• Início
  • Sodexo Insights
  • 5 passos do RH Estratégico

Gestão de negócios

5 passos do RH Estratégico

Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu pontencial para a atração e retenção de talentos!

RH Estratégico: como implantar na sua empresa

Os últimos anos foram marcados por mudanças que impactaram as empresas, seu ritmo de trabalho e até mesmo a relação com os colaboradores. O resultado? Um grande desafio para área de Recursos Humanos, que precisou dar respostas a esse novo cenário. Uma delas, sem dúvidas, é o RH Estratégico.

Trata-se de uma abordagem centrada em metas, dados e resultados, sem deixar de lado o foco humanizado. Quer conhecer o conceito e entender como aplicá-lo? Nos acompanhe neste artigo. Você verá:

O que é o RH Estratégico

Nesse modelo, o RH trabalha integrado a outros departamentos para conhecer as necessidades de cada um. Assim, a equipe atua de acordo com os objetivos dos setores e da companhia como um todo. 

Tal dinâmica favorece os times, pois olha com mais atenção para as dores e para a evolução de cada integrante. 

Outro viés do RH Estratégico é a exploração de dados, bastante favorecida pelo contexto atual. O aumento do uso de recursos tecnológicos impulsiona o armazenamento de um volume  cada vez maior de informações, que podem ser utilizadas para embasar decisões. E o RH consegue interpretar esses dados para apoiar o crescimento de outras áreas de negócio.

A aceleração da transformação digital ainda viabiliza o uso de ferramentas capazes de deixar o setor mais dinâmico. É possível adotar, por exemplo, soluções que executam atividades consideradas repetitivas, liberando as equipes para ações estratégicas. Em outras palavras: é aqui que se fortalece o RH do futuro.

Aspectos do RH Estratégico

O modelo impacta diretamente alguns dos principais elementos de uma companhia. A seguir, explicamos como isso acontece na prática.

Cultura Organizacional

O RH será responsável pela construção de uma identidade, que guiará a condução dos negócios e/ou do trabalho em si.

Para se ter uma ideia, ao estruturar a Cultura Organizacional, é possível criar perfis ideais de profissionais, o que facilita o processo de recrutamento e seleção. 

Atração de talentos

É  papel do RH Estratégico identificar tendências relacionadas ao mercado de trabalho e verificar como aplicá-las para chamar a atenção de novos talentos.

O Guia Salarial 2022 indica, por exemplo, que a maioria dos profissionais (62%) negocia uma maior remuneração caso a empresa não ofereça benefícios como assistência médica, vale-alimentação e vale-refeição.

Em outras palavras, análises desse tipo levam o RH a escolher diferenciais e benefícios atrativos e, ao mesmo tempo, alinhados aos valores do negócio.  

Retenção de profissionais

Manter um talento na companhia exige mais do que um alinhamento cultural e um esquema de evolução. Estamos diante de um dos principais desafios da atualidade para empresas que precisam dos melhores profissionais para se manterem competitivas. A boa notícia é que o planejamento estratégico pode ajudar muito. Por isso, é tão importante colocá-lo em prática.

Mas como isso acontece? Com a realização de pesquisas e avaliações internas, por exemplo, o departamento de Recursos Humanos consegue coletar dados que identificam a necessidade de pontos de melhoria.

Como melhorar a retenção de talentos

 

Quer aprofundar seus conhecimentos em RH estratégico?
Saiba tudo com este infográfico sobre atração e retenção de talentos 

Gestão de Benefícios

Contar com uma excelente gestão de benefícios é fundamental em um RH Estratégico, sobretudo porque queremos reter talentos. Daí a importância de ter um cuidado especial nessa etapa.

Em primeiro lugar, o pacote oferecido deve ser atraente, respeitar a legislação trabalhista e atender aos objetivos da empresa. Também é necessário checar com o financeiro a viabilidade e buscar parcerias que ofereçam o melhor custo-benefício. 

Outra atitude valiosa na fase de planejamento é realizar pesquisas de mercado (e com os próprios funcionários) para identificar as melhores opções. Lembre-se: o feedback  é essencial para atender às necessidades dos colaboradores.

Como implementar um RH Estratégico

Quer saber como colocá-lo em prática? Veja cinco dicas valiosas que ajudarão nessa importante transição.

1 - Determine metas e estabeleça indicadores

É preciso determinar onde se quer chegar para escolher o melhor caminho. Tenha seus objetivos em mente para, então, estabelecer as metas. 

Em seguida, você definirá como monitorar diferentes aspectos relacionados aos colaboradores aplicando os indicadores-chaves de desempenho, os famosos KPIs. Alguns dos mais utilizados são assiduidade, turnover, eficiência, custo por profissional e retorno sobre o investimento em treinamentos, entre outros. 

2 - Invista em bons profissionais

A gestão centrada em pessoas é uma tendência do setor. Tudo começa com a atração, que exige uma oferta de condições vantajosas para despertar o interesse daqueles profissionais com melhor qualificação. 

Quando se fala em retenção, é essencial traçar estratégias capazes de manter esses talentos, como oferecer excelentes condições de trabalho e de crescimento.

3 - Implemente novas tecnologias

O uso de ferramentas digitais auxilia na administração do negócio, além de ser vital para a comunicação com colaboradores, sobretudo no modelo de trabalho híbrido. 

Acompanhar essa evolução implica em muitos benefícios, tanto que diversas companhias já identificaram isso. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da consultoria Gartner, de 2019 a 2021, houve um aumento de 44% no uso de ferramentas de colaboração.

4 - Trabalhe a comunicação interna

O foco em resultados e engajamento depende do envolvimento de líderes e colaboradores. Por isso, é importante que todos estejam conscientes dos propósitos da organização e conheçam a fundo a cultura organizacional. 

Tenha a equipe de comunicação interna como uma aliada, que trabalha junto com o RH para promover ações a favor da companhia.

5 - Adote uma cultura de inovação

O RH Estratégico pede uma nova maneira de trabalhar e de encarar os processos. Para isso, é preciso manter uma postura de diálogo aberto e estimular a busca por novas ideias e pelo conhecimento. 

Concluindo

Atrair e reter talentos, bem como usar a tecnologia a favor dos negócios, são premissas do RH Estratégico. Como vimos, realizar a transição para esse modelo é uma tarefa que exige planejamento, dedicação e envolvimento das equipes. 

Os resultados são bastante expressivos no dia a dia, o que tem motivado as companhias a adotarem esse caminho. A abordagem vai se mostrando como um RH do Futuro, mais dinâmico e centrado em pessoas.

E aí, gostou do artigo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter no formulário abaixo e ficar por dentro de todas as novidades sobre o tema!

Até a próxima!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos

Como fazer o melhor onboarding em tempos de trabalho remoto

Veja o que deve mudar no processo de integração dos talentos contratados para garantir uma recepção memorável

Home office ou presencial? Como escolher

Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo prós e contras de cada um

Como obter as isenções fiscais do PAT? A gente explica!

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!

Qual o melhor vale-alimentação do Brasil?

Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação

Home office: o que sua equipe deseja?

Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido

Como montar o melhor pacote de benefícios

Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?

Quais benefícios oferecer no pós-pandemia?

Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto

Lei do home office: como se adaptar

Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros

Como personalizar os benefícios da equipe

Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação

Home office: benefícios mais indicados

Veja quais benefícios são mais indicados para as suas equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto

Como motivar seu time no trabalho híbrido

É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!

Remuneração além do salário

A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda a diferença no seu pacote de compensation

Engenharia de cardápio: use a seu favor

Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante

Promova seu negócio nas redes sociais!

Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento

Calendário de ofertas: venda o ano todo

Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo

Ticket médio: como faturar mais

Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio