92% dos trabalhadores desejam o trabalho remoto, aponta pesquisa da Sodexo

Políticas flexíveis de trabalho e benefícios extensíveis à família são essenciais na retenção e busca por talentos

São Paulo, 11 de abril de 2022 - O trabalho home office imposto aceleradamente pela pandemia permitiu que muitos trabalhadores passassem a desfrutar de mais qualidade de vida no seu dia a dia. Há dois anos vivendo nesse novo formato, muitas pessoas já levam em consideração, em uma eventual troca de emprego, optar por empresas que ofereçam políticas flexíveis de jornada, como dias e localidade, além de benefícios extensíveis à família. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa pesquisa global O Futuro da Vida no Trabalho encomendada pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive. A divulgação é comandada pela Sodexo Insights - plataforma da Sodexo Benefícios e Incentivos, que passa a ser oficialmente fonte de informação, tendências e análise para o mercado de benefícios.

Dentre os entrevistados do recorte brasileiro do estudo, 92% afirmam que querem continuar trabalhando remotamente. Porém, em um modelo híbrido, desejam que a frequência na empresa seja, em média, de dois dias por semana, sendo a segunda-feira (70%) e sexta-feira (66%) os dias mais desejados para trabalhar de casa.

Ainda de acordo com a pesquisa, em uma eventual troca de emprego, além de salário, cargo, responsabilidades e tempo de deslocamento, 21% dos profissionais consideram como mais importante: políticas flexíveis de jornada, como dias e localidade. Em seguida, 17% citam os serviços de apoio ao funcionário, como os voltados à saúde e bem-estar e 16% benefícios como seguro de saúde, creche, vale-alimentação e refeição.

Quanto à qualidade de vida que muitos afirmam ter conquistado está baseada em alguns benefícios percebidos no home office tais como: evitar o transporte público (55%); sentir-se mais seguro (50%); ter menos estresse e cansaço (49%), e usar o tempo que economiza com o deslocamento para passar mais momentos com a família, fazer cursos e atividades esportivas (45%).

“Os dados mostram que as pessoas não querem abrir mão da qualidade de vida conquistada com o home office e, por isso, aqueles que têm a possibilidade de trabalhar a distância desejam o modelo hibrído. É importante que as empresas estejam atentas a políticas de flexibilidade para reter e atrair talentos. É preciso atender as novas necessidades do colaborador por meio de benefícios, que estejam alinhados a nova dinâmica do mundo trabalho, que vão desde os voltados à saúde física e mental, como o auxílio psicológico, acesso à alimentação de qualidade até incentivos direcionados ao home office a fim de manterem sua equipe saudável e colaborativa”, analisa Renato Pelissaro, Diretor de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Saúde mental e física

Os colaboradores das empresas brasileiras foram severamente impactos com o isolamento social imposto pela pandemia quando comparado com outros países. O levantamento constatou dentre os entrevistados, 29% informam que a saúde mental está em nível abaixo do que o normal e 26% declaram queda também no bem-estar físico. No mundo, essa média cai para 15%.

Para 70% da amostra que afirmam estar com o bem-estar mental afetado, a principal causa está ligada à ansiedade gerada pela pandemia, enquanto 68% estão ansiosos a respeito do futuro e 52% preocupados com a sua saúde e com a das pessoas com quem convivem. Dentre aqueles que buscaram reagir diante do desafio, 30% escolheram a prática esportiva e 26% soluções médicas.

Já entre os que afirmam ter o bem-estar físico afetado, 65% declaram que a razão é a prática de menos exercício físico; 40% comem de forma menos saudável e 22% consomem mais bebidas alcoólicas.

Os dados revelam ainda que 91% dos trabalhadores afirmam que gostariam de receber algum tipo de apoio de suas empresas nessas frentes. O principal benefício requerido é plano de saúde, seguido da possibilidade de trabalhar de casa um ou dois dias da semana e, por fim, receber vouchers de refeições subsidiadas, cartões.

Quando questionados sobre como está a percepção dos trabalhadores em relação ao apoio das empresas, 25% dizem que não recebem equipamentos ou ferramentas necessárias para trabalhar de casa; 27% não têm programas de bem-estar; 30% dizem não receber suporte de saúde mental; 31% não têm benefícios ou programas de recompensa; 33% não têm subsídios para a compra de alimentos quando em home office; 35% não têm serviços de saúde ou de atividade física quando estão trabalhando de casa; 37% não têm serviço de creche para os filhos; e 39% não contam com subsídios de refeições prontas quando em home office.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Futuro da Vida no Trabalho foi encomendada pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive em oito países: EUA, Inglaterra, Espanha, França, Austrália, Alemanha, China e Brasil. Ao total, foram entrevistadas 4.800 pessoas.

Brasil

Foram entrevistados 600 adultos inseridos no mercado trabalho local ao longo do segundo semestre de 2021. Os resultados trazem aprendizados que indicam comportamento social e respostas às demandas atuais da sociedade.

 

Sobre a Sodexo Insights

É uma plataforma com informações relevantes do mercado e para o mercado. Aberto ao público em geral, é composta por pesquisas, dados e análises liderada pela Sodexo Benefícios e Incentivos. É um canal de acesso a conteúdos factuais, dinâmicos, cujo objetivo é ajudar a trazer os grandes temas que pautam a qualidade de vida, as tendências do ecossistema de benefícios ao colaborador, mudanças no comportamento das pessoas e da sociedade, ao mesmo tempo em que levam insights e análises para os parceiros de negócio como gestores, empresas, estabelecimentos comerciais que ajudam na tomada de decisão.

 

Sobre a Sodexo

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha (França), a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas, fator essencial para o desempenho de indivíduos e organizações. Presente em 56 países, a Sodexo atende mais de 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de soluções On-site, serviços de Benefícios e Incentivos, além de ofertas de cuidados de Pessoais e Domiciliares. São mais de 100 tipos de serviços, para proporcionar aos clientes ofertas integradas e inovadoras desenvolvidas ao longo dos seus 55 anos de experiência, que vão desde restaurantes corporativos, cafeterias, serviços de limpeza e higienização, recepção, manutenção, gestão de áreas verdes, cartões de benefícios e programas que promovem o engajamento de colaboradores (por meio de soluções que simplificam, otimizam e melhoram a gestão de despesas e trazem mobilidade ao negócio), até assistência residencial, cuidados com idosos e crianças e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável e na capacidade de desenvolver e engajar a participação de seus mais de 412 mil colaboradores em todo o mundo.

 

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Com 650 colaboradores, atende mais de 100 mil clientes, que representam 6 milhões de usuários, a Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.