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Ticket médio: como faturar mais

Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio

Aprenda a aumentar o ticket médio dos seus consumidores

O ticket médio é uma das métricas que mais recebem (ou deveriam receber) atenção nos negócios. Isso porque quanto melhor for esse indicador, maiores são as condições de uma empresa crescer e se desenvolver no mercado.

Se você não entende muito bem sobre o assunto ou quer descobrir estratégias para aumentar o seu ticket médio, está no lugar certo. Continue lendo este texto do Sodexo Insights e descubra o que você pode fazer para vender mais e melhor, impulsionando os resultados do seu negócio!

O que você vai ver neste artigo:

O que é ticket médio?

O ticket médio é o cálculo da média de vendas de um estabelecimento em um determinado período. Ele serve como um indicador do desempenho de um negócio, mostrando o quanto o seu consumidor está gastando em cada época. Essa média pode ser descoberta considerando o número de vendas realizadas e o faturamento total que veio dessas transações.

Como calcular o ticket médio?

Calcular o ticket médio é bastante simples. Para isso, você precisará identificar o número de vendas que foram realizadas dentro de um período (geralmente um mês, mas pode ser um trimestre, um semestre…) e o faturamento total levantado com elas.

Basta aplicar os valores na seguinte fórmula: Ticket médio = faturamento do período ÷ quantidade de vendas no período

Como aumentar seu ticket médio e faturar mais?

Aumentar o ticket médio é uma das principais preocupações de qualquer empresa, já que essa métrica indica o sucesso das vendas. Por isso, é fundamental estar atento aos detalhes a seguir.

1. Treine bem a sua equipe

Sua equipe precisa estar afiada para conseguir boas vendas. Para isso, tão importante quanto estar efetivamente na linha de frente, é preciso preparar o time com técnicas, métodos e treinamentos que ajudem a alcançar melhores resultados. Por exemplo, em um restaurante, o garçom pode sugerir de forma atrativa uma sobremesa ou um café para que o cliente consuma um item que talvez não pedisse.

2. Use alternativas que ampliem as possibilidades de compra

Facilitar a compra para o público consumidor também é uma maneira de vender mais e, consequentemente, aumentar o ticket médio do negócio. Por isso, dispor de alternativas como um método de pagamento estendido, aceitar cartões de diferentes bandeiras, criar um crediário próprio e fazer parte da rede de aceitação de benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição, de acordo com a atividade do seu estabelecimento, podem ajudar bastante.

3. Ofereça descontos em períodos sazonais

Sempre existem aqueles períodos do ano em que as vendas decaem. O ticket médio ajuda a identificar isso e a desenvolver estratégias para reverter essa situação. Os descontos sazonais para esses períodos são um exemplo. Se você fizer uma liquidação no mês com menor ticket médio, por exemplo, você pode incentivar seus clientes e aumentar as vendas.

4. Pense na experiência do cliente

A experiência do cliente no seu estabelecimento, seja em um ambiente presencial ou online, é tão importante quanto a qualidade ou até mesmo o preço dos produtos. Por isso, é preciso pensar em quão agradável está o seu espaço físico, quão fácil é fechar e pagar uma compra, como você proporciona facilidades para o consumidor e assim por diante.

5. Ofereça um atendimento impecável

O atendimento também diz muito sobre o poder da sua força de vendas. O consumidor quer se sentir bem atendido e isso não significa sufocar ou mesmo negligenciar as suas necessidades dentro do seu estabelecimento. É preciso cordialidade e presteza, mas com bom senso, algo que um bom treinamento pode ensinar.

Quando você não olha para o ticket médio, pode deixar passar aspectos importantes sobre o seu negócio, isso porque esse indicador ajuda a entender quais são aqueles períodos do ano em que as vendas aumentam ou caem, trazendo oportunidades de iniciativas para aproveitar cada momento e conseguir mais resultados.

A tecnologia é uma ótima aliada para ter um controle constante sobre essa variável. Existem plataformas que atualizam automaticamente seu ticket médio por período a cada nova venda registrada. Informe-se e tenha mais agilidade para tomar decisões importantes para manter seu estabelecimento crescendo.

Agora que você já conhece a importância do ticket médio, o que acha de aceitar benefícios em seu estabelecimento e aumentar sua clientela? A Sodexo pode te ajudar. Cadastre-se e comece a aceitar Sodexo em seu estabelecimento! 

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