Essa versão Segurança Digital – Orientações Gerais SODEXO foi atualizada em 23/05/2023.
A Sodexo se preocupa com o bem-estar e a segurança dos seus clientes, por isso temos uma área dedicada exclusivamente à segurança digital e prevenção de fraudes. Acompanhe, a seguir, dicas preciosas para você se manter seguro e preservar seus dados no ambiente digital.
Fique atento para evitar golpes!
Nunca passe a senha do seu cartão para desconhecidos. A Sodexo não solicita a confirmação de senhas, números de cartão ou dados pessoais do cliente por telefone, e-mail ou mensagem de texto.
Mesmo se alguém entrar em contato alegando ser funcionário da Sodexo, não passe nenhum dado pessoal e entre em contato com a nossa Central de Atendimento.
Também não solicitamos ao cliente nenhum tipo de depósito ou transferência de valores por qualquer meio de comunicação.
A seguir, separamos algumas dicas importantes sobre segurança digital e prevenção de fraudes:

Pagamento de boleto
Antes de pagar um boleto/documento gerado na internet, é importante ficar atento para não cair em fraudes. Existem alguns vírus que percebem quando o usuário abre um boleto no navegador e mudam a numeração da linha digitável (aqueles números que ficam no topo do boleto), desviando o pagamento para outra conta. Além de manter o antivírus do seu dispositivo atualizado, é possível fazer checagens simples para se proteger:
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Confira os seus dados e os do beneficiário no boleto;
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Verifique se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor que deve ser pago;
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Confira a fonte de emissão do boleto;
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Verifique o valor do boleto que aparece no final do código de barras e no espaço “valor do documento” (se houver diferenças, desconfie);
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Preste atenção em possíveis erros ortográficos presentes no documento.

Phishing
Phishing é um golpe online que tem o objetivo de roubar informações pessoais como documentos, senhas e números de cartões. Com essa tática, os golpistas enganam as vítimas utilizando e-mails, banners e páginas falsas, que são muito parecidos com os originais, porém, trazem campos solicitando informações privadas. Dessa forma, os criminosos convencem o usuário a enviar informações pessoais prometendo prêmios ou solicitando dados para supostas atualizações de cadastros.
Geralmente, golpistas utilizam nomes de empresas famosas e usam as mesmas linguagens visuais, sempre com forte apelo emocional e de urgência, levando a pessoa a agir por impulso. Algumas dicas podem ajudar a evitar esse tipo de golpe:
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Identifique o remetente e confira o endereço de e-mail recepcionado;
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Não clique em links enviados por remetentes que você desconhece;
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Não forneça dados pessoais por e-mail;
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Não abra arquivos enviados por remetentes desconhecidos;
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Mantenha o sistema operacional e o antivírus atualizados.

Spoofing
Spoofing é um método semelhante ao phishing, utilizado por criminosos que se passam por fontes respeitáveis ou conhecidas. Os golpistas utilizam falsos domínios que podem assumir muitas formas, como falsos e-mails, chamadas, spoofing DNS, spoofing GPS e websites. Com isso, o golpista pode interagir com o alvo e acessar os sistemas com o objetivo de roubar dados, exigir dinheiro ou infectar o dispositivo com malware ou outro software malicioso. O ataque geralmente tem o objetivo de conseguir informações sensíveis da vítima, como senha, número de cartão de crédito ou detalhes da conta bancária.
As dicas a seguir podem ajudar a evitar cair nesse tipo de golpe:
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Verifique a URL de um link antes de clicar e, após a página carregar, confira se não foi direcionado para outro link;
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Crie o hábito de ocultar o seu endereço IP ao navegar na internet;
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Confira a veracidade do link digitando a URL do site manualmente, por exemplo;
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Não abra anexos que não estava esperando receber, especialmente se tiverem extensões de arquivo incomuns e suspeitas;
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Troque a senha regularmente, utilizando uma senha forte e segura, e use um gerenciador de senha para armazená-las com segurança;
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Ao identificar uma tentativa de golpe, informe imediatamente para a classificação de spam;
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Use um software antivírus potente no seu dispositivo.

Cuidados com os dados bancários
É extremamente importante tomar todo o cuidado com os seus dados bancários, para evitar que golpistas e pessoas mal-intencionadas tenham acesso a informações pessoais:
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Evite utilizar o recurso do internet banking do seu banco em computadores públicos;
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Monitore o saldo da sua conta e a fatura do cartão por meio de extratos e SMS (caso surja alguma movimentação ou compra suspeita, avise imediatamente o banco e bloqueie o seu cartão);
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Crie senhas fortes e seguras;
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Não compartilhe a sua senha bancária ou do cartão com desconhecidos.
Acesso ao Pede Fácil
Para empresas que gerenciam os benefícios dos funcionários pelo Pede Fácil Sodexo, também é importante seguir algumas orientações para evitar problemas:
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Mantenha o firewall ativado e evite utilizar wi-fi público;
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Crie senhas fortes e seguras;
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Certifique-se de estar acessando o link correto disponibilizado pela Sodexo;
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Tome cuidado com os dados cadastrais da sua empresa;
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Habilite a restrição de IP e o aprovador.

Utilização do app, e-mail e portal Sodexo
Na hora de baixar e utilizar aplicativos como o Sodexo Club e acessar o nosso portal, é importante ficar atento e seguir as orientações abaixo para garantir a sua segurança:
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Crie senhas fortes e seguras;
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Desconfie de links e e-mails desconhecidos;
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Mantenha o aplicativo Sodexo Club sempre atualizado;
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Atualize as últimas versões de segurança do seu dispositivo;
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Não compartilhe senhas e informações pessoais do seu cadastro;
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Mantenha o antivírus atualizado no seu dispositivo;
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Evite baixar arquivos suspeitos;
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Mantenha o firewall ativado e evite utilizar wi-fi público.