• Início
  • Sodexo Insights
  • Como motivar seu time no trabalho híbrido

Gestão de negócios

Como motivar seu time no trabalho híbrido

É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!

Como valorizar os funcionários no home office

Trabalhar em qualquer lugar, prática conhecida como anywhere office, vem caindo no gosto das empresas - e dos funcionários! Porém, ao mesmo tempo em que traz oportunidades, o modelo exige bastante planejamento.

Um dos desafios nesse cenário é entender como motivar uma equipe remota ou híbrida, mantendo funcionários engajados e produtivos. Quer saber como se organizar para esse desafio? Siga conosco. Você verá: 

Como motivar uma equipe no modelo remoto ou híbrido

Não há dúvidas de que o anywhere office veio para ficar. Segundo estudo feito pela consultoria Korn Ferry, 85% das empresas entrevistadas (em um universo de 170) adotaram o trabalho remoto nos últimos anos. E mais: 78% dos gestores consultados querem estabelecê-lo como padrão no futuro. 

Não à toa, duas Medidas Provisórias (1.108 e 1.109) foram publicadas recentemente no Diário Oficial regulamentando o modelo híbrido (mas ainda dependem de aprovação final do Congresso). Entre as principais mudanças, destaque para:

  • A remuneração dos colaboradores poderá ser feita por jornada ou então por entregas (ambos seguindo as regras da CLT);
  • Há a flexibilidade de escolher o volume de dias/horas que serão trabalhados no escritório (antes, havia um limite de dois dias na semana); 
  • Passa a valer a obrigatoriedade de seguir acordos e convenções referentes à moradia que foi inserida no contrato; 
  • As empresas ficam autorizadas a dar eventuais gastos, como luz e equipamentos.

São alterações que exigem bastante esforço das companhias, trazendo com elas uma necessidade: trabalhar a motivação das equipes remotas. A boa notícia é que você pode contar com bons aliados, como benefícios flexíveis e encontros virtuais com foco em reconhecimento no trabalho, entre outras ações. 

Separamos dicas especiais para te ajudar nessa missão. Confira!

Promova o bem-estar dos funcionários no anywhere office 

Trabalhar de modo híbrido não é somente se dividir entre casa e escritório. Na verdade, todo profissional, independentemente de onde estiver, precisa se sentir parte da companhia, como um integrante importante para o time.

É por isso que disponibilizar auxílio para comprar materiais de escritório ou então para custear despesas, como luz e internet, é uma forma de demonstrar preocupação. E ainda reforça a sensação de pertencimento.

Só que identificar as necessidades de cada profissional exige tempo - e elas podem mudar com o passar dos dias. Uma alternativa que vem ganhando destaque mundo afora é a adoção de benefícios flexíveis. Trata-se de um cartão único, que dá mais flexibilidade ao trabalhador. Ou seja, é possível usá-lo para pagar serviços diferentes, como auxílio-creche, cursos e despesas da casa, entre outros.

Um exemplo de produto com esse formato é o Sodexo Multi, cartão pré-pago com bandeira Mastercard. Por meio de carteiras digitais, os gestores conseguem oferecer pacotes de benefícios customizados para cada funcionário. O controle é feito 100% via aplicativo. Uma facilidade e tanto para as equipes!

Esse tipo de benefício também pode ser utilizado como auxílio de custo para cursos e especializações, sendo uma forma efetiva de reconhecimento no trabalho.

Encontros com foco em positividade e reconhecimento no trabalho

Promover integração é essencial no modelo híbrido. Mas atenção: a ideia não é marcar reuniões sem foco ou que façam o colaborador perder tempo, mas sim encontros produtivos.

Na estratégia de como motivar uma equipe, por exemplo, o momento de feedback positivo é essencial para recompensar bons funcionários e inspirar outros. Você pode ir além, premiando os destaques em proatividade, produtividade ou mesmo em tempo de empresa. 

A boa notícia é que tais bonificações também podem ser pagas por meio das carteiras digitais dos benefícios flexíveis.

Incentivo a exercícios ajudam saúde física e mental do colaborador

Seja uma empresa que se importa com a qualidade de vida dos seus funcionários. Pode ter certeza: todos só têm a ganhar assim. Um bom começo é incentivar a prática de exercícios, tanto dentro do horário de trabalho quanto fora dele. 

Promover a ginástica laboral, por exemplo, ajuda no desempenho da equipe. Isso porque são exercícios capazes de reduzir lesões musculares. 

Outra opção é oferecer benefícios que estimulem as atividades físicas. Um exemplo é o Gympass, que dá acesso a academias de todo o Brasil. Estamos diante de uma forma indireta de motivar, mas extremamente valiosa. Afinal, pessoas com melhores condições de saúde têm mais ânimo e disposição no dia a dia.

Burnout: e-book ensina a prevenir e identificar casos na empresa

Aprenda mais sobre saúde mental no home office com este e-book sobre o burnout e como prevenir
 

Conclusão

O reconhecimento no trabalho é um elemento-chave na estratégia de motivação das equipes. E, como resultado, a empresa ganha com:

  • Ambiente de trabalho virtual e presencial positivo;
  • Funcionários engajados;
  • Diminuição de turnover;
  • Valorização como marca empregadora.

Seja no anywhere office ou no modelo híbrido, é preciso planejar para fazer uma gestão vantajosa. E oferecer benefícios flexíveis, bem como os popularizados vale-alimentação e vale-refeição, são formas de valorizar seus colaboradores.

Nesse cenário, a Sodexo é uma parceira estratégica por ser referência em produtos que ajudam a promover a qualidade de vida, podendo ser personalizados para diferentes perfis. Assine nossa newsletter no formulário abaixo e receba mais conteúdo que vai ajudá-lo na gestão da sua equipe.

Até a próxima!
 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos