pacote de benefícios corporativos voltados ao bem estar no trabalho

Bem-estar no trabalho: veja como montar um pacote de benefícios campeão!

5 Abril 2023

Cuide da saúde mental do seu time oferecendo recursos que contribuem para uma rotina mais leve e produtiva

O foco das empresas está cada vez mais voltado ao bem-estar no trabalho. Afinal, corpo e mente sãos atraem criatividade, produtividade e felicidade. E, vamos combinar, tudo flui bem com essas três características tão importantes!

Mas fazer com que elas façam parte da rotina dos seus colaboradores depende da combinação de diversos fatores. E um dos principais é a oferta de um pacote de benefícios corporativos que contemple essa esfera. Sim, há diferentes opções voltadas à saúde física e mental dos funcionários. E nós falaremos sobre elas por aqui. Quer saber tudo sobre o tema? Continue conosco e você verá:

Por que é tão importante cuidar do bem-estar no trabalho?

O estudo O Futuro da Vida no Trabalho, realizado pelo Sodexo Insights, em parceria com a Harris Interactive, mostrou que a pandemia deixou marcas na saúde mental dos brasileiros. Nos últimos anos, a preocupação com o tema aumentou e, consequentemente, a busca por recursos voltados ao bem-estar também. 

Para se ter uma ideia, especificamente sobre o pacote de benefícios corporativos, 91% dos entrevistados afirmaram que gostariam de receber algum tipo de apoio psicológico de suas empresas. E mais: os planos de saúde ocupam a primeira posição dos mais desejados no universo corporativo.

Tais indicadores reforçam a importância de disponibilizar opções de benefícios para funcionários capazes de atender a demanda atual. E, nesse sentido, há ganhos tanto para os colaboradores quanto para as empresas. 

Um estudo feito pela consultoria da Robert Half detectou que os pacotes oferecidos têm um grande peso na hora de aceitar ou não uma vaga de emprego. Além disso, ao disponibilizar recursos interessantes para o colaborador, a companhia melhora a experiência do funcionário e ainda reforça a sua imagem de marca empregadora.

Mas como montar um bom pacote de benefícios voltado ao bem-estar no trabalho?

Você precisa levar diversas características em conta! Te mostramos, a seguir, como proceder.

1 - Escolha uma operadora de renome  
Saúde mental e bem-estar no trabalho são coisas sérias! Por isso, procure uma empresa de benefícios corporativos que tenha opções interessantes - e um histórico reconhecido no mercado.

2 - Ouça as suas equipes 
Você deve oferecer pacotes de benefícios corporativos que façam sentido para os funcionários. Os resultados só serão positivos se o colaborador receber o tipo de apoio que precisa e deseja.

3 - Monte pacotes de benefícios de acordo com as prioridades

Depois de trabalhar a escuta ativa, procure fazer as melhores composições. A Sodexo, por exemplo, oferece quatro opções diferentes, cada uma com objetivos específicos. Veja só:

  • Saúde em foco: combo voltado a serviços de saúde preventiva e suporte emocional de fácil acesso; 
     

  • Essencial: serviços essenciais de saúde e bem-estar para o dia a dia, como consultas, exames médicos e orientação psicológica; 
     

  • Integral: garante planos de saúde e bem-estar, com opções de atividades físicas e acompanhamento nutricional; 
     

  • Total: como o próprio nome já diz, cobre todas as áreas (suporte psicológico, assistência de saúde, telemedicina, auxílio-academia, assistência residencial, seguro de vida para funcionários e desconto farmácia). 
     

  • Há ainda a possibilidade de personalização do pacote de bem-estar e saúde. Ou seja, o empregador pode escolher quais produtos atenderão às necessidades dos seus funcionários. Lembre-se: ouvi-los é imprescindível para fazer as escolhas certas.

4 - Acompanhe os resultados 
Continue trabalhando a escuta ativa. Busque entender se as opções de benefícios para colaboradores têm sido suficientes - e se há alguma lacuna para cobrir. Dessa forma, a empresa demonstra que está preocupada com a força de trabalho. E o melhor: passa a ter um papel decisivo na resolução de problemas ligados à saúde do seu colaborador. 

Vantagens de oferecer benefícios aos funcionários

Montar o melhor pacote de benefícios para funcionários voltados ao bem-estar e à saúde mental no trabalho depende de uma análise minuciosa do que as equipes mais buscam. E, claro, do acompanhamento constante das tendências de mercado. Com os casos de burnout aumentando, por exemplo, o suporte psicológico ganha protagonismo nessa composição oferecida aos times.

O RH deve estar atento às demandas para garantir que os recursos disponibilizados pelo programa de benefícios cumpram o seu papel. E, assim, todos saem ganhando! Conheça, em detalhes, as soluções de bem-estar e saúde da Sodexo e os melhores benefícios de empresas.

O que acha da ideia? Conte com a Sodexo para estruturar o pacote com multibenefício mais adequado para garantir um dia a dia mais leve e saudável que garante motivar a equipe por completo - há opções de benefícios criativos para funcionários com todas as necessidades e perfis. Solicite o contato de um de nossos consultores especializados!