• Início
  • Sodexo Insights
  • Plano de carreira no home office: promova o crescimento profissional no trabalho remoto

Gestão de negócios

Plano de carreira no home office: promova o crescimento profissional no trabalho remoto

Seus colaboradores em home office precisam  se sentir acolhidos e valorizados! Veja como fazer isso a distância e garanta mais produtividade 

 

Artigo - desenvolvimento trabalho remoto.jpg

 

A flexibilidade do modelo híbrido trouxe com ela uma dúvida: como turbinar o crescimento profissional no trabalho remoto? Já adiantamos que é realmente desafiador e, por isso, exige uma estratégia especial. 

Oferecer um plano de carreira estruturado às equipes como um todo, independentemente de como estejam atuando, é muito importante para reter e atrair novos talentos. Mas como fazer isso a distância? É o que mostramos a seguir. Você verá:

Por que é tão importante trabalhar o crescimento profissional no modelo híbrido?

Esses últimos anos renderam experiências novas no trabalho. Você, por acaso, já levantou sua mão virtual em uma reunião e as pessoas que estavam no escritório não viram? Ou presenciou essa cena? 

Pode parecer algo simples - e até bobo à primeira vista -, mas representa bem o desafio de ter equipes atuando de modo híbrido. Garantir que todos participem, sem que a criatividade ou a motivação se percam no meio do caminho, é uma tarefa complexa. 

Imagine, então, para quem acabou de chegar na equipe: a distância pode representar um abismo enorme entre esse talento e a companhia. Daí a importância de haver um plano de carreira estruturado, bem como uma rotina cuidadosamente pensada para o modelo atual de trabalho.

Assim como as empresas, os profissionais também estão preocupados com o novo formato. Entre os da Geração Z, 70% temem que o trabalho remoto impacte o crescimento das suas carreiras, segundo uma pesquisa do LinkedIn. Esse indicador mostra a urgência de repensar o dia a dia, oferecendo uma boa experiência para todos.

Home office, presencial ou híbrido: como escolher o modelo para sua empresa?
Interessado no assunto? Então baixe gratuitamente esse
infográfico sobre produtividade no home office e no trabalho híbrido 

Como impulsionar o crescimento profissional no trabalho remoto?

Há diversos caminhos importantes. O primeiro é investir no treinamento da liderança. A capacitação dos gestores é essencial para que a rotina seja confortável, produtiva e motivadora. Eles devem estar cientes de que precisam estar próximos da equipe inteira, independentemente da localização.

Não dar espaço para uma pessoa que está em uma reunião online, por exemplo, privilegiando o debate que ocorre fisicamente, é um erro fatal. O profissional pode se sentir desmotivado e, automaticamente, ir buscar outras possibilidades.

Nesse sentido, líderes também precisam estar disponíveis para orientar, tirar dúvidas e dar sempre feedbacks relacionados ao trabalho. O termo "a distância" é somente por não estarem no mesmo ambiente - trabalhar a proximidade é determinante.

Invista no onboarding 
Receber bem os talentos é essencial. É neste momento que você irá apresentar a cultura da empresa, bem como as oportunidades que ela oferece. Tudo deve ser transmitido aos profissionais com clareza e dinamismo. 

As boas-vindas precisam acolher, motivar e garantir informações de qualidade. Faça um acompanhamento bem próximo nesse momento - somente mostrar o caminho e depois não dar nenhum suporte é uma falha e tanto. As equipes podem se sentir desprestigiadas e perdidas.

Lembre-se de que a experiência no trabalho remoto é totalmente diferente para quem está entrando e não conhece a cultura, o modo de atuar e as políticas internas. Por isso, esse processo de boas-vindas é decisivo!

Ofereça um plano de carreira estruturado
Mostre  todas as chances de crescimento que a empresa possui. Segundo um estudo feito pela ServiceNow, 31% dos trabalhadores relataram que a pandemia reduziu justamente as as possibilidades de evolução dentro das companhias. 

Deixe bem claro que você está na contramão dessa notícia, apresentando tudo o que os profissionais podem conquistar se estiverem motivados e dedicados.

Escolha os cursos certos 
Oferecer formação é fundamental para desenvolver as habilidades e ainda mostrar que você acredita no talento das pessoas. Para se ter uma ideia, o retorno financeiro sobre o investimento em programas de educação pode ser de até 70% para os negócios, segundo levantamento da agência Marsh McLennan.

Mas para garantir bons resultados é preciso escolher o curso certo para cada perfil. E o primeiro passo é justamente avaliar os profissionais, suas competências e habilidades. Ou seja, precisa haver um match entre o que a empresa busca e aquilo que sua equipe tem de aptidão ou interesse em desenvolver.

Contribua para a evolução das equipes - e acredite nelas!
Crescer na carreira depende de uma série de fatores, como talento, dedicação, espaço, oportunidades e capacitação, entre outros. Se você mostrar que tem interesse em ver as equipes evoluírem a cada dia - e oferecer instrumentos para que isso aconteça na prática -, certamente quem está no modelo híbrido se sentirá abraçado, acolhido e motivado.

Aqui, dá para explorar ao máximo os benefícios para funcionários. Um pacote diversificado e atraente contribui para aprimorar gaps de formação, assegurar o bem-estar e ainda complementar a remuneração de uma forma que faça sentido para cada profissional.

Concluindo
Trabalhar o crescimento no modelo híbrido depende muito dos gestores. Criar uma relação de proximidade, com trocas contínuas e momentos de descontração (bora para o happy hour?) é fundamental para que todos os profissionais se sintam acolhidos e integrados. 

Além disso, cabe à empresa mostrar todas as oportunidades de crescimento existentes, bem como oferecer uma remuneração adequada, permeada por benefícios que façam sentido para cada perfil.

Quer um parceiro para te apoiar nessa etapa? A Sodexo se destaca pela diversidade do portfólio, que atende às mais variadas necessidades das equipes. Nosso time especializado consegue identificar os gaps e apresentar as melhores soluções. Conte conosco para te ajudar a desenvolver os talentos a distância - e com as melhores soluções do mercado.

Até a próxima!
 

 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos