• Início
  • Sodexo Insights
  • Vale-transporte e mais: por que a mobilidade é vital para as empresas?

Gestão de negócios

Vale-transporte e mais: por que a mobilidade é vital para as empresas?

Otimizar os custos com o deslocamento das equipes é fundamental para a saúde financeira dos negócios. Entenda como fazer isso na prática!

custos_transporte_sodexo_artigo.jpeg

 

Estamos vivendo diversas mudanças na relação entre empresa e colaboradores, bem como na própria forma de trabalhar. Tais transformações exigem um novo olhar para diversas questões do dia a dia, como o deslocamento para o escritório.

Garantir mobilidade é essencial, mas costuma ser uma tarefa desafiadora. Afinal, é preciso equilibrar os custos e oferecer opções adequadas às equipes. Quer conhecer algumas soluções viáveis para aumentar a eficiência e otimizar gastos? Nos acompanhe neste artigo. Você verá:

Realidade atual pede flexibilidade

Novos modelos de trabalho vêm ganhando espaço nas empresas e trazem com eles a necessidade de rever certas estratégias. Sem dúvidas, a mobilidade está entre os itens que precisam ser revisitados. Um dos principais motivos é o aumento das opções para se locomover - há muitas novidades por aí.

Pensando nas escolhas mais tradicionais, temos os carros fornecidos pela empresa para executivos ou consultores de vendas, na maioria dos casos, ou os meios públicos de transporte, como ônibus e metrô, que são garantidos por meio do vale-transporte.

Já nos grandes centros, por exemplo, existem ainda os meios de transporte alternativos (via aplicativo), como bicicleta e patinete. São opções sustentáveis e com bom custo-benefício.

Mas e aí, como escolher o melhor caminho? A resposta é simples: analise as suas equipes. Uma vez que há diversos perfis de funcionários, é essencial conhecer as características de cada um. Por isso, busque entender o que funciona melhor para os profissionais que estão nessa jornada com você.

Benefícios de mobilidade: eles podem ajudar?

Se há maior diversidade nas alternativas de transporte e nos perfis dos funcionários, os benefícios para colaboradores não podiam ficar para trás, não é? 

A princípio, temos o vale-transporte (VT), um benefício obrigatório para os empregadores, conforme previsto na Lei 7.418 de 1985. Neste caso, o funcionário deve receber  antecipadamente o valor mensal necessário para o transporte de ida e volta do local de trabalho.

Apostar em sistemas de gerenciamento do vale-transporte é garantia de facilidades e otimização do tempo nos processos da empresa. Além disso, a gestão terceirizada do VT, por meio de uma plataforma digital, assegura que o benefício seja usado exclusivamente na locomoção para ir e vir do trabalho - o que não acontece quando o auxílio é dado em dinheiro, o que pode até resultar em problemas trabalhistas no futuro.

Paralelamente, outra opção para as organizações é optar pelo vale-combustível, oferecido como benefício para o  deslocamento casa-trabalho e como ajuda de custo, em no caso de viagens corporativas. Na Sodexo, essa solução é  chamada Combustível Pass e pode ser gerida pelo empregador por meio de uma plataforma online. É  praticidade para todos os lados!

Por último, uma alternativa que vem se mostrando interessante é o uso de benefícios flexíveis, como as carteiras digitais. Assim, o valor oferecido ao funcionário pode ser utilizado para pagar o meio de transporte mais adequado. O Sodexo Multi, por exemplo, permite que o funcionário gaste o crédito oferecido pela empresa para se deslocar a trabalho e para pagar despesas com viagens corporativas.

Como desenhar uma estratégia de mobilidade na empresa?

Otimizar o deslocamento para o trabalho e reduzir custos depende de uma gestão inteligente. Nesse sentido, os sistemas de gestão de benefícios  possibilitam o que chamamos de "roteirização da jornada dos colaboradores".

Trata-se de um mapeamento que permite compreender a distribuição da força de trabalho, os meios de transporte mais utilizados e o tempo médio de deslocamento, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, tal olhar abre ainda outras possibilidades, como:

  • Testar horários flexíveis para otimizar custos e evitar que os funcionários fiquem presos no trânsito;
  • Incentivar o uso de transporte alternativo, garantindo espaços como bicicletário e vestiário;
  • Oferecer canais oficiais para incentivar colaboradores a dar carona.

Concluindo

É preciso repensar a estratégia de mobilidade, afinal, atualmente existem diversas opções para o deslocamento. Com isso, você consegue otimizar os custos e ainda deixa suas equipes mais satisfeitas!

Dá perfeitamente para combinar diversos benefícios, como vale-transporte e carteira digital, aumentando assim a eficiência no deslocamento. Quer uma boa notícia? Com um amplo portfólio em mobilidade, a Sodexo pode te ajudar nesse processo.

Você terá acesso a soluções para vale-transporte, vale-combustível e carteiras digitais,  como o Sodexo Multi. E mais: relatórios de gestão mostrarão em tempo real todas as métricas e movimentações. Tudo acompanhado por um time de consultores especializados da Sodexo. Conte conosco!  Solicite o contato agora mesmo!

 

 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos