/retenção de talentos!
Lei do home office: como se adaptar
Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros
O teletrabalho está em alta, bastante impulsionado pela pandemia (e pelos bons resultados alcançados nesse período). Famoso pela flexibilidade, o modelo costuma gerar dúvidas em colaboradores e empresas. Afinal, quais são os direitos e os deveres de ambos?
É fundamental conhecer a legislação e suas aplicações. Quer saber como a lei do home office funciona na prática? Falaremos sobre o tema neste artigo. Você verá:
- O que diz a legislação trabalhista
- Como elaborar um bom contrato
- Benefícios adequados ao novo contexto
O que diz a legislação trabalhista: conheça a lei do home office
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 8,2 milhões de pessoas trocaram os escritórios pelo home office em 2020. É muita gente! E a tendência é de que esse volume aumente ano a ano. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo do Great Place to Work (GPTW), 66% dos gestores de RH afirmam que o trabalho híbrido será o principal modelo daqui para frente.
Isso significa que as companhias precisam se adaptar, oferecendo um ambiente saudável e de acordo com as leis. O home office, inclusive, já estava presente no artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, ganhou mais corpo na Reforma Trabalhista de 2017.
Perante à lei, não há distinção entre a atuação remota e a presencial. Ou seja, todo colaborador, independente do modelo escolhido, tem os mesmos direitos, que são salário equivalente, 13º, férias, FGTS e licença-maternidade.
Além disso, cabe à companhia instruir, de forma documentada, seus colaboradores sobre as melhores práticas de saúde. O objetivo é evitar problemas relacionados a turnos ininterruptos e ergonomia, entre outros. Vale sugerir, por exemplo, a realização de pausas regulares, o uso de uma boa cadeira e de uma iluminação adequada.
Clareza no contrato ajuda a evitar problemas futuros
Ao adotar o teletrabalho CLT, a companhia deve elaborar contratos claros, que especifiquem todos os deveres e os direitos da empresa e do colaborador. Dessa forma, haverá menor incidência de problemas, como os processos trabalhistas.
Um dos principais aspectos desse documento é a jornada de trabalho. Para evitar confusão no controle de horários, muitas companhias vêm apostando em outro indicador: as entregas. Ou seja, trabalha-se por produtividade.
Outro ponto importante é o conjunto de benefícios, um dos principais atrativos do processo de seleção. Como a configuração está diferente, cabe às empresas reavaliarem quais opções realmente fazem sentido nesse novo contexto.
Em muitos casos, o vale-transporte (VT), por exemplo, pode perder sua atratividade. Já o vale-alimentação passou a ganhar mais destaque, assim como o vale-refeição. Assegurar uma alimentação saudável aos colaboradores é uma forma de contribuir para a qualidade de vida deles.
O que mais a empresa pode oferecer ao colaborador em home office
Segundo a pesquisa do GPTW, 47% dos gestores modificaram o pacote de benefícios depois da pandemia. O motivo? Atender às novas necessidades dos colaboradores. Uma das principais queixas nesse período, por exemplo, foi a falta de apoio com gastos relacionados à energia elétrica e internet.
Não há uma determinação explícita na lei do home office sobre quem deve bancar esse tipo de custo. Isso acontece porque esses serviços já existiam previamente na casa do colaborador, ou seja, são considerados despesas domésticas.
Uma boa forma de contornar esse problema é a adoção do auxílio home office. O benefício já é, inclusive, uma realidade para 30% das empresas entrevistadas pelo GPTW. Trata-se de uma forma de cobrir os custos do trabalho em casa.
Aprofunde seus conhecimentos sobre a política do home office
com este infográfico sobre home office, presencial e trabalho híbrido
Concluindo
O colaborador em home office tem os mesmos direitos de quem atua presencialmente. Por isso, há obrigações que devem ser seguidas pelas companhias.
Cabe a elas também disseminar boas práticas relacionadas à saúde do trabalho, oferecer benefícios adequados, como vale-alimentação e refeição, e verificar como podem dar apoio às suas equipes.
Conhecer essas alternativas é o primeiro passo para assegurar uma boa estrutura de teletrabalho - e a Sodexo pode te ajudar com o sucesso na implementação. Como? Com benefícios flexíveis, que se ajustam à necessidade de cada negócio, entregando qualidade de vida aos profissionais. Conheça nosso portfólio de produtos e assine nossa newsletter para saber mais sobre os novos modelos de trabalho aqui no Sodexo Insights!
Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros
Como personalizar os benefícios da equipe
Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação
Saber como motivar uma equipe é um desafio diário tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. No cenário atual, com a concorrida busca por profissionais especializados e a alta rotatividade, sai na frente quem oferecer incentivos interessantes. Pacotes personalizados de benefícios são bons exemplos.
Neste artigo, te mostraremos qual é a chave da motivação no ambiente de trabalho. Você verá:
- O que impacta a motivação
- Acertar na escolha dos benefícios é essencial
- Como engajar uma equipe: personalize benefícios
O que impacta a motivação profissional?
Quando pensamos em como motivar uma equipe, oferecer salários competitivos é um dos principais caminhos. E, de fato, trata-se de um fator importante na retenção e na atração de talentos.
Para se ter uma ideia, segundo o Fórum Econômico Mundial, um em cada quatro brasileiros entrevistados pediram demissão ou planejavam fazê-lo em 2021. O motivo? A remuneração.
Outro aspecto que impacta o rendimento dos times é o reconhecimento do profissional, demonstrado por meio de promoções, prêmios e incentivos por performance. Aliás, a pesquisa Qualidade de Vida - Uma grande aliada dos PMEs, realizada pela Sodexo, mostrou que essa é a opinião de 95% dos donos de pequenas e médias empresas (PMEs).
Segundo os entrevistados, a valorização dos esforços e o reconhecimento de desempenho são os meios mais eficientes para aumentar a produtividade.
Acertar na escolha dos benefícios para funcionários é fundamental
Empresas de todos os portes estão percebendo que precisam desenvolver iniciativas de reconhecimento para fazer com que sua equipe se sinta valorizada. Inclusive, segundo estudo da SHRM/Globoforce, os gestores de RH afirmam que programas de motivação no ambiente de trabalho melhoram em:
- 89% a experiência do funcionário,
- 84% o engajamento,
- 83% o comprometimento com valores organizacionais.
Cada vez mais, os pacotes de benefícios para funcionários ganham protagonismo nessa estratégia. Só que os bons resultados dependem de uma personalização. Afinal, não existe uma fórmula única para todos os negócios e pessoas.
Como motivar: personalize benefícios
É preciso entender os colaboradores para saber como motivá-los. Segundo o Guia Salarial 2022, elaborado pela Robert Half, 23% dos profissionais afirmam receber benefícios que não fazem sentido para eles.
Hoje, é muito comum as PMEs brasileiras optarem por pacotes padrão, que incluem vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte. Porém, o VT não se adequa à realidade de profissionais integralmente remotos, podendo ser substituído por um auxílio estudo que contribui com a sua especialização e desenvolvimento.
Alinhe a personalização dos benefícios com uma boa estratégia de atração e retenção de talentos. Saiba mais neste infográfico sobre atração e retenção de talentos
Há ainda opções de benefícios para funcionários como o vale-cultura e o vale-presente, que geralmente têm alto potencial de engajar. Quando questionados pelo Guia Salarial, por exemplo, 93% dos profissionais disseram que buscam soluções alinhadas às suas necessidades.
Aos gestores, fica a tarefa de alcançar essa personalização tão importante. Os objetivos de quem começou o primeiro estágio, por exemplo, podem ser diferentes de pessoas que têm filhos. Daí a importância de recorrer a soluções flexíveis. Exemplos disso são as carteiras digitais do Sodexo Multi, que permitem customizar o pacote de benefícios e ainda controlar os gastos. Tudo via plataforma digital!
Concluindo
Manter o engajamento dos profissionais é uma missão que envolve muitos fatores, como salário e benefícios para funcionários. Chegar a bons resultados, entretanto, depende de uma característica importante: entender as necessidades de quem trabalha na organização.
Esse esforço garante que a companhia faça as melhores escolhas, sem desperdiçar recursos com algo que não contribui de maneira efetiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
E aí, quer oferecer o melhor para os seus times? Vem com a Sodexo! Temos o portfólio de benefícios mais amplo do mercado, desde as soluções mais tradicionais para que a empresa seja elegível aos incentivos fiscais da lei até as plataformas super flexíveis que dão liberdade de escolha para o funcionário. Você consegue contratar pacotes personalizados para atender aos diferentes perfis que compõem as equipes. Há, inclusive, serviços que se encaixam nas necessidades das PMEs. Cadastre-se agora mesmo na nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades sobre o tema.
Até a próxima!
Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação
Home office: benefícios mais indicados
Veja quais benefícios são mais indicados para sua equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto
O trabalho remoto vem sendo adotado em larga escala - e tem agradado! Ao mesmo tempo em que as empresas vêem os custos caírem e a produtividade aumentar, os colaboradores se mostram satisfeitos com a flexibilidade do modelo.
Em contrapartida, o formato exige adaptações. Não dá para oferecer o mesmo pacote de benefícios, por exemplo, uma vez que as necessidades são diferentes. Quer entender como construir a configuração ideal? Siga conosco. Você verá:
- Trabalho remoto: benefícios flexíveis são grandes aliados
- Diversificar as opções é o caminho
- Saiba como escolher o pacote ideal
Trabalho remoto: o que é interessante oferecer
De acordo com a lei, as empresas são obrigadas a disponibilizar o vale-transporte a seus funcionários. No entanto, sabemos que há várias outras necessidades importantes que podem ser supridas com a ajuda de benefícios. É fundamental, por exemplo, garantir uma alimentação adequada.
Daí a importância de incluir o vale-alimentação e o vale-refeição na lista de benefícios, permitindo que os funcionários escolham o que desejam comer e comprar. Certamente a produtividade e a satisfação aumentarão!
Outra opção que vem ganhando destaque é o vale-cultura, que pode ser comprado para a compra de livros ou ingressos para o cinema, entre outros. “Com o acesso à cultura e à educação, o colaborador se torna mais capacitado, passa a inovar mais”, afirma Willian Tadeu Gil, diretor de Relações Institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos.
No formato híbrido, considere incluir o auxílio home office. Assim, os funcionários podem pagar despesas relacionadas ao dia a dia, como internet e luz, materiais de escritório e mobiliário adequado.
Aliás, a possibilidade de oferecer tal ajuda financeira foi incluída na lista de novas regras relacionadas ao trabalho híbrido, descritas nas Medidas Provisórias 1.108 e 1.109 (que ainda dependem de aprovação final do Congresso). Entre outras mudanças estabelecidas, destaque para:
- A remuneração dos colaboradores poderá ser feita por jornada ou então por entregas (ambos seguindo as regras da CLT);
- Há a flexibilidade de escolher o volume de dias/horas que serão trabalhados no escritório (antes, havia um limite de dois dias na semana);
- Passa a valer a obrigatoriedade de seguir acordos e convenções referentes à moradia que foi inserida no contrato.
O futuro do trabalho pede mais opções de benefícios
O futuro do trabalho é flexível - aliás, o presente já dá pistas de que estamos seguindo por esse caminho. Então, por que não estender essa característica aos benefícios? Disponibilizar um pacote adaptado às necessidades de cada profissional tem sido decisivo para melhorar a sua experiência, seja no modelo híbrido ou remoto.
Em suma, os benefícios flexíveis são aqueles que possibilitam ao colaborador escolher o que é melhor para a sua realidade, dentro de um conjunto determinado pela empresa. Uma mãe, por exemplo, pode optar por um auxílio-creche, enquanto uma pessoa que adora exercícios físicos escolhe um vale-academia.
As possibilidades incluem convênio médico e odontológico, seguro de vida, auxílio atividade física e vale-combustível. Além disso, bônus e premiações também podem fazer parte do pacote do trabalhador.
Saiba como escolher os benefícios para o trabalho remoto ou híbrido
O que os colaboradores mais desejam quando o assunto é o pacote de benefícios? Saiba que essa resposta pode variar - e muito. Para se ter uma ideia, segundo o relatório O Futuro da Vida no Trabalho, feito pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, os mais desejados atualmente são seguro saúde, flexibilidade de home office e vouchers de refeições subsidiadas, cartão ou app.
Agora que você já sabe mais sobre benefícios mais indicados para
o home office, que tal se aprofundar no assunto com este
infográfico com as vantagens do home office, do presencial e do trabalho híbrido?
Então, um bom começo é identificar o que pensam as suas equipes sobre o tema. Como? Pesquisas internas e espaços de feedback são ótimos caminhos.
Além de atender às necessidades dos funcionários, tenha em mente que a oferta deve estar alinhada à estratégia da companhia. Então, caso o foco seja expandir a operação para o exterior, por exemplo, faz sentido oferecer auxílio para aprendizado de um novo idioma.
Concluindo
É uma missão complexa compor um bom plano de benefícios, combinando opções essenciais e flexíveis. Afinal, o mercado muda rapidamente, assim como as necessidades dos colaboradores.
Daí a importância de estar atento às movimentações. É justamente de olho nesse novo cenário que a Sodexo vem aumentando os serviços oferecidos, dando ênfase a opções de bem-estar e saúde. Um exemplo é o Sodexo Multi, solução de carteiras digitais que facilita a gestão dos pacotes customizados.
Quer saber como implementá-los agora mesmo? Aproveite para conhecer o nosso portfólio de benefícios e fazer a sua companhia alcançar resultados ainda melhores nos modelos de trabalho remoto e híbrido.
Até a próxima!
Veja quais benefícios são mais indicados para as suas equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto
Como motivar seu time no trabalho híbrido
É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!
Trabalhar em qualquer lugar, prática conhecida como anywhere office, vem caindo no gosto das empresas - e dos funcionários! Porém, ao mesmo tempo em que traz oportunidades, o modelo exige bastante planejamento.
Um dos desafios nesse cenário é entender como motivar uma equipe remota ou híbrida, mantendo funcionários engajados e produtivos. Quer saber como se organizar para esse desafio? Siga conosco. Você verá:
- Como motivar uma equipe no modelo remoto ou híbrido
- Dicas para promover o bem-estar dos funcionários no anywhere office
- Por que o reconhecimento no trabalho é tão importante
- Incentivar exercícios físicos é um bom caminho
Como motivar uma equipe no modelo remoto ou híbrido
Não há dúvidas de que o anywhere office veio para ficar. Segundo estudo feito pela consultoria Korn Ferry, 85% das empresas entrevistadas (em um universo de 170) adotaram o trabalho remoto nos últimos anos. E mais: 78% dos gestores consultados querem estabelecê-lo como padrão no futuro.
Não à toa, duas Medidas Provisórias (1.108 e 1.109) foram publicadas recentemente no Diário Oficial regulamentando o modelo híbrido (mas ainda dependem de aprovação final do Congresso). Entre as principais mudanças, destaque para:
- A remuneração dos colaboradores poderá ser feita por jornada ou então por entregas (ambos seguindo as regras da CLT);
- Há a flexibilidade de escolher o volume de dias/horas que serão trabalhados no escritório (antes, havia um limite de dois dias na semana);
- Passa a valer a obrigatoriedade de seguir acordos e convenções referentes à moradia que foi inserida no contrato;
- As empresas ficam autorizadas a dar eventuais gastos, como luz e equipamentos.
São alterações que exigem bastante esforço das companhias, trazendo com elas uma necessidade: trabalhar a motivação das equipes remotas. A boa notícia é que você pode contar com bons aliados, como benefícios flexíveis e encontros virtuais com foco em reconhecimento no trabalho, entre outras ações.
Separamos dicas especiais para te ajudar nessa missão. Confira!
Promova o bem-estar dos funcionários no anywhere office
Trabalhar de modo híbrido não é somente se dividir entre casa e escritório. Na verdade, todo profissional, independentemente de onde estiver, precisa se sentir parte da companhia, como um integrante importante para o time.
É por isso que disponibilizar auxílio para comprar materiais de escritório ou então para custear despesas, como luz e internet, é uma forma de demonstrar preocupação. E ainda reforça a sensação de pertencimento.
Só que identificar as necessidades de cada profissional exige tempo - e elas podem mudar com o passar dos dias. Uma alternativa que vem ganhando destaque mundo afora é a adoção de benefícios flexíveis. Trata-se de um cartão único, que dá mais flexibilidade ao trabalhador. Ou seja, é possível usá-lo para pagar serviços diferentes, como auxílio-creche, cursos e despesas da casa, entre outros.
Um exemplo de produto com esse formato é o Sodexo Multi, cartão pré-pago com bandeira Mastercard. Por meio de carteiras digitais, os gestores conseguem oferecer pacotes de benefícios customizados para cada funcionário. O controle é feito 100% via aplicativo. Uma facilidade e tanto para as equipes!
Esse tipo de benefício também pode ser utilizado como auxílio de custo para cursos e especializações, sendo uma forma efetiva de reconhecimento no trabalho.
Encontros com foco em positividade e reconhecimento no trabalho
Promover integração é essencial no modelo híbrido. Mas atenção: a ideia não é marcar reuniões sem foco ou que façam o colaborador perder tempo, mas sim encontros produtivos.
Na estratégia de como motivar uma equipe, por exemplo, o momento de feedback positivo é essencial para recompensar bons funcionários e inspirar outros. Você pode ir além, premiando os destaques em proatividade, produtividade ou mesmo em tempo de empresa.
A boa notícia é que tais bonificações também podem ser pagas por meio das carteiras digitais dos benefícios flexíveis.
Incentivo a exercícios ajudam saúde física e mental do colaborador
Seja uma empresa que se importa com a qualidade de vida dos seus funcionários. Pode ter certeza: todos só têm a ganhar assim. Um bom começo é incentivar a prática de exercícios, tanto dentro do horário de trabalho quanto fora dele.
Promover a ginástica laboral, por exemplo, ajuda no desempenho da equipe. Isso porque são exercícios capazes de reduzir lesões musculares.
Outra opção é oferecer benefícios que estimulem as atividades físicas. Um exemplo é o Gympass, que dá acesso a academias de todo o Brasil. Estamos diante de uma forma indireta de motivar, mas extremamente valiosa. Afinal, pessoas com melhores condições de saúde têm mais ânimo e disposição no dia a dia.
Aprenda mais sobre saúde mental no home office com este e-book sobre o burnout e como prevenir
O reconhecimento no trabalho é um elemento-chave na estratégia de motivação das equipes. E, como resultado, a empresa ganha com:
- Ambiente de trabalho virtual e presencial positivo;
- Funcionários engajados;
- Diminuição de turnover;
- Valorização como marca empregadora.
Seja no anywhere office ou no modelo híbrido, é preciso planejar para fazer uma gestão vantajosa. E oferecer benefícios flexíveis, bem como os popularizados vale-alimentação e vale-refeição, são formas de valorizar seus colaboradores.
Nesse cenário, a Sodexo é uma parceira estratégica por ser referência em produtos que ajudam a promover a qualidade de vida, podendo ser personalizados para diferentes perfis. Assine nossa newsletter no formulário abaixo e receba mais conteúdo que vai ajudá-lo na gestão da sua equipe.
Até a próxima!
É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!
Remuneração além do salário
A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda diferença no seu pacote de compensation
A gestão focada em pessoas é tendência! Isso faz dos pacotes de compensation grandes trunfos para os negócios. Estamos falando aqui da oferta de uma combinação atrativa de benefícios para somar ao salário proposto aos candidatos ou a quem já está contratado e trabalhando nas suas equipes.
Plano de saúde, ajuda de custo para educação e benefícios relacionados à alimentação são alguns dos recursos que podem fazer parte desse modelo de negócio humanizado. E o melhor: sem onerar a empresa com custos fora do planejado.
Quer saber como montar o seu? Fique conosco por aqui! Você verá:
● Gestão focada em pessoas é essencial
● Pacote de compensação pode ser atrativo e ficar dentro do orçamento
Gestão focada em pessoas é essencial
O sucesso de uma empresa depende de seus funcionários. Por isso, além de escolher bons profissionais, é indispensável mantê-los felizes e motivados.
O sucesso de uma empresa está diretamente atrelado a estratégias de uma boa marca empregadora.
Leia mais neste manual da marca empregadora!
Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório O Futuro de Vida no Trabalho, feito pela Sodexo Insights em parceria com a Harris Interactive, a produtividade é impactada quando se tem algum problema relacionado à saúde mental.
Dos entrevistados que relataram queixas nesse sentido, 90% afirmaram que houve quedas significativas no rendimento durante a pandemia.
O bem-estar físico também foi afetado nesse período. Os motivos? Redução dos exercícios físicos (65%), alimentação menos saudável (40%) e aumento do consumo de bebida alcoólica (22%).
Como a empresa pode ajudar?
O estudo mostrou ainda que 91% dos trabalhadores consideram bem-vinda a ideia de receber algum tipo de apoio das empresas.
Nesse sentido, uma forma de mostrar preocupação com o bem-estar e com a qualidade de vida da equipe é fazer uma escolha adequada de benefícios. Combinado ao salário, é o tal pacote de compensation que mencionamos.
Assim, os funcionários têm acesso a recursos importantes, como alimentação e saúde, vitais para a qualidade de vida. E essa rede de segurança pode ir além: há empregadores que oferecem apoio para lazer, estudos, infraestrutura de trabalho e serviços que facilitam a vida diária, como auxílio-creche.
Já para as companhias, o investimento financeiro em benefícios tem retorno indireto, pois colaboradores saudáveis e valorizados produzem melhor. Uma pesquisa da Officevibe mostra que funcionários engajados geram 2,5 vezes mais receita para o negócio.
Pacote de compensation é atrativo e fica dentro do orçamento
Os benefícios mais procurados pelos brasileiros atualmente são seguro saúde, flexibilidade de home office e vouchers de refeições subsidiadas, cartão ou app. Oferecê-los ajuda a atrair e reter talentos, sem pesar no bolso da empresa.
Isso acontece porque não são recursos tributados do salário. Quando uma companhia decide disponibilizar vale-alimentação ou refeição, por exemplo, pode fazer o cadastro no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Para se ter uma ideia, a iniciativa do governo federal permite a isenção de encargos sociais e, no caso de companhias sujeitas à tributação pelo Lucro Real, é possível a dedução de até 4% do Imposto de Renda).
Em relação à saúde, vimos que a pandemia evidenciou a importância de darmos uma atenção redobrada ao bem-estar e ao equilíbrio. Desde então, os profissionais têm valorizado benefícios como planos de saúde e odontológico, seguro de vida e auxílio a atividades físicas. Também existem serviços de apoio ao colaborador, que dão acesso a atendimento com psicólogos e outros profissionais pelo telefone ou presencialmente.
É importante ficar de olho para incluí-los no pacote de compensation e fazer os olhos dos seus candidatos e funcionários brilharem!
Concluindo
Ter um pacote de compensation atrativo é ideal para fazer a sua empresa sair na frente ao contratar talentos ou mantê-los mais tempo satisfeitos, motivados e produzindo seu melhor. Só que na hora de montar uma seleção de benefícios adaptada às necessidades dos colaboradores e ao orçamento do negócio, é essencial procurar uma parceira especializada para se destacar!
Atenta ao novo cenário, a Sodexo, referência em cartão de benefícios, como o Refeição Pass e o Alimentação Pass, também oferece soluções de bem-estar e saúde sob medida.
Quer saber como podemos ajudar sua empresa a compor um pacote de compensation atrativo? Assine nossa newsletter preenchendo o formulário nesta página e tenha acesso a mais conteúdos sobre gestão de negócios, experiência do colaborador e muito mais!
Até a próxima!
A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda a diferença no seu pacote de compensation
Engenharia de cardápio: use a seu favor
Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante
Você já ouviu falar em engenharia de cardápio? Essa estratégia, que também é conhecida como menu engineering, é uma forma qualitativa de avaliar os itens comercializados pelo restaurante, partindo de categorias analíticas, como popularidade e a margem de contribuição dos produtos.
Pensando nisso, este conteúdo explica como a engenharia de cardápio foi criada e reúne as melhores dicas para aplicar essa estratégia no seu restaurante, otimizando informações, investindo no aspecto visual do menu, apostando na metodologia dos quatro quadrantes e ampliando a descrição dos produtos. Continue a leitura e aprenda a vender mais com menu engineering!
Veja os tópicos deste artigo:
Como a engenharia de cardápio foi criada?
Não é de hoje que os restaurantes investem na engenharia de cardápio para otimizar a exposição de itens no menu e, dessa maneira, conquistar o público-alvo e conseguir ampliar o número de vendas mensais.
Na verdade, essa estratégia surgiu nos Estados Unidos, quando os professores Michel Kasavanas e Donald Smith, da School of Hospitality Business da Universidade de Michigan, desenvolveram em 1982 critérios analíticos, como o estudo da lucratividade, o custo relativo dos insumos e a popularidade dos pratos, para rearranjar o menu dos estabelecimentos.
Como aplicar a engenharia de cardápio para vender mais?
Até aqui, você sabe o que é e como a engenharia de cardápio surgiu no mercado. Mas a dúvida que fica é como aplicar esse conhecimento ao seu negócio, certo? Listamos as principais dicas!
Otimize as informações
Ao longo de anos, os estudos de menu engineering mostram que otimizar informações no cardápio é um elemento fundamental para conquistar o público. O ideal é dar prioridade e destacar os pratos que são mais rentáveis para o restaurante. Sabe por quê? Isso impacta a quantidade de itens comercializados e diminui consideravelmente a indecisão do cliente sobre qual opção escolher, facilitando a compra.
Pense no aspecto visual
O visual do cardápio é outro ponto essencial para quem quer aumentar o ticket médio do restaurante. Além de investir em imagens chamativas, que despertem o desejo do cliente, e apostar em uma comunicação estratégica, organize os tipos de pratos, separando-os por entrada, opção principal e sobremesa ou criando categorias para comidas veganas e vegetarianas, por exemplo.
Use a metodologia dos quatro quadrantes
Uma das principais contribuições da engenharia de cardápio para o mercado da alimentação é a metodologia dos quatro quadrantes, isto é, uma matriz para classificar os pratos que vão do fracasso (loser) ao sucesso (winner).
Para aplicar esse conhecimento em seu restaurante, vale classificar a popularidade dos pratos, classificando-os nestes quadrantes:
- estrelas (stars ou winners), opções mais pedidas entre clientes que impactam a lucratividade do negócio;
- burros de carga (plowhorses), pratos com boa saída no restaurante, mas sem muita lucratividade;
- quebra-cabeças (puzzles), pratos que não têm muita saída, mas que contribuem para a lucratividade do empreendimento;
- cães (dogs ou losers), itens com baixa demanda e pouca lucratividade.
Capriche nas descrições do cardápio
Por fim, uma estratégia de menu engineering que auxilia o empreendedor no restaurante é descrever detalhadamente os itens, mostrando quais são os ingredientes usados na preparação do prato e, se possível, indicando a procedência dos insumos.
Neste artigo, você entendeu o que é e como aplicar a engenharia de cardápio para otimizar as vendas no restaurante. Acompanhe nossos artigos para receber mais dicas sobre como aumentar as vendas em seu estabelecimento.
Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante
Promova seu negócio nas redes sociais!
Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento
Hoje em dia, não estar presente nas redes sociais é quase como não existir para algumas pessoas. No entanto, nem todos os negócios que criam uma página estão fazendo sucesso. Mais do que estar nessas plataformas, é preciso saber como fazer a divulgação do seu restaurante.
Pensando nisso, vamos ajudar você com uma série de dicas que farão toda diferença nos seus resultados. Então, se tem interesse e quer aprender a fazer uma divulgação de restaurante realmente eficiente, fique com a gente!
1. Tenha atenção ao conteúdo das mensagens
Uma rede social é um ambiente virtual feito por pessoas. E é exatamente por isso que você precisa ter cuidado com o conteúdo das mensagens que envia. Seus seguidores não querem textos prontos e automáticos. Eles querem falar com você e com a sua equipe, e desejam isso da forma mais cordial possível.
Portanto, busque meios de humanizar a sua comunicação. Sabe aquela história de falar a língua do cliente? É isso. Não se esqueça, também, de dar atenção ao que é importante para o seu público. Leve em conta as questões sociais e até ambientais que ele considera relevante.
2. Seja autêntico
A verdade convence, não importa qual seja o ambiente. Por isso, nada melhor para cativar o seu público do que ser você mesmo ou mostrar o seu time como ele realmente é. E as redes são um ótimo espaço para criar essa proximidade.
Que tal criar conteúdos autênticos, com o que há de melhor no seu negócio? Poste stories dos momentos de descontração da equipe, reposte as marcações dos clientes, compartilhe receitas e truques que são só seus... As possibilidades são infinitas e só você vai saber o que sua clientela quer saber. Uma sugestão: as pessoas gostam de saber aquilo que ninguém mais conhece sobre você, então abrir os segredos interessantes sobre seu restaurante pode ser uma boa estratégia.
3. Escolha a rede mais adequada
Saber qual é a rede social ideal para compartilhar cada tipo de material é fundamental, porque assim você consegue entregar conteúdo de valor, onde quer que seja, na divulgação do restaurante. Quer ver só?
- O Instagram é ideal para conteúdos curtos, leves e divertidos, como fotos, stories e afins;
- o YouTube é perfeito se você quer oferecer um conteúdo mais educativo, como receitas;
- o Facebook é o melhor lugar para fechar negócios e colocar todas as informações da empresa, como horário de funcionamento e até o cardápio.
Para cada rede há uma estratégia diferente, e embora você possa compartilhar uma iniciativa nas demais, é importante publicá-la de maneira inteligente.
4. Faça postagens com frequência
Sua frequência nas redes sociais também é importante para a divulgação de restaurante. Não adianta você ter uma identidade visual legal, um conteúdo bacana, mas só aparecer online uma vez por semana.
Seu público precisa que você esteja sempre "se fazendo lembrar". Uma forma de fazer isso é compartilhar alguma promoção todos os dias, repostando fotos dos seus consumidores ou, até mesmo, dividindo curiosidades sobre o seu cardápio. Depende, também, da sua criatividade! Monte um calendário de posts com antecedência e mantenha a frequência de suas publicações.
5. Use o Google Meu Negócio
É impossível falar de divulgação de restaurante sem mencionar o Google Meu Negócio. A ferramenta é indispensável para quem deseja ser encontrado como uma das primeiras opções da cidade ou da região, quando alguém procura pelo termo "restaurante" ou afins.
Nele, você pode adicionar uma série de dados relevantes sobre o seu empreendimento, desde o nome até o horário de funcionamento, telefone para contato e os horários de pico, para que as pessoas decidam o melhor momento de ir. Além disso, você pode linkar suas redes e até o site da empresa. Legal, não é?
6. Tire boas fotos dos pratos
Estar presente nas redes sociais também é algo que vem acompanhado de algumas responsabilidades, e saber tirar boas fotos de comida é uma delas. Por mais que você não seja um fotógrafo profissional, está mais do que na hora de aprender a enquadrar suas fotos para valorizar os pratos que você serve.
Então, invista seu tempo observando as imagens dos concorrentes, busque algumas dicas na internet e, se for preciso, use alguns aplicativos para corrigir a luz e chamar a atenção para os seus produtos. Se você não quiser dedicar o seu tempo para isso, faça uma parceria com um profissional da área, que tal?
Uma divulgação eficiente contribui muito para o alcance dos melhores resultados. Hoje, como o uso dos algoritmos, quanto mais interações uma conta recebe nas redes sociais, maior é o seu alcance para outras pessoas. Então, ser atrativo é uma questão de sobrevivência.
Além disso, é aos poucos que as coisas vão dando certo. Por isso, por mais que a sua conta não "bombe" logo no começo, não deixe de postar. Seja consistente e criativo que, aos poucos, as pessoas vão conhecendo o seu negócio e criando cada vez mais comentários, curtidas e compartilhamentos.
Continue acompanhando as publicações do Sodexo Insights: aqui sempre teremos dicas para turbinar os resultados do seu estabelecimento. Conte com a gente!
Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento
Calendário de ofertas: venda o ano todo
Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo
É verdade que, para crescer no mercado e aumentar a competitividade, as empresas precisam elaborar um planejamento anual. Nesse sentido, ferramentas como o calendário de promoções ajudam os estabelecimentos a cumprir as metas, projetando as ações a serem utilizadas pelo negócio nas principais datas comemorativas.
Pensando nisso, este conteúdo explica qual é o objetivo do calendário de promoções e mostra como essa estratégia impacta o número de vendas do estabelecimento. Por fim, o texto dá dicas para o gestor elaborar esse planejamento anual, definindo objetivos e prazos, criando a tática e escolhendo o tipo de ação promocional. Boa leitura!
Veja quais são os tópicos abordados neste artigo:
- Para que serve o calendário de promoções
- Como ele ajuda nas vendas
- Dicas para criar seu próprio calendário
Qual é a função do calendário de promoções?
Datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Natal e o Ano Novo, têm um grande efeito no comércio, uma vez que estimulam o público a consumir. Assim, o empresário deve ficar de olho nessas oportunidades e estabelecer, com bastante antecedência, um calendário de promoções, cuja função principal é reunir as estratégias do estabelecimento para atender à demanda.
Como o calendário de promoções ajuda nas vendas?
O calendário de promoções é um planejamento que ajuda o negócio a estabelecer ações e metas em datas comemorativas, quando as compras disparam e se abrem oportunidades para crescer no mercado. Por isso, a ferramenta é uma importante tática para se antecipar às tendências e modificar os pontos de venda, causando impacto positivo no público-alvo.
Quais são as melhores dicas para criar calendário de promoções?
Até aqui, você sabe o que é e qual é a função do calendário de promoções, mas a dúvida que fica é como montar esse planejamento na sua empresa, certo? Listamos as principais dicas!
Planejar a ação
O calendário de promoções é, antes de tudo, um planejamento estratégico, motivo pelo qual essa tática deve indicar um objetivo. Os responsáveis precisam pensar em como a ação promocional contribui para tornar o negócio mais lucrativo.
Estabelecer um prazo
Não existe planejamento estratégico sem a definição de um prazo para que a meta seja atingida. Não seria diferente com o calendário de promoções, que não apenas antecipa as ações realizadas pela empresa em datas festivas, mas também, estabelece um período de duração da oferta ao cliente.
Escolher o tipo de promoção
Existem diversos tipos de promoção que podem estimular as vendas na empresa, desde competições e sorteios até descontos por tempo limitado, passando por demonstração grátis de produtos e cupons de primeira compra.
Portanto, cabe à gestão elaborar o planejamento e propor promoções que não apenas atraiam a persona, mas favoreçam o mix de produtos e o segmento no qual atua o empreendimento.
ConcluindoNeste artigo, você entendeu qual é a função do calendário de promoções, que deve ser pensado pela equipe administrativa e de marketing do seu estabelecimento para não perder oportunidades e otimizar as vendas ao longo do ano. Além disso, é importante focar datas comemorativas que têm um grande impacto sobre o seu setor, atraindo o maior número de clientes no período.
Gostou do conteúdo? Aqui no Sodexo Insights você encontra muito mais para fazer seu negócio se desenvolver e vender mais.
Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo
Ticket médio: como faturar mais
Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio
O ticket médio é uma das métricas que mais recebem (ou deveriam receber) atenção nos negócios. Isso porque quanto melhor for esse indicador, maiores são as condições de uma empresa crescer e se desenvolver no mercado.
Se você não entende muito bem sobre o assunto ou quer descobrir estratégias para aumentar o seu ticket médio, está no lugar certo. Continue lendo este texto do Sodexo Insights e descubra o que você pode fazer para vender mais e melhor, impulsionando os resultados do seu negócio!
O que você vai ver neste artigo:
O que é ticket médio?
O ticket médio é o cálculo da média de vendas de um estabelecimento em um determinado período. Ele serve como um indicador do desempenho de um negócio, mostrando o quanto o seu consumidor está gastando em cada época. Essa média pode ser descoberta considerando o número de vendas realizadas e o faturamento total que veio dessas transações.
Como calcular o ticket médio?
Calcular o ticket médio é bastante simples. Para isso, você precisará identificar o número de vendas que foram realizadas dentro de um período (geralmente um mês, mas pode ser um trimestre, um semestre…) e o faturamento total levantado com elas.
Basta aplicar os valores na seguinte fórmula: Ticket médio = faturamento do período ÷ quantidade de vendas no período
Como aumentar seu ticket médio e faturar mais?
Aumentar o ticket médio é uma das principais preocupações de qualquer empresa, já que essa métrica indica o sucesso das vendas. Por isso, é fundamental estar atento aos detalhes a seguir.
1. Treine bem a sua equipe
Sua equipe precisa estar afiada para conseguir boas vendas. Para isso, tão importante quanto estar efetivamente na linha de frente, é preciso preparar o time com técnicas, métodos e treinamentos que ajudem a alcançar melhores resultados. Por exemplo, em um restaurante, o garçom pode sugerir de forma atrativa uma sobremesa ou um café para que o cliente consuma um item que talvez não pedisse.
2. Use alternativas que ampliem as possibilidades de compra
Facilitar a compra para o público consumidor também é uma maneira de vender mais e, consequentemente, aumentar o ticket médio do negócio. Por isso, dispor de alternativas como um método de pagamento estendido, aceitar cartões de diferentes bandeiras, criar um crediário próprio e fazer parte da rede de aceitação de benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição, de acordo com a atividade do seu estabelecimento, podem ajudar bastante.
3. Ofereça descontos em períodos sazonais
Sempre existem aqueles períodos do ano em que as vendas decaem. O ticket médio ajuda a identificar isso e a desenvolver estratégias para reverter essa situação. Os descontos sazonais para esses períodos são um exemplo. Se você fizer uma liquidação no mês com menor ticket médio, por exemplo, você pode incentivar seus clientes e aumentar as vendas.
4. Pense na experiência do cliente
A experiência do cliente no seu estabelecimento, seja em um ambiente presencial ou online, é tão importante quanto a qualidade ou até mesmo o preço dos produtos. Por isso, é preciso pensar em quão agradável está o seu espaço físico, quão fácil é fechar e pagar uma compra, como você proporciona facilidades para o consumidor e assim por diante.
5. Ofereça um atendimento impecável
O atendimento também diz muito sobre o poder da sua força de vendas. O consumidor quer se sentir bem atendido e isso não significa sufocar ou mesmo negligenciar as suas necessidades dentro do seu estabelecimento. É preciso cordialidade e presteza, mas com bom senso, algo que um bom treinamento pode ensinar.
Quando você não olha para o ticket médio, pode deixar passar aspectos importantes sobre o seu negócio, isso porque esse indicador ajuda a entender quais são aqueles períodos do ano em que as vendas aumentam ou caem, trazendo oportunidades de iniciativas para aproveitar cada momento e conseguir mais resultados.
A tecnologia é uma ótima aliada para ter um controle constante sobre essa variável. Existem plataformas que atualizam automaticamente seu ticket médio por período a cada nova venda registrada. Informe-se e tenha mais agilidade para tomar decisões importantes para manter seu estabelecimento crescendo.
Agora que você já conhece a importância do ticket médio, o que acha de aceitar benefícios em seu estabelecimento e aumentar sua clientela? A Sodexo pode te ajudar. Cadastre-se e comece a aceitar Sodexo em seu estabelecimento!
Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio